AnálisesPCPlayStationVR

No Man’s Sky Beyond VR: Finalmente temos “Space Legs” ou melhor “Space Hands” | Análise

Analisado no PC usando Windows Mixed Reality

“Essa análise é somente sobre o aspecto e conteúdo VR para PC e não irá abordar todas as novidades introduzidas nessa atualização”

 

Beyond é a atualização de No Man’s Sky lançada dia 14 de agosto de 2019 para PC e PS4, que trouxe conteúdo novo e o modo VR para ambas plataformas.

No dia 14 o update foi lançado primeiro para PS4 e algumas horas depois para PC, mas a versão de PC veio com vários bugs e não funcionava nos headsets do WMR (Windows Mixed Reality) e outros que não estavam listados na página do jogo na Steam, sendo necessário instalar um “emulador” de controles do HTC VIVE para poder jogar. Após esse início conturbado, houve uma enxurrada de comentários e reclamações, mas dia 15 tivemos o beta e depois a atualização onde vários problemas foram corrigidos incluindo o suporte para outros headsets VR.

 

 

Testei o jogo usando WMR, e tudo flui muito bem. No início devemos escolher um perfil de controles e teclas, eu escolhi o padrão e funcionou, mas existem vários perfis feitos pela comunidade então você pode escolher um e testar se não gostar é só testar outro. Na locomoção podemos escolher entre andar ou teleportar e para virar a câmera temos as opções de smooth ou snap turning.

Começando o jogo temos um tutorial explicando os controles e movimentos com nossas “space hands” se levarmos a mão direita para as costas podemos puxar ou guardar a multiferramenta/arma, e a mão esquerda serve para menus e outras ações. Ao apontar uma das mãos na direção da outra mão na altura do pulso ira aparecer um menu e aqui podemos abrir o inventario, opções do jogo, opções da arma scanner e outras funções.

 

 

Agora o ponto mais controverso dessa atualização, os controles de voo e veículos. Para entrar em um veículo ou nave você só precisa segurar um botão e para sair você deve segurar nos suportes e empurrar o vidro/porta do veículo o que é legal, agora para dirigir/pilotar você precisa usar a movimentação das mãos e não os analógicos. Ao segurar os botões de grip nas posições corretas suas “space hands” vão segurar o manche/volante e o “acelerador” daí você deve movimentar a mão direita para controlar o manche e a mão esquerda para controlar o acelerador.

 

 

Os controles nas primeiras horas, principalmente os de voo são extremamente frustrantes e cansativos, você precisa ficar segurando os grips ou suas mãos irão soltar o manche e acelerador, felizmente existe a opção nos menus de colocar o grip como clique e eu recomendo jogar sentado em uma cadeira com suporte para os braços.

O suporte a VR trouxe uma imersão sensacional para o No Man’s Sky, após algum tempo se acostumando com os controles, você consegue perceber o quanto as construções, plantas e o universo é enorme e detalhado.

Só que nem tudo é perfeito, o modo VR tem vários problemas de otimização e quedas de fps que podem te deixar enjoado, cuidado ao andar perto de amigos ou outros players pois as vezes o jogo entende que sua mão é uma arma e você acaba atacando outro player sem querer, as vezes você fica preso dentro do veículo precisando finalizar o jogo para sair e no início você pode aparecer em um planeta hostil enquanto tenta entender os controles para VR.

 

 

No Man’s Sky Beyond VR é bom mas carece de um maior refinamento e otimização que provavelmente virá com as atualizações, mas atualmente não vale a pena somente pelo modo VR.

 


 

Confira a Live feita da versão PlayStation VR do jogo:

No Man's Sky Beyond

8.9

Nota

8.9/10

Positivos

  • Space Hands
  • Controles Novos
  • Imersão

Negativos

  • Bugs
  • Quedas de FPS
  • Falta Otimização

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo