AnálisesPC

Chernobylite – Ótima ambientação cercada por mecânicas repetitivas | Análise

A primeira impressão é que este seria um título parecido com a popular série de jogos S.T.A.L.K.E.R., entretanto a única real semelhança aqui é ambos se basearem no acidente nuclear ocorrido em Chernobyl.

Analisado no PC


Chernobylite é um jogo de ação e sobrevivência, desenvolvido e distribuído pela The Farm 51 e lançado para PC em 28/07/2021 com versões para consoles planejadas para mais tarde.

A primeira impressão é que este seria um título parecido com a popular série de jogos S.T.A.L.K.E.R., entretanto a única real semelhança aqui é ambos se basearem no acidente nuclear ocorrido em Chernobyl. Chernobylite é bastante diferente, com uma jogabilidade linear, mapas fechados com direito a pouca exploração e mecânicas que podem não agradar a todos, mas não desanime. Mesmo tendo suas falhas o jogo ainda é interessante e irá te render algumas boas horas de jogatina.

Chernobylite

Sem spoilers, a história é mediana, aqui nós iremos entrar na pele de Igor, um cientista que perdeu a esposa Tatyana durante os acontecimentos do acidente de Chernobyl e que após algum tempo volta ao local à procura de entender o que aconteceu com ela e quem sabe conseguir resgata-la. Essa não é uma missão fácil, a zona de exclusão da usina guarda vários perigos além da radiação, assim será necessário fazer amizades e coletar recursos para construir e gerenciar uma base de operações.

Como disse mais acima o jogo é bastante linear e há pouco espaço para a exploração, basicamente todos os dias você irá escolher missões para fazer, sendo possível enviar os nossos companheiros de grupo em operações solo, mas tome cuidado pois qualquer resultado é possível. Os companheiros podem completar, falhar, desaparecer e até morrer em qualquer uma das missões, é preciso assumir um risco calculado pois as interações com cada um deles podem influenciar nos acontecimentos do final do jogo.

Chernobylite

As primeiras horas de jogatina são divertidas e interessantes, contudo após esse tempo é preciso ter paciência para aguentar o loop de jogo. Infelizmente os elementos de gerenciamento são enjoativos e repetitivos, principalmente se você jogar nas maiores dificuldades, não existe uma grande variedade de missões e isso também vale para os mapas. Após algum tempo de jogo é fácil se sentir indo e vindo dos mesmos lugares, mas o que mais incomoda aqui é o Black Stalker.

O Black Stalker é um NPC que vai invadir o mapa da missão e irá vir atrás de você para tentar te eliminar. Essa mecânica funciona como um evento de tempo, sendo possível adia-la com a construção e uso de alguns itens, contudo mais cedo ou tarde ele aparece e aqui é aonde temos um problema.

Chernobylite

No papel essa mecânica funciona muito bem, porem a implementação dela é bastante falha e faz o jogo ficar frustrante nos níveis iniciais. Basicamente quando este NPC aparece o jogador precisa se esconder ou enfrenta-lo, porem no início do jogo não temos armamento e recursos suficientes para enfrenta-lo, aí o jeito é se esconder em algum lugar e ir tomar uma água ou comprar aquele lanche na padaria, pois você acaba gastando entre 3 e 5 minutos parado sem fazer nada.

É possível escapar do mapa usando um portal, mas ao fazer isso você irá deixar para trás itens não descobertos. Sinceramente essa mecânica só serve para forçar o jogador a completar os cenários com uma certa pressa e não para causar medo ou criar um certo suspense.

Chernobylite

A AI dos personagens é bastante inconsistente, basicamente todos inimigos são cegos, mudos e dificilmente te acham, mas quando você erra um tiro ou takedown todos os inimigos viram super heróis com visão de raio X e mira perfeita, essa inconsciência causa bastante frustração quando jogamos nas dificuldades mais altas.

O ponto onde o título acerta em cheio é na ambientação. Sendo um jogo de orçamento limitado é normal encontrar alguns deslizes gráficos, mesmo não tendo detalhes de um AAA Chernobylite não faz feio. A ambientação é ótima, os cenários são legais e a iluminação foi bem pensada, o clima de tensão é grande e você sempre fica apreensivo pensando de onde vira o próximo inimigo ou susto.

Chernobylite

No final Chernobylite é um título diferente, temos uma ótima ambientação, uma história e jogabilidades legais, que infelizmente são cercadas por diversas mecânicas que podem fazer dessa uma experiência repetitiva e frustrante. O preço cobrado é um pouco salgado pelo o que o jogo entrega, por isso se você se interessou eu recomendo que espere por uma promoção.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Chernobylite:

Chernobylite

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Ambientação
  • Diferente
  • Jogabilidade

Negativos

  • Repetitivo
  • AI inconsistente
  • Mecânicas ruins

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo