
Bend Studio demite 30% da equipe após cancelamento de jogo live-service
Cortes afetam cerca de 40 funcionários, após PlayStation rever projetos e cancelar shooter militar da Bend.
O clima na Bend Studio, responsável por títulos como Days Gone, ficou tenso nas últimas semanas. Cerca de 30% da equipe — aproximadamente 40 pessoas — foram demitidas após o cancelamento do ambicioso jogo live-service em desenvolvimento pelo estúdio. A informação foi divulgada por Jason Schreier, jornalista da Bloomberg e fonte confiável nos bastidores do mercado gamer.
A notícia surge durante uma ampla reestruturação interna na PlayStation, que já havia cancelado outros dois projetos de live-service em janeiro: um shooter militar conduzido pela própria Bend e um título baseado no universo de God of War, produzido pela Bluepoint. Logo após as decisões, a Bend Studio iniciou uma rodada de cortes, principalmente entre colaboradores externos, antes de avançar para dispensas no quadro fixo.
Agora o estúdio veio a público e soltou uma nota em seu perfil no X:
— Bend Studio (@BendStudio) June 10, 2025
Novo projeto permanece um mistério; futuro do estúdio é debatido
Apesar do lançamento recente de Days Gone Remastered para PlayStation 5 e PC — versão aprimorada do clássico do estúdio — a Bend enfrenta incertezas. O projeto que seria o próximo grande lançamento foi cancelado, e ainda não se sabe qual será o futuro dos desenvolvedores remanescentes.
Perguntado sobre um possível encerramento total do estúdio, Schreier afirmou que “esse cenário parece improvável”, sinalizando que, por enquanto, a PlayStation optou por reduzir e não dissolver a estrutura.
- Demissões: 40 funcionários (30% da equipe)
- Motivo: Cancelamento de shooter militar live-service
- Reestruturação: Mudanças afetam modelo de produção da Sony, focando menos em apostas arriscadas nesse formato
Ano de mudanças e muita incerteza para estúdios da PlayStation
Esse movimento faz parte de um ano turbulento, com várias produtoras da Sony passando por transformações profundas, principalmente com relação aos jogos live-service — modelo que, claramente, enfrenta resistência e mudanças estratégicas dentro da empresa.
Agora, só resta aguardar anúncios sobre o novo rumo criativo da Bend Studio. Até lá, quem curtiu Days Gone segue na torcida para que o estúdio volte à ativa com projetos inovadores e estabilidade interna.