
PlayStation 5 domina vendas da Black Friday nos EUA, Europa e Reino Unido
Switch 2 tem estreia forte e a NEX Playground supera os consoles Xbox Series.
O PlayStation 5 foi o console mais vendido nos Estados Unidos durante a semana da Black Friday, segundo dados da Circana. Impulsionada por cortes agressivos nos preços, incluindo a versão Digital temporariamente a US$ 349, com queda de US$ 150, e descontos de US$ 100 nos modelos PS5 e PS5 Pro. O console da Sony representou 47% de todas as vendas no mercado norte‑americano durante o período.
O resultado foi tão forte que o recém‑lançado Nintendo Switch 2 acabou ficando em segundo lugar, mesmo sem qualquer promoção oficial por parte da fabricante, respondendo por 24% das unidades vendidas na semana. Já o NEX Playground, que se tornou uma surpresa desde sua chegada ao mercado, garantiu 14% das vendas, superando os consolas Xbox Series, que ficaram atrás junto com a Switch original e outros dispositivos, somando cerca de 15%.
Na Europa, o cenário foi praticamente o mesmo. O PS5 liderou com folga graças ao corte promocional que colocou o modelo Digital por 349,99€, preço que a Sony inclusive está repetindo nas promoções de Natal. No Reino Unido, o console teve desempenho ainda mais impressionante: foi responsável por 62% das vendas durante a Black Friday, enquanto o PS5 Pro registrou sua segunda melhor semana desde o lançamento. Os consoles Xbox Series, por outro lado, ficaram com apenas 10% das vendas. Em sua primeira Black Friday, a Switch 2 chegou a 23%, deixando a Switch original com modestos 5%.
Entre os jogos, o mais vendido da semana foi EA Sports FC 26, seguido por Hogwarts Legacy. Logo depois vieram Call of Duty: Black Ops 7, Battlefield 6, Red Dead Redemption 2, It Takes Two, Grand Theft Auto V, Pokémon Legends: Z‑A (considerando apenas vendas físicas), NBA 2K26 e F1 25. O top 10 manteve a tradição da Black Friday de favorecer shooters e títulos de esporte com forte presença internacional, mas ainda assim deixou espaço para um destaque como It Takes Two.
Os números confirmam que o PS5 continua sendo a força dominante do mercado global e que os cortes de preço da Sony tiveram impacto direto na corrida de fim de ano, enquanto Nintendo e NEX Playground seguem mostrando força, e o Xbox enfrenta mais uma semana difícil em termos de vendas.






