Brasileiros optam por jogos eletrônicos com maior frequência segundo a Gfk
38% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico todos os dias, aponta estudo da GfK
Com o avanço da tecnologia e o aumento de opções de vídeo games, os consumidores brasileiros aumentam o tempo que dedicam a jogos eletrônicos, o número de pessoas que dizem jogar todos os dias aumentou 38% no último ano, é o que o mostra o recente estudo da GfK, líder mundial em consultoria de mercado e comportamento do consumidor.
Os Millennials são a geração mais ativa no universo dos games, representando 42% deste público. Isso também aumentou a procura por produtos que melhorem a experiência do consumidor ao jogar algum vídeo game. De acordo com o estudo GfK Consumer Life, houve um aumento na venda de Smartphones, Laptops e Smart TVs no ano de 2021, no Brasil, relacionados a categoria gamer.
Em comparação com dados da América Latina, o Brasil é o que mais consome produtos na categoria:
1. Smartphones:
Os dados levantados pela GfK indicam que, no Brasil, 89% dos lares brasileiros utilizam algum smartphone para executar diversas funções, dentre elas, ter acesso a jogos eletrônicos. Em toda América Latina, esse número chega na casa dos 83%.
2. Laptops:
A situação não é diferente quanto ao mercado de computadores portáteis, 64% dos lares no país possuem ao menos um laptop, contra 59% do restante da América Latina.
3. Smart TVs:
O acesso a TVs com internet também é maior no Brasil, 69% das casas possuem ao menos uma Smart TV, número maior que dos outros países da América Latina juntos, totalizando 64% de casas com o mesmo item.
A presença de produtos gamers no Brasil também é maior em comparação com a América Latina. De acordo com o estudo, celulares e computadores são mais comuns dentre o público gamer no país, representando 86% e 74% respectivamente, seguidos dos consoles, ocupando 56% na preferência no segmento de vídeo games. Em comparação com a América Latina, 83% preferem jogar no celular e 71% no computador.
“O mobile é uma forma mais prática de ter acesso aos jogos, por estar sempre à mão, em qualquer lugar que você esteja. Mas este movimento também foi muito impulsionado por games próprios para smartphones, como Candy Crush, Pockemon Go! e até o Free Fire, que ganhou território entre jovens e adultos por todo país”, explica Ricardo Moura, diretor de Soluções da GfK no Brasil. “Com a crescente evolução dos smartphones, ficando cada vez mais potentes e sendo possível jogar em qualquer lugar, ainda mais com a chegada do 5G, se torna mais comum que o público aumente sua preferência pelo mobile, isso traz conforto e possibilita com que todos joguem.”
A variedade nas vendas dos jogos digitais também é grande em algumas categorias no Brasil. De acordo com estudo GfK Consumer Life, dentre os três primeiros tipos de games na preferência do público brasileiro, jogos de ação e aventura detêm a maior fatia de mercado, com 48% de adesão, seguido de jogos shooter, com 42% e jogos de estratégia, com 40%.
E como ficam as vendas no varejo?
Entre 2020 e 2021, comparando o desempenho ano a ano, as vendas da categoria gamer bateu recordes de vendas em unidades e faturamento. Já em 2022, como todo o mercado, passa a demonstrar uma evolução mais tímida. “O mercado global está enfrentando uma desaceleração e isso se deve muito à alta dos preços, que vem sendo sentida desde meados de 2020”, comenta Moura.
Variação em Unidades |
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2019 |
2020 |
2021 |
2022 (até Maio) |
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Consoles | 19% | 10% | 34% | 13% |
Notebooks | 17% | 34% | 93% | 13% |
Desktops | 22% | 41% | 76% | 32% |
Monitores | 106% | 88% | 90% | 10% |
Headsets | 13% | 80% | 79% | -37% |
Periféricos (teclados e mouses) | 4% | 38% | 30% | -10% |
Variação em Faturamento |
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2019 |
2020 |
2021 |
2022 (até Maio) |
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Consoles | 6% | 67% | 61% | 16% |
Notebooks | 22% | 62% | 101% | 15% |
Desktops | 2% | 41% | 87% | 24% |
Monitores | 75% | 127% | 109% | 28% |
Headsets | 18% | 129% | 69% | -39% |
Periféricos (teclados e mouses) | 3% | 59% | 51% | -9% |
O preço médio dos consoles também sofreu um aumento significativo desde 2019. O valor médio antes da pandemia de Covid-19 era R$ 1.621 e chega em maio de 2022 por R$ 3.114.
Preço Médio |
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2019 |
2020 |
2021 |
2022 (até Maio) |
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Consoles | R$ 1.621 | R$ 2.449 | R$ 2.937 | R$ 3.114 |
O mercado total de smartphones fechou o segundo trimestre de 2022 com uma queda de -18% no total das unidades vendidas. Os modelos com a tecnologia 5G, por outro lado, apresentaram um crescimento de 200% no mesmo período.
Variação em Unidades 2022 |
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1º Tri |
2º Tri |
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Smartphones Total | -3% | -18% |
Smartphones 5G | 269% | 199% |
Variação em Faturamento 2022 |
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1º Tri |
2º Tri |
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Smartphones Total | 1% | -11% |
Smartphones 5G | 145% | 112% |