RIOT: Civil Unrest – REFUSE / RESIST | Análise
Analisado no PC
RIOT: Civil Unrest é um “RTS” desenvolvido por Leonard Menchiari, IV Productions e distribuído pela Merge Games, a versão final do jogo foi lançada em 12/02/2019 e está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
RIOT é um jogo de estratégia que nos coloca no meio de alguns dos principais protestos e conflitos das últimas décadas, como por exemplo a “Primavera Árabe”. Durante a campanha, nós iremos jogar controlando as forças rebeldes ou as forças policiais para cumprir os objetivos do mapa dentro do tempo delimitado.
O gráfico é bonito e apesar de ser feito em pixel art, possui vários detalhes que acabam por acentuar um dos problemas do jogo, mas falaremos disso adiante. A trilha sonora é boa e consegue passar a sensação de multidão em conflito.
Vamos falar um pouco do gameplay, para começar você escolhe o modo de jogo, decide se vai com os rebeldes ou com a polícia, customiza suas unidades e agora começa a bagunça. Sim, bagunça, você não pode selecionar unidades e não pode customizar seus pelotões, tudo já está pré-definido, a única maneira de ter um pouco de controle é usar os ícones de grupos e mesmo assim se você clicar sobre uma unidade provavelmente você irá comandar todas ao redor.
Os comandos de habilidade são um tanto confusos, você tem que selecionar a habilidade e clicar na área que vai usar e na maioria das vezes a habilidade entra em cooldown e você não sabe se ela foi realmente usada.
Os gráficos em pixel art são bonitos, mas na hora que as unidades começam a se enfrentar fica quase impossível de se saber quem é quem e tudo vira uma bagunça, daí o problema que eu comentei anteriormente sobre o estilo gráfico do jogo.
Infelizmente RIOT: Civil Unrest falha como um RTS, pois o sistema de controle faz com que fique quase impossível de se fazer uma estratégia. Apesar dos problemas eu me diverti jogando, mas não posso recomendar para todos.