NintendoNotíciasPCPlayStationXbox

Lançado primeiro episódio de Journey to MARS, documentário sobre os bastidores do metroidvania brasileiro independente MARS 2120

Primeiro de quatro episódios mostra parte do processo criativo e influências do jogo

O estúdio brasileiro QUByte Interactive revelou hoje a produção de um documentário sobre o processo de desenvolvimento de seu jogo futurista de ação, MARS 2120, que terá seu lançamento oficial para PC (Steam e Epic Store), Switch, PlayStation e Xbox Series marcado para o segundo semestre de 2024.

O primeiro de quatro episódios do documentário, “A Criação de MARS 2120”, revela os primeiros passos no desenvolvimento de um jogo quase quatro vezes mais complexo, demorado e caro do que qualquer projeto anterior do pequeno estúdio independente. Ao longo de cinco anos, uma equipe principal de apenas seis pessoas levou o jogo do conceito à certificação para um lançamento em 2024.

Tradicionalmente focada em jogos retrô, incluindo tanto títulos originais quanto franquias notáveis como Top Gear, lançado para Super Nintendo em 1992, a QUByte Interactive embarcou na criação de seu primeiro jogo complexo e não linear: um metroidvania com tema de ficção científica. Impulsionada pela paixão pelo gênero e pela ambição de enfrentar desafios técnicos, a equipe fez a transição da engine Unity para a Unreal, buscando criar a melhor versão possível de sua visão.

A temática de ficção científica de MARS 2120 é resultado direto das influências e gostos pessoais dos desenvolvedores na forma de grandes autores de sci-fi, filmes marcantes do gênero, como Alien e Total Recall, e também, claro, os clássicos sci-fi dos consoles como o próprio Metroid, uma das grandes referências do projeto. Não à toa, MARS 2120 tem sido chamado de “o Metroid Dread brasileiro”. O jogo entrou em acesso antecipado na Steam em 2022 para coletar feedback da comunidade, garantindo que o desenvolvimento fosse guiado com a interação dos jogadores.

O documentário “Journey to Mars” conta com quatro episódios e serão publicados gradualmente até o lançamento do jogo. O episódio 2, que sairá em breve, vai explorar o processo da arte e do design do jogo.

MARS 2120 será lançado na segunda metade de 2024 para (Steam a Epic Store), Xbox One, Xbox Series X/S, Playstation 4, Playstation 5 e Nintendo Switch.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo