AnálisesPlayStation

Gran Turismo 7 – Evoluiu bastante sem deixar para trás o seu legado | Análise

A maior franquia de corrida de carros da Sony chega ao PlayStation 5. Comemorando seus 25 anos de franquia, Gran Turismo 7 é finalmente lançado.

Analisado no PlayStation 5


Segundo a Polyphony Digital, a ideia é que Gran Turismo 7 mostre o fascínio e a cultura de carros aos fãs de longa data, mas também agrade a nova geração, que talvez nem tenha tanto fascínio assim.

Segundo Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony, a ideia é que Gran Turismo 7 seja um grande sandbox, onde os jogadores poderão desfrutar de tudo relacionado a carros.

O jogo chega com várias novidades, como o “Café” e “Menu Books”, que vão ajudar aos que não são muito conhecedores a entender um pouco mais sobre a grande paixão que é gostar de carros.

Mas será que Gran Turismo 7 conseguiu entregar tudo isso? É o que veremos a seguir.

Carros

Se tem uma coisa que não dá para reclamar é da quantidade de carros que o jogo tem. São mais de 400 modelos como Beetle GR.3, Scirocco GR.4 e até um Volkswagen 1200 66.

Podemos dizer que o estúdio fez um grande trabalho de escaneamento dos carros, muito superior ao GT Sport. Agora podemos ver detalhes que antes era imperceptíveis, como os materiais do revestimento interno, as maçanetas, as saídas de ar, o sistema multimídia, os logotipos, a direção e principalmente os instrumentos como velocímetro e de rotações do motor. Tudo muito realista.

Gran Turismo 7

Em relação ao jogo anterior, sentimos que está muito mais macio pilotar essas máquinas, mas vale ressaltar que dependendo da forma que você for fazer a curva, o carro vai balançar mais. A retomada da velocidade foi melhorada, sendo nítido quando você sai de uma curva e já quer ganhar velocidade.

A frenagem também teve modificações. Em Gran Turismo 7 percebemos que ela está mais precisa, podendo com a prática frear exatamente no ponto certo da pista. Porém, saiba que se perder o ponto, você vai passar reto na curva.

Oficina de Tuning

Em Gran Turismo 7 temos uma infinidade de opções para customização e melhorias, que são dividas em algumas modalidades: Esportivo, Esportivo de Clube, Semicompetitivo, Corrida e Extremo. Em cada modalidade temos as opções que podemos modificar nosso carro.

Nos testes que fizemos percebemos que a mudança foi bem significativa, fazendo que cada item, a escolha adequada para uma determinada situação, isso fez com que tivéssemos uma boa vantagem sobre carros não personalizados.

Gran Turismo 7

Só como exemplo o Honda Fit Hibrid 14 personalizado chegou a rodar 3 segundos mais rápido do que o mesmo carro sem nenhuma mudança. Outro exemplo é o do Mustang GT15 que em determinadas corridas teve uma vantagem de 20 segundos por volta que o mesmo carro sem nenhuma mudança.

Por isso, incentivamos aos corredores, que ao ganharem dinheiro comecem a personalizar seus carros para uma melhor performance.

Gran Turismo 7

Central de licenças

Para quem estava com saudades, Gran Turismo 7 retornou com o modelo clássico de licenças. Como antigamente, agora temos que passar em diversos testes para tirarmos nossa licença. São 5 tipos: Nacional B, Nacional A, Internacional B, Internacional A e a Superlicença, lembrando que você pode tirar todas elas ganhando pelo menos os troféus de Bronzes nos desafios.

Não se preocupe muito com as licenças pois percebemos que elas não tem um grau tão elevado de dificuldade como poderíamos imaginar.

Garagem

Como é de imaginar, a garagem é onde guardamos os nossos carros e ali podemos fazer a configuração deles após a compra na oficina de tunning, além de configurá-lo para as corridas que vamos realizar.

Também existe a coleção de carros, onde ficam os carros que ganhamos nas corridas, eventos especiais e missões são separados por país, fabricante, ano do modelo e qual a classe do carro (onde vamos ver na parte do GT Sport)

Circuitos

Gran Turismo 7 conta com mais de 90 layouts, trazendo pistas reais e algumas apenas presentes no jogo, como a clássica Trial Mountain, que retorna ao game.

Nesse quesito, não sentimos tantas diferenças se comparada com o GT Sport. Calma, não é que está ruim e sim que a Polyphony Digital já tinha feito um excelente trabalho de escaneamento das pitas no jogo anterior.

O ponto negativo fica por conta do público e da vegetação da pista. Realmente nisso o jogo precisa melhorar bastante, pois em determinadas partes, tudo fica muito estranho e mal definido.

