AnálisesNintendoPlayStationXbox

Chernobylite – Ambientação linda, jogo maçante! | Análise

Chernobylite é um jogo bacana, que entrega uma ambientação que surpreende quando se pensa em seu investimento

Analisado no PlayStation 4


Lançado primeiramente para PC em 28/07/2021, Chernobylite chegou oficialmente os consoles PlayStation 4 e 5, Xbox Series X | S e Xbox One no dia 29/09/2021. Chernobylite é um jogo de ação, com elementos de sobrevivência em primeira pessoa, que como o título sugere, utiliza o acidente nuclear de Chernobyl como ambientação para sua jornada linear dentro de um mapa fechado com pouquíssimas opções de exploração. Apesar de ser um jogo bastante limitado quando o assunto é a mecânica do jogo, ainda temos pontos interessantes que podem te segurar por boas horas na poltrona.

• Cliquei aqui para conferir nossa análise de Chernobylite no PC

Controlando Igor, um cientista que teve sua vida destruída quando sua esposa Tatyana desapareceu durante o acidente de Chernobyl, tentaremos entender o que houve com a falecida esposa e talvez reencontrá-la. Parece algo fácil de executar, mas não é. Além da radiação, é necessário firmar amizades e coletar recursos para que seja possível fazer o gerenciamento de uma base de operações.

Chernobylite

Mesmo se tratando de um jogo linear e com exploração quase inexistente, as missões são bastante diversas, sendo possível enviar companheiros do seu grupo em missões solo e embora pareça uma tarefa fácil, qualquer resultado é possível! Esses companheiros tem níveis de resultados para as missões: Podem completar, falhar, desparecer e até mesmo morrerem em uma dessas missões. Todo risco deve ser calculado, pois as tomadas de decisão afetam o final do jogo.

Logo nas primeiras horas você se apega ao jogo e ao sentimento de diversão, mas com o passar do tempo é necessária uma dose de paciência para enfrentar uma jogatina maçante sem variedade de missões, sem um mapa explorável, dando a percepção de estar indo e vindo em círculos.

Chernobylite

A Inteligência Artificial dos NPC’s é bastante frustrante, onde todos os inimigos são cegos, mudos e não conseguem te achar devido a essas deficiências, mas se você perde um tiro, do nada eles resgatam as forças de Greyskull com bisão alienígena do Predador e mira do Rambo, causando um certo desconforto se jogado em uma dificuldade mais elevada.

Mas nem só de frustração é feito Chernobylite, o jogo consegue chamar atenção para a sua ambientação, que mesmo com alguns deslizes gráficos, ele ainda é um jogo bonito de olhar. Os cenários são interessantes, com uma iluminação bem arquitetada, gerando um clima tenso, deixando o player apreensivo a espera de um novo inimigo ou susto.

Por fim, Chernobylite é um jogo bacana, que entrega uma ambientação que surpreende quando se pensa em seu investimento, a história é interessante e sua jogabilidade, embora limitada, acaba sendo divertida, mas quando sua mecânica é associada a uma experiência maçante, deixa um sentimento de frustração. Mas ainda assim, trata-se de um jogo que vale a pena experienciar!

Confira neste vídeo de gameplay o início de Chernobylite no PC:

Chernobylite

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Ambientação
  • Gráficos
  • Iluminação

Negativos

  • Jogabilidade maçante
  • Inteligência Artificial limitada
  • Mecânicas superficiais

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Estudante de Fisioterapia, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo