AnálisesNintendoPlayStation

Pocky & Rocky Reshrined – Uma aventura mística cheia de desafios | Análise

Sele todas as influências malignas nesta aventura incrivelmente desafiadora e cativante!

Analisado no Nintendo Switch


Este jogo, publicado digitalmente pela Natsume e disponibilizado fisicamente pela ININ Games, engana quem o julga pela sua primeira impressão. Apesar dos personagens bonitinhos, Pocky & Rocky Reshrined apresenta uma aventura no melhor estilo shooting, com uma pegada nostálgica e carisma o suficiente pra manter qualquer um jogando mesmo após inúmeras tentativas na mesma fase (essas, malignamente difíceis).

Pocky & Rocky Reshrined, baseado nas aventuras clássicas da dupla, resgatam a magia da jogatina dos arcades, mas com visual e jogabilidade otimizada. Uma rápida busca no Google por imagens da versão anterior de Super NES demonstram que essa versão para Nintendo Switch e PS4 não foi somente um port, mas sim uma reconstrução cuidadosa dessa obra prima. Inclusive, para os fãs da época ou entusiastas da dupla de protagonistas, foram disponibilizada edições limitadas em cópia física para colecionadores, que podem ser obtida via pré-venda pela Gamesrocket, uma delas inclui até uma pelúcia do Rocky!

Pocky & Rocky Reshrined
O jogo começa nas portas do Santuário

A história começa com a Pocky, a jovem sacerdotisa e seu companheiro Rocky, o tanuki, sendo atacados por criaturas que estariam purificadas e, por isso, não apresentariam perigo à humanidade. Como tais criaturas eram amigáveis e viviam nos arredores, os protagonistas correm para resolver esse problema e fase por fase, vão neutralizando a influencia maligna através de selos mágicos, no caso da nossa aprendiz de sacerdotisa ou folhas místicas, no caso do mascote do jogo.

Pra ser bem sincero, quase tudo no jogo chamou minha atenção: desde o estilo aparentemente inocente dos protagonistas, passando pelos cenários muitíssimos caprichados e meticulosamente baseados na cultura mística japonesa e também no próprio estilo de jogo, onde você se vê correndo freneticamente e atirando selos encantados nos inimigos, desviando de seus ataques e tentando sair vivo no final dessa confusão.

As fases são muito bem construídas, passando por tempos japoneses com seus característicos portais vermelhos, tais como o “Fushimi Inari Taisha”, percorrendo florestas assombradas e até mesmo descendo ao submundo para eliminar o problema pela raiz. Pocky & Rocky Reshrined realmente fez muito bem o dever de casa quando o assunto é a ambientação do jogo: cada cenário tem tantos detalhes que você imerge nesse mundo e é constantemente surpreendido por um novo elemento, seja ele um inimigo esquisitão, uma floresta de bambus ou até mesmo um Oni que lembra bastante os animes baseados em “ceifeiros de almas”.

Pocky & Rocky Reshrined
O jogo conta com cenas ilustradas para demonstrar a história

A movimentação dos personagens é bem completa no sentido que ambos possuem um golpe “corpo a corpo”, que deve ser usado próximo aos inimigos, e que também tem a função de rebater projéteis. Com relação à parte mais importante de um jogo “shooting”, os dois protagonistas são exímios atiradores…. de selos encantados ou de folhas de árvore! Existe uma segunda opção de “tiro” para cada personagem e que funciona de forma parecida, contendo pontos positivos e outros negativos, mas isso fica a escolha do jogador. Essas habilidades de Rocky e Pocky se tornam um espetáculo a parte com o auxílio dos power ups, distribuídos pelos cenários e que fazem seus selos ficarem não só mais poderosos como também numerosos, ampliando bastante o seu alcance! Assim, contanto que nenhum inimigo encoste em você após conseguir o power up, seu caminho fica bem menos difícil (o que ainda assim é um desafio dos grandes!)

Além dos movimentos base, nossos heróis contam com um golpe especial que acomete seus inimigos com uma grande quantidade de dano e por uma vasta área, sendo muito útil como um botão de emergência, já que muitas vezes, durante a aventura, ficamos cercados por muito mais monstros do que conseguimos abater.

Pocky & Rocky Reshrined
O jogo possui um mapa que mostra o nome da fase e sua posição no mundo do jogo

Um outro ponto que mantém a atenção do jogador são as constantes novidades inseridas com o desenrolar da aventura: após o 3º estágio, uma nova mecânica de “golpes carregados” é inserida, de modo que a jogabilidade é completamente modificada e algumas situações que seriam praticamente impossíveis de serem resolvidas só jogando o selo encantado, ficam bem mais factíveis com os espelhos que refletem e multiplicam os seus ataques, por exemplo. Além disso, já na 4ª fase da aventura vemos um novo personagem, que até então não imaginávamos ser controlável, e trata-se nada menos do que uma própria Deusa, que vai com tudo para ajudar na missão de Pocky e Rocky! E isso não é tudo, já que mais personagens juntam forças a nossos heróis em outros momentos! Assim, um ponto alto desde jogo é que a todo momento estamos curiosos com o que vem em seguida: seja um novo e lindo cenário, um personagem controlável inesperado, uma nova mecânica de ataques… e tudo isso gradualmente distribuído, de forma que sempre há surpresas no meio do caminho!

Por outro lado, algo que não é surpresa desde a primeira fase é a dificuldade dessa empreitada: dificilmente, alguém no primeiro contato, conseguirá passar de primeira pelo estágio inicial. Sim, o que era pra ser um tutorial de movimentação e das mecânicas dos personagens, acaba sendo o “mundo real” da aventura, com combates frenéticos, vários inimigos que você deve neutralizar simultaneamente, com o cenário mudando de um pequeno vilarejo a uma floresta de bambus (e com isso, o aparecimento de oponentes completamente diferentes dos já enfrentados) e tudo isso no intervalo de poucos minutos.

No entanto, por mais que a dificuldade do jogo seja bem elevada, toda essa empreitada acaba sendo bem desafiadora no melhor sentido da palavra, pois muitos inimigos possuem uma maneira única de serem neutralizados. Alguns devem ser atingidos por golpes “corpo a corpo” através do bastão usado pela Pocky (ou pela cauda do Rocky) e para neutralizar outros você deve amontoá-los com seus poderosos selos encantados! Há chefes que são mais frágeis se você os atingir pelas costas… E tudo isso você só descobre experimentado… e morrendo (risos nervosos)! Porque sim, algumas situações neste jogo são tão difíceis que várias tentativas serão necessárias até que seja possível descobrir um jeito de quebrar as defesas do inimigo. E depois de traçar uma estratégia, mais outras vidas vão ser necessárias para conseguir colocar seu plano em ação!

Pocky & Rocky Reshrined
Entre os power-ups existem escudos e outros tipos de ataque.

Algo que pode incomodar os mais impacientes é a ausência inicial do modo Easy, que só pode ser “desbloqueado” após algum tempo de jogo, medido pelos pontos que você conseguiu até então na campanha principal no modo normal. É como se os desenvolvedores dissessem que “mar calmo não faz bom marinheiro”, no sentido de que, depois de um tempo jogando no modo normal e se afeiçoando à história e aos outros elementos da aventura, você finalmente está pronto para uma versão menos turbulenta.

Apesar de o jogo ser muito competente em te manter entretido e motivado a continuar jogando, a penalidade pela sua falha é, muitas vezes amarga: as fases são longas demais, e você nunca sabe onde o jogo vai salvar. Sendo assim, frequentemente você vai morrer depois de ter jogado e neutralizado uns inimigos bem complicados, e quando você cair na estrada do fracasso, vai acabar descobrindo que todo o seu progresso foi para o ralo. Isso é especialmente problemático nas primeiras partes da aventura, onde os checkpoints estão misteriosamente distribuídos e que te frustram quando você pensa em todos os inimigos que vai ter que enfrentar novamente caso morra em uma batalha problemática.

Pocky & Rocky Reshrined
Alguns inimigos fazem barreiras para obstruir a passagem

Isso aliás já deixa claro que mesmo sendo um revival do jogo clássico, desta vez os desenvolvedores não adicionaram as conhecidas funcionalidades modernas para amenizar a dificuldade destes jogos, tais como o recurso rebobinar ou o botão de salvar a qualquer momento.  Honestamente, até quem não costuma usar esses recursos vai sentir muita falta das “facilidades dos dias de hoje” neste jogo. A única facilidade inserida é a possibilidade de jogar com um player 2 te apoiando nesta tarefa. Desta forma, as missões parecem mais factíveis, apesar de ainda assim exigirem bastante concentração de ambos os players!

Pocky & Rocky Reshrined encontra-se disponível na eShop Brasileira por R$ 149,99 (R$ 149,50 na PSN), o que com certeza é um preço salgado para um jogo nessa pegada retrô (apesar da inegável qualidade em vários aspectos). No entanto, é extremamente recomendável manter os olhos abertos para essa pérola da Natsume/ININ Games, que certamente será uma compra indispensável no caso de uma boa promoção!

Pocky & Rocky Reshrined

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Personagens carismáticos
  • Gráficos primorosos no melhor do estilo pixel art
  • Jogabilidade viciante
  • Novidades constantes no gameplay
  • Ambientação muito bem trabalhada

Negativos

  • Dificuldade bem elevada
  • Falta de recursos tais como rebobinar e salvar a qualquer tempo
  • Preço salgado

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
Botão Voltar ao topo