Scapes

Para os amantes de fotografia, o Gran Turismo 7 apresentou uma grande reformulação. Agora podemos tirar uma foto do nosso carro em um dos mais de 2.500 pontos ao redor do mundo. Para quem não se lembra, no GT Sport eram apenas um pouco de mais de 200 locais.

Além disso esse modo conta com a opção de tirar fotos em HDR de última geração.  E olha que o resultado ficou sensacional.

Modo Café

É nesse modo que encontraremos o cardápio, que mostrará o nosso próximo objetivo dentro do jogo. Mas não é só isso, lá também podemos ver nossos troféus e as fotos dos carros que ganhamos. O grande problema aqui, é que sempre temos que retornar ao Café para sabermos onde devemos ir para progredir no jogo.

Gran Turismo 7

Brand Central

Já presente no GT Sport, é aqui que vamos poder comprar os carros novos, conhecer um pouco da história de cada fabricante e até acessar o site oficial de cada montadora.

O Brand central está dividido em 3 regiões: América, Europa e Ásia – Pacífico

GT Sport

É o modo em que você pode aproveitar corridas online oficias e provas de tempo. É aqui que encontraremos as corridas diárias, além dos campeonatos nos quais ganhamos pontos para chegar ao topo da classificação.

As corridas diárias são divididas em 3: A, B e C. Normalmente as A são com o mesmo PP (Ponto de Performance). Nas B, o máximo de voltas pode chegar até 5, tendo variações de categorias entre GR1 e GR4. Já nas C, são corridas com duração de até 30 minutos podendo variar de GR1 até carros da Fórmula 1.

Uma curiosidade, todas as corridas C tem desgaste de pneus e consumo de combustível, podendo, dependendo da direção de prova, ter uma parada obrigatória nos boxes.

Existem 7 classificações para disputar as corridas online dependendo de seu CP (Classificação de piloto) que vai de E até a S. O ponto positivo é que você sempre vai correr com pilotos da mesma categoria em que você estiver classificado, tornando as corridas mais justas e competitivas.

Há também a Classificação Esportiva (CE) que indica o comportamento dos pilotos durante as corridas online, ou seja, ações perigosas e colisões propositais diminuem sua pontuação no game.

Vale lembrar que você pode usar a oficina de Tuning até chegar ao limite do carro, definido para cada a prova.

Física

A Polyphony sempre deu muita ênfase a física de seus jogos. Desta vez ela contou com a ajuda de pilotos famosos, como Lewis Hamilton, os pilotos da FIA Gran Turismo Championships e da Michelin.

A primeira grande mudança que percebemos foi no famoso Vácuo onde a vantagem do carro que vem de trás não é tão grande como no jogo do anterior.

Também um maior realismo é quando estamos em pistas mais onduladas, pois a sensação é de o carro pular mais, os famosos bumpys, estão mais presentes. Também tocar na zebra ficou mais realístico, sendo que temos que segurar muito mais o carro ao passar em cima delas.

Gran Turismo 7

Passear pela grama não é uma boa opção. Além de ser muito escorregadia, quando voltamos a pista, os pneus ainda sujos provocam derrapagens ao longo do percurso até que eles acabem ficando limpos, sendo obrigatório ter uma pilotagem mais suave.

Tem uma coisa que não mudou, infelizmente ainda não é possível ver os danos causados em um acidente nos carros do Gran Turismo. Sim, pode bater a vontade que você não verá seu carro amassado.

Clima

Nessa parte o jogo está de parabéns. Primeiro porque a representação de estrelas e até de planetas e a posição do Sol está muito real. Até a cor das estrelas variam dependendo da atmosfera do local.

Para se ter uma ideia, a temperatura da pista faz muita diferença. Em um dia com muito calor, a resistência do motor diminui  e pode provocar derrapagens. Sinceramente não notamos grande diferença na corrida com o tempo seco se compararmos sempre com o jogo anterior. Porém, quando chove muda de figura.

A chuva provoca efeitos no carro com muito mais realismo, principalmente quando a corrida começa com tempo seco e chove na sequência. Dependendo do seu pneu e configuração do carro, ficar na pista se torna uma grande proeza. Frear na chuva também não é uma tarefa simples, fazendo com que o piloto mude sua tocada.

Outra adição, foi o radar meteorológico, podendo agora administrar com mais precisão a previsão do tempo.

Gran Turismo 7

GT Auto está de volta

Este é o retorno do modo clássico onde podemos lavar nossos carros, fazer troca de óleo, fazer a revisão do motor, recuperar a rigidez e fazer a modificação da carroceria do game.

Podemos também personalizar o carro, como pintura, peças personalizadas, rodas, itens de corrida e editor visuais. Também há os equipamentos de corrida, onde mudamos o capacete e o macacão.

Pode parecer besteira, mas para aqueles fãs mais árduos da franquia, sabe que chegará uma hora que teremos que fazer essas coisas para manter os carros em dia e conter os desgastes e assim ter uma melhor performance.

PlayStation 5

Mais uma vez o controle DualSense ganha uma certa notoriedade em Gran Turismo 7. Vamos começar falando da capacidade de dirigir usando o controle como um verdadeiro volante, ou seja, ao virarmos o DualSense, o carro obedece instantaneamente ao movimento.  Olha, tivemos uma boa impressão neste modo, mas não é perfeito, até porque dificulta a aceleração e frenagem por causa da ergonomia do movimento.

Os gatilhos adaptáveis funcionam perfeitamente, tanto para acelerar, quanto para frenagem. Um exemplo, quando você coloca muita força no freio, há um bloqueio no movimento, simulando um freio ABS.

Gran Turismo 7

Também as vibrações do controle estão muito impressionantes, dando uma maior imersão ao jogo. Quando saímos com uma das rodas para fora da pista sentimos que o controle vibra exatamente na parte relacionada a essa roda, o mesmo acontecendo com as outras, assim, temos ao mesmo tempo várias sensações que ajudam a tomar decisões com maior rapidez.

Uma boa notícia é que se jogado no PlayStation 5 você praticamente não terá nenhum loading entre as corridas e para alternar entre os modos.

Já na qualidade de imagem, o jogo oferece 2 opções, Priorizar Taxa de Quadros e Priorizar Ray Tracing.

A melhor opção é Priorizar taxa de quadros, pois assim você consegue jogar a 4K e 60 frames por segundo. Isso deixa a imagem da corrida muito mais nítida melhorando bem a condução do carro.

Já a parte do Ray Tracing, você só conseguira perceber o efeito, nos replays, Garagem, no Café e no Scape.

Music Rally

Esse modo está dividido em várias pistas e cada uma delas tem seu carro específico. Ele é um modo bem casual, mas não deixa de ser divertido. Cada vez que passamos pelo checkpoint, ganhamos mais tempo e o objetivo é conseguirmos terminar cada uma das músicas.

O ponto negativo é que, por enquanto só há 6 músicas neste modo, esperamos que mais sejam incluídas no futuro

Gran Turismo 7

Trilha Sonora

Como todos sabem, a trilha sonora sempre foi um ponto alto da franquia Gran Turismo, mas desta vez eles acabaram caprichando ainda mais.

O jogo conta com uma trilha sonora escolhida a dedo, indo do Techno ao Pop. Durante as partidas podemos ouvir cantores como The FaNaTicX, Disciples além de Major Lazer.

A faixa Vroom do The FaNaTicX conta com a participação especial do ator Idris Zelba.

Já os feitos sonoros não ficam atrás, sons como pneus, motores, escapamentos e a torcida, fazem com que tenhamos uma maior imersão no game. Vale lembrar que o jogo utiliza o Tempest 3D Áudio que torna ainda melhor essa sensação.

Gran Turismo 7

Conclusão

Podemos concluir que Gran Turismo 7 é uma grande evolução para a franquia, trazendo diversas novidades, mas também voltando muito as origens com modos sempre pedidos pelos fãs e que estava ausente dos últimos jogos.

Mas infelizmente há alguns pontos em que a franquia ainda peca como em parte dos gráficos, principalmente torcedores e arredores dos autódromos. Ainda não foi desta vez que veremos nosso carro danificado depois de uma batida, além de que toda hora temos que voltar ao Café para sabermos como progredir no jogo, isso acaba cansando um pouco com o decorrer do tempo.

Mesmo assim, podemos dizer que Gran Turismo 7 é um jogo obrigatório para quem gosta da franquia e também é uma boa porta de entrada para os jogadores novatos.

Para quem tem PlayStation 5 então, o jogo está excelente com imagens e sons muito realistas, além de não perder mais tempo com telas de loadings..

GT7 faz uma grande homenagem para esta festa de comemoração dos 25 anos da franquia. Então, não perca tempo e já saia acelerando.

Confira esta análise em vídeo abaixo:

Gran Turismo 7

8.9

Nota

8.9/10

Positivos

  • Realismo dos carros
  • Quantidade de circuitos
  • Melhor imersão de jogo
  • Trilha sonora
  • Modo Music Rally

Negativos

  • Torcida
  • Arredores do autódromos

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo