NotíciasPlayStation

Sony não havia comunicado Bend e Bluepoint sobre cancelamentos

Cancelamentos geram incertezas sobre os próximos passos dos estúdios.

Na última semana, uma notícia agitou o mundo gamer: a Sony cancelou dois projetos live service que estavam em desenvolvimento pelos renomados estúdios Bend Studio e Bluepoint Games. A informação foi inicialmente divulgada por Jason Schreier, da Bloomberg, e confirmada posteriormente pela própria Sony. Para piorar, relatos indicam que os desenvolvedores só ficaram sabendo do destino dos projetos ao mesmo tempo que o público, gerando um clima de incerteza dentro dos estúdios.

O que se sabe sobre os jogos cancelados?

God of War Ragnarök

Determinados por uma “revisão recente” da Sony, os projetos live service das duas equipes foram encerrados, com destaque para o título em desenvolvimento na Bluepoint Games que, de acordo com Schreier, era um jogo live service baseado no universo de God of War.

O jornalista Jeff Grubb, em seu programa Game Mess Mornings, afirmou que tanto Bend quanto Bluepoint enfrentam agora o desafio de voltar à estaca zero e apresentar novas ideias alinhadas ao rumo que a Sony está buscando para o futuro. Ele também destacou que há um sentimento de confusão dentro dos estúdios, pois os desenvolvedores precisam entender o que a empresa deseja aprovar para seus próximos projetos.

Entre o impulso e a retrospectiva: Sony e os jogos live service

Os cancelamentos refletem o momento de revisão estratégica da Sony no mercado de jogos live service. Nos últimos anos, a companhia exibiu um grande foco no desenvolvimento de títulos desse tipo, buscando diversificar seu portfólio além dos aclamados jogos single-player narrativos que se tornaram sua marca registrada na última década.

Até recentemente, uma prática comum dentro da PlayStation Studios era o uso de grandes IPs — como God of War — em propostas live service, para garantir a aceitação de projetos e o interesse inicial. Mas a medida atual sugere que a confiança nesse modelo começou a enfraquecer.

Jeff Grubb explicou:

“Há alguns anos, você apresentava à PlayStation sua proposta de um jogo live service usando uma IP conhecida, e isso era suficiente para garantir o sinal verde, orçamento e segurança para o estúdio. Agora, isso mudou, e é difícil saber o que a Sony realmente quer de seus estúdios.”

O impacto nas equipes e os próximos passos

É importante destacar que, apesar dos cancelamentos, a Sony assegurou que Bend e Bluepoint continuarão funcionando normalmente. Em nota ao Bloomberg, a empresa reforçou que os dois estúdios são membros valiosos da família PlayStation Studios.

A declaração da Sony trouxe alguma tranquilidade:

“Bend e Bluepoint são equipes altamente competentes e respeitadas, e estamos trabalhando de perto com ambos os estúdios para definir quais serão seus próximos projetos.”

Ainda assim, o clima de incerteza persiste. Para os funcionários das duas equipes, o cancelamento veio como uma surpresa desagradável, e muitos entraram na semana de trabalho sem uma visão clara do que exatamente virá a seguir.

Desafios no horizonte

Para Bend Studio e Bluepoint Games, o cancelamento dos projetos live service representa mais do que o fim de longas jornadas de trabalho em um conceito específico — é também a necessidade de reformular todas as ideias e apostar em novas direções.

Os dois estúdios acumulam um histórico de sucesso dentro da PlayStation: Bend Studio foi responsável por Days Gone, enquanto a Bluepoint Games construiu uma reputação sólida com remakes aclamados como Demon’s Souls. O grande desafio agora será alinhar suas próximas propostas às expectativas renovadas da Sony, enquanto buscam solidificar sua posição no portfólio estratégico da empresa.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo