NotíciasPCPlayStationStadiaXbox

Jogamos o BETA de Ghost Recon Breakpoint

O Beta de Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint foi testado no PlayStation 4 e todas as imagens
inclusas aqui são provenientes da captura pelo console.

Tivemos a oportunidade de jogar o BETA de Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint. O BETA do game foi anunciado já faz alguns dias, sendo que ficou disponível para download entre os dias 5 e 8 de setembro no PC, Xbox One e PlayStation 4. O acesso foi limitado aos usuários que adquiriram o game na pré-venda, assinantes do UPLAY+ nos países em que o serviço já está disponível, participantes dos testes técnicos online e jogadores que se inscreveram antecipadamente na página do beta fechado e foram selecionados aleatoriamente. No nosso caso, recebemos um código cedido gentilmente pela Ubisoft Brasil, a qual agradecemos.

Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint será lançado dia 4 de outubro para PS4, Xbox One, PC e Stadia.

 

MISSÕES

O BETA do novo Ghost Recon deu a possibilidade de jogar em diversos cenários e explorar o game sozinho ou em até quatro jogadores, no modo cooperativo. Foi possível completar duas missões da ‘Operação Greenstone’. Elas são realmente os destaques do BETA, mas além delas foi possível ver também as Missões Aurora, que deixa o jogador encarar desafios que trarão detalhes sobre a ilha Aurora e seus habitantes, e por fim as Missões de Facção, que contam com oito novas tarefas por dia.

 

GRÁFICOS

O game começa em meio ao caos quando seu pelotão tem todos os helicópteros derrubados floresta à dentro. Você busca vestígios de vida de seus companheiros indo em determinados locais para saber o que de fato ocorreu. Logo no início da narrativa podemos ver uma qualidade gráfica abaixo do esperado com uma textura já vista em games da Ubisoft. Tendo em vista que é apenas um BETA, isso pode passar despercebido, mas é sempre bom falar. O Sistema de iluminação deixa a desejar, principalmente o polimento em sombras do jogo, sendo assim, sentimos que falta algo na textura do jogo. Não estou dizendo que o game tem gráficos horríveis, pelo contrário, mesmo no Beta, há uma ótima qualidade gráfica, mas é nítido que a textura poderia ser superior à qual foi mostrada.

 

JOGABILIDADE

A jogabilidade é muito gostosa, você sente prazer em jogar. Mesmo com comandos estranhos, a jogatina não deixa a desejar. A qualidade técnica de mira deixa bem claro que esse jogo deve ser muito melhor jogar no PC, digo isso porque alguns jogos de FPS até que te dão uma boa sensação quando usamos o controle, mas você percebe que no teclado e mouse teríamos uma precisão ainda maior. Pelo BETA foi possível notar que realmente esse game promete ter uma boa jogabilidade.

 

 

Como falei acima, os comandos de Ghost Recon Breakpoint são bem estranhos, mas isso pode ter uma explicação pela ideia que toda a franquia Ghost Recon sempre teve. Eu costumo falar: ‘É muita função para apenas um jogo’. Não que isso seja ruim, estou apenas dando uma explicação pelo qual o jogo obtém este sistema de comandos.

Sem sombras de dúvidas, o novo game segue o ‘script’ de qualquer Ghost Recon, ou seja, novamente temos muito stealth, mas fique tranquilo, se você for daqueles que gosta de ativar o ‘Modo Rambo’, Ghost Recon sempre conta com os dois estilos de jogo, podendo até ter uma, duas ou mais missões que você terá que cumprir sendo bem cauteloso, mas de resto você pode escolher como desejar cumprir as suas missões. Uma coisa muito bacana do BETA é que em combate você conta com a possibilidade de se camuflar em lameiros, podendo abater inimigos deste modo. Não lembro de ter essa mecânica em outro Ghost Recon, se eu estiver enganado, me corrija.

 

CUSTOMIZAÇÃO

Com a customizações de armas primárias e secundárias, o jogador fica muito mais envolvido no game, fazendo com que o jogador vá em busca de cumprir todos os desafios afim de desbloquear modificações e pinturas específicas.

 

 

Além das armas, é claro, também é possível modificar seu personagem com as suas respectivas escolhas.

 

 

Conforme você vai completando desafios é liberado novas habilidades com pontos que vamos conquistando aos poucos. Se você é daqueles que não curte missões secundárias, só digo que elas valem muito a pena caso esteja afim de liberar novos recursos. Mesmo elas tendo mecânicas bem conhecidas, que lembram muito as da franquia Far Cry, com vários elementos parecidos, confesso que por um momento achei que estava jogando um dos jogos desta série.

 

DESTAQUE DO BETA

No BETA obviamente nós não está esperando nada demais, como gráficos abaixo do lançamento, jogabilidade fraca e tudo mais, mas achei as duas missões principais muito curtas e com nenhum contexto, sendo basicamente focadas na jogabilidade, mostrando o trabalho eficaz que a Ubisoft fez neste quesito.

 

 

Falando em jogabilidade, se você é daqueles que como eu sempre acham a dirigibilidade de carros da Ubisoft na franquia Watch Dogs bastante simples, com falta de realismo, pode ficar tranquilo, porque no BETA foi possível notar o ótimo controle de veículos como: carros, helicópteros e outros, como já é de se esperar de um jogo de Ghost Recon.

 

AMBIENTAÇÃO

Em um mapa bem amplo foi possível observar todos os detalhes que se pode encontrar em um local de floresta densa. O mapa contém dois biomas, sendo um deles a neve. Conforme você se desloca pelo ambiente é notório a qualidade que se tem, seja se locomovendo em um veículo ou a pé. Claro, que como é um BETA, existe alguns detalhes que podem ser melhorados nas texturas, mas o realismo em questão é bastante plausível. Parece realmente que você está em um mundo real com os movimentos e efeitos sonoros com qualidade bem bacana.

 

EFEITOS SONOROS E TRILHA SONORA

Outra questão em que não poderia deixar de citar são os efeitos sonoros e a qualidade na trilha sonora. No BETA foi possível notar que os efeitos sonoros são muito bem introduzidos, passando um ótimo realismo, principalmente nos sons dos ambientes. Se deslocar pelo mapa com seu personagem a pé nunca será um desperdício. A todo momento você percebe a qualidade sonora de animais, folhagem e tudo mais. Além disso a trilha sonora não deixa nada à desejar. Com uma temática de estratégia/ação em meio aos combates, a trilha acaba deixando o jogador com ainda mais vontade de abater todos os inimigos, sendo muito bem montada e até, as vezes, sincronizada com os combates, dando para notar a qualidade técnica que a Ubisoft teve para ter esse ótimo resultado.

 

BUGS

Aaah, os bugs… sempre presente nos jogos, não é mesmo? Infelizmente o beta de Ghost Recon, tinha muitos bugs. Conforme fui jogando foi muito fácil encontrar eles. Até no menu do jogo eles estavam presentes. Em uma determinada hora eu consegui desbloquear novos adereços para o personagem, sendo que após a modificação, ao voltar para o jogo, aquela alteração não tinha sido feita. Ao abater inimigos, alguns davam saltos sem qualquer explicação, muitos se teletransportavam, mas apesar de engraçado isso perde