
Earnest Evans Collection – Mais uma coletânea para preservar jogos antigos | Análise
Analisado no PC
Earnest Evans Collection é uma coleção de jogos de ação e aventura desenvolvidos pela Wolf Team (atual Namco Tales Studio) para a plataforma Sega e Mega/Sega CD no início dos anos 90. A coletânea foi lançada em 16/01/2026 com versões para Nintendo Switch, PC e Playstation 4|5.
Coleções e compilações de jogos antigos são sempre bem vindas, pois além de ser uma forma de jogarmos estes clássicos nos sistemas atuais, elas também os preservam, garantindo sua continuidade principalmente quando chegam ao PC. No geral essas coleções têm uma qualidade variável, com algumas trazendo conteúdo adicional como manuais e artes, além de também terem diversas opções de configurações para os sistemas modernos, no entanto outras já chegam com o mínimo preciso apenas para fazer os jogos funcionarem. Dito isso, a Earnest Evans Collection se enquadra em um meio termo, com conteúdo adicional, mas sem configurações, além disso são jogos que envelheceram mal.
O Sega/Mega CD foi uma plataforma interessante que fez um certo sucesso lá fora, mas acabou passando despercebida no Brasil por diversos motivos que podem se resumir a preço, disponibilidade e jogos de nicho. Mesmo assim o periférico para o Mega Drive/Genesis, expandiu a biblioteca do console com um pouco mais de 200 jogos para o sistema. Como dito acima, muitos destes são desconhecidos no ocidente e também no Brasil e o universo Earnest Evans é um destes.
A coleção Earnest Evans é composta pelos três títulos que se passam em torno do mesmo universo, sendo estes, Earnest Evans (1991) El Viento (1991) e Annet Returns (Anett Futatabi, 1993). Os dois primeiros são jogos de ação e aventura 2D de rolagem lateral, já o terceiro é um beat’em up, todos eles não envelheceram muito bem e você pode se preparar para abusar da função de rebobinar.
O primeiro cronologicamente, Earnest Evans (1991) é na verdade o segundo jogo a ser lançado e aqui nós temos o controle do explorador que dá nome ao título e que tem o objetivo de buscar relíquias para salvar a humanidade. O título é quase uma aberração de jogabilidade, pois seus controles são quebrados, com o personagem contendo diferentes posições (em pé, agachado, deitado) que não se intercalam suavemente, fora que as ações de pulo, agarrão, detecção de colisão e outras, são completamente inconsistente e não existem iframes, ou seja, você continua tomando dano enquanto estiver encostando no inimigo, como é em Turrican.
El Viento, lançado em 1991, foi o primeiro jogo do universo, mas cronologicamente ele é o segundo. Aqui nós iremos acompanhar a jornada da feiticeira Anett Myer na cidade de Nova York, onde a heroína precisa impedir cultistas de invocar um grande mal. Diferente dos outros dois jogos, El Viento envelhece de maneira OK com uma jogabilidade que tem sistemas semelhantes ao do clássico Shinobi.
Por último temos Annet Returns (Anett Futatabi) de 1993. Diferente de seus antecessores, este título não é um jogo de rolagem lateral 2D e sim um beat’em up. Este terceiro título continua a história de El Viento se passando dois anos após os acontecimentos de seu antecessor e aqui nós iremos continuar com Anett chutando traseiros e usando magia para impedir a destruição do mundo. Apesar de ser um beat’em up Annet Returns também não envelheceu muito bem e temos inconsistências na detecção de dano, uma dificuldade inconsistente, além de bugs com inimigos ficando presos fora do cenário.
Assim como de praxe, esta coleção chega com algumas melhorias e adições que incluem manuais, artes conceituais, trilha sonora que é muito boa e foi feita por Motoi Sakuraba, além de filmes, pois se você não sabe, os títulos contêm cinemáticas no estilo anime criadas pelo lendário estúdio de animação Madhouse. Nas configurações e melhorias de vida temos o básico para fazer tudo funcionar, como alguns filtros e proporções de tela, além de save game e função de rebobinar, esta que é muito bem vinda aqui. Infelizmente não existem configurações para resolução de tela, ou seja, a coleção roda em tela cheia sem opção de janela e encontramos alguns crashes durante nossos testes.
No final, a Earnest Evans Collection é uma coleção que traz diversos opcionais, mas peca nas configurações e também nos jogos, pois como dito dois destes envelheceram mal. O preço cobrado é salgado e eu prefiro recomendar para fãs ou para quem se interessar.









