AnálisesMobileNintendoPC

Horizon Chase 2 – Mostra evolução em todos os aspectos | Análise

O game poderia facilmente ser uma linda cabine de Arcade num fliperama de shopping

Analisado no PC


Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris Game Studio e publicado pela Epic Games Brasil, Horizon Chase 2 é um game de corrida no estilo arcade, sequência dos estrondosos sucessos Horizon Chase e Horizon Chase Turbo. O jogo foi lançado em agosto de 2022 primeiramente como um exclusivo de plataformas Apple que usam o chip da maçã, ou seja, iPhones, iPads, Apple TV e Macs, mas em 14 de setembro de 2023 recebeu um lançamento surpresa para o Nintendo Switch e PC através da Epic Game Store.

A premissa aqui é a mesma do jogo anterior, temos alguns modos de jogos, coleta de itens, ganho de experiência e dinheiro para upgrade e nada muito além disso, mas não que isso seja ruim, afinal, tudo foi refinado e melhorado, mas sem mais delongas vamos aos pontos que importam.

Horizon Chase 2
O modo Volta ao Mundo é o principal e oferece a possibilidade de desbloquear as provas do game

Logo de início temos três opções para escolha do jogador, o clássico Volta ao Mundo, Playground e Torneios. Cada um deles oferece um conjunto distinto de competições, mas que ainda mantém certa familiaridade para o jogador.

O Volta ao Mundo oferece inicialmente seis países para explorar – já incluindo o Japão que foi lançado como expansão no mobile – cada pais é dividido em regiões, com provas distintas em cada uma delas, em média cada país oferece nove provas de corrida e mais uma ou duas de corrida contra o tempo, ao superar aquele país você recebe um prêmio, que costuma ser sempre um novo carro, mas pode ser necessário um número mínimo de troféus para avançar nas etapas, por exemplo, cada partida pode render até quatro troféus, um para bronze, dois para prata, três para ouro e quatro caso o jogador colete todas as moedas azuis da prova e ainda chegue em primeiro lugar, dessa forma o game vai recompensar o jogador que se dedicar mais e for mais habilidoso.

Horizon Chase 2
As frases citadas ainda existem e eles variam de piloto pra piloto

Próximo passo é escolher seu veículo, de início são apenas quatro opções, mas fique tranquilo outros mais serão desbloqueados ao progredir no game, ainda nesse menu você vai notar as opções de melhorias e customização, ambas têm suas regras para liberar conteúdo e eles diferem bastante. As melhorias demandam xp com aquele veículo, ou seja, quanto mais você usá-lo, mais experiência vai adquirir e assim poderá atualizar o modelo em cinco categorias: suspensão, filtro de ar, diferencial e câmbio, cada uma delas com até 3 upgrades, e a última, carga de nitro com uma só.

Já no que diz respeito a customização aí as coisas ficam mais amplas e complexas em como conseguir tudo, vou dar uma ideia geral. Cada carro pode ser customizado em três categorias: pintura, carroceria e roda. Cada veículo tem seu conjunto de pinturas e carrocerias disponíveis, elas podem variar em número, mas sempre estão na casa de sete a oito pinturas e de três a quatro modelos de carroceria, esses números podem mudar em eventos futuros lançados para o game. Para conquistar essas customizações o jogador deve em alguns casos usar o carro em um número determinado de provas, cumprir algumas provas ou torneios, mas ainda é necessário em quase todos os casos possuir dinheiro para comprar e equipar cada item.

Já os jogos de rodas os requisitos são outros, ali em cima eu citei que cada país costuma ter uma ou duas provas opcionais, cumprindo essas provas e garantindo Ouro, um novo conjunto de rodas é liberado e eles podem ser comprados e instalados em qualquer um dos carros, independentemente de modelo, alguns são bem reconhecíveis, um deles em especial eu já vi muito em ruas brasileiras.

Horizon Chase 2
Painel de customização e melhorias

Antes de falar da cereja do bolo, o gameplay, quero citar um pouco os outros dois modos de jogo, o Playground e o Torneios. No primeiro temos pequenas provas com o intuito de testar nossa capacidade como jogadores, seja contra outros players online ou apenas cumprindo desafios, essas provas rendem dinheiro no game e também tickets para um prêmio maior, é um bom passatempo. Em contrapartida o Torneios é algo mais direto, sem todo o esquema de escolha de provas como o Volta ao Mundo, é um campeonato fechado com quatro provas em sequência de níveis de dificuldade equivalentes uma após a outra, as opções estão divididas em torneios Amadores, Profissionais e Master, aumentando assim a dificuldade das provas e dos oponentes.

Tudo explicado e exposto, mas como Horizon Chase 2 se sai no gameplay? Pois bem, é, aí que o game mais brilha! O jogo é rápido, responsivo, frenético, mas ainda assim você nunca parece estar fora de controle, o pessoal mais de velho pode se lembrar daquela sensação de chegar no seu fliperama preferido e ver o lindo Daytona USA rodando numa bela cabine e tudo parecia fantástico? Pois então, foi essa sensação que o game me ofereceu. O jogo é simples, é verdade, mas isso é da sua natureza, contagem regressiva de três segundo e vai!

Logo de começo se você se atentar pode garantir um turbo de arranque e com isso sair no embalo, é verdade que em alguns cenários isso não vai ajudar muito uma vez que não importa a posição que você termine na prova anterior, o seu local de largada sempre será na 20ª posição se estiver jogando sozinho, ou em alguma outra pouco acima se estiver jogando numa equipe em multiplayer, essa que pode ser com até quatro amigos e possui crossplay entre o PC e o Switch, não sei dizer se existe ligação com as plataformas da Apple, mas acredito que não.

Horizon Chase 2
Multiplayer local para 4 jogadores está disponível

Um dos meus pontos de maior crítica ao Horizon Chase Turbo e que pra mim ficou mais intenso ainda na expansão Senna Forever era o efeito de “carrinho de bate-bate” que os veículos tinham ao colidir com algo na pista, esse efeito foi minimizado nesse game, eu mesmo só tive esse tipo de situação uma vez só, o Jeferson, meu colega de equipe que jogou comigo em coop boa parte do game sentiu mais esse efeito, então pode ser que ele varie bastante de jogador pra jogador, mas no geral eu senti que a direção é mais precisa e direta, claro que diferentes tipos de carros vão oferecer diferentes pegadas, mas nada que fuja facilmente do controle.

As corridas oferecem uma sensação muito boa de variedade de cenários e temas, além disso, a velocidade é absurda quanto estamos em velocidade máxima e soltamos um nitro ou ainda passamos por uma faixa de velocidade no chão, as provas sempre vão ter um número determinado de moedas azuis para coleta no modo Volta ao Mundo, já nos demais elas são trocadas por moedas de nitro, que ao coletar vão dar um boost instantâneo no seu carro. Nitro também pode ser coletado em peças únicas espalhadas pelas pistas ou em frações que precisam ser pegas para ganhar um completo.

Horizon Chase 2
Mapa do Japão está incluido nessa versão

O visual de Horizon Chase 2 é bonito, à primeira vista ele se parece muito com o game anterior, mas conforme você joga é possível notar um número bem maior de detalhes, objetos no cenário, efeitos de sombra, iluminação, degrade e partículas. Destaque para as mudanças de horário e climáticas que podem ocorrer em diversas pistas. Em algumas tivemos tempestade de areia, nevasca e claro, chuva.

A parte musical fica a cargo do renomado Barry Leitch, responsável pela trilha do primeiro game, mas muito famoso por Top Gear. Pro meu gosto a trilha é muito parecida com o que já vimos no primeiro game e isso tem seus pontos bons e ruins, algumas faixas são muito similares e não despertam muito amor, outras já se sobressaem bem mais, principalmente em algumas provas específicas onde foi adicionado uma espécie de vocal sintetizado e em outras mais especiais, mas no geral, eu acredito que o Sr. Leitch poderia ter saído um pouco mais do ambiente seguro do que existia no primeiro jogo e explorado mais o estilo musical de cada país, isso até existe, mas foi uma pitada bastante segura. Quanto ao restante da parte sonora, tudo parecer ok, sem nada que seja prejudicial ou que se destaque fora do que deveria.

Já quanto à performance do game, não tenho o que reclamar, eu o testei no PC e mesmo que as minhas configurações atuais pude rodá-lo sem problemas algum em 1440p, em proporção ultra-wide 21:9, qualidade média/alta sempre beirando os 100 fps, então se você tem configurações modestas não tenha muito receio, o game deve rodar sem maiores problemas.

Horizon Chase 2
As provas podem ter de 1 até 5 voltas, algumas são apenas ponto a ponto

Em resumo, Horizon Chase 2 é um game bem feito, bem acabado e que oferece horas e horas de diversão, a evolução com o primeiro jogo é nítida, principalmente no que diz respeito ao gameplay, visuais e claro, variedade de temas e provas, o game oferece uma recompensa fenomenal para aqueles que se dedicarem a ele, mas nem por isso é injusto ou punitivo para aqueles que não conseguem ou não tem interesse em se dedicarem tanto, além disso, ao jogar esse título eu realmente tenho certeza de que a equipe por trás dele pode pensar em alçar voos maiores, porque eles provaram novamente que são capazes de entregar um grande jogo.

Confira no vídeo abaixo o começo de Horizon Chase 2 em coop:

Horizon Chase 2

9.2

Nota

9.2/10

Positivos

  • Gameplay sólido
  • O controle dos carros
  • Customização
  • Os visuais melhoraram bem

Negativos

  • A trilha sonora é boa, mas joga seguro
  • Tem muito conteúdo, mas parece curto

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo