
Em comunicado oficial, Brenda Romero (fundadora da Romero Games) anunciou que o estúdio dispensou toda a equipe envolvida no desenvolvimento de um novo FPS, ainda não anunciado, após a Microsoft Gaming cancelar o financiamento do projeto e de outros títulos inéditos em diversos estúdios parceiros.
Resumo do caso
- FPS ambicioso: Desde 2022, a equipa da Romero Games desenvolvia um shooter em primeira pessoa de grande porte, com Unreal Engine 5, apontando para o maior projeto do estúdio até então.
- Cancelamento súbito: Segundo Brenda Romero, a editora (Microsoft) optou por cortar o financiamento do FPS e de outros projetos “em vários outros estúdios”, como parte das reestruturações em andamento.
- Demissões: Todos os funcionários foram dispensados, muitos deles com mais de 20 anos de experiência, e agora o estúdio busca apoio e vagas para recolocação destes profissionais no setor de games.
Onda de cortes afeta toda a indústria
A decisão da Microsoft se insere em um cenário de mais de 9.000 demissões feitas pela empresa nesta semana, atingindo não só equipes internas do Xbox/Activision/Zenimax, mas também parceiros de desenvolvimento contratados para grandes projetos multiplataforma.
Rede sociais como LinkedIn e X (Twitter) foram usadas por ex-membros da Romero Games para compartilhar seus desligamentos e buscar novas oportunidades.
O futuro da Romero Games
O estúdio avalia agora os próximos passos e permanece aberto para propostas – tanto para novos projetos quanto para ajudar a realocar seus talentos, demonstrando solidariedade e preocupação com o destino dos veteranos impactados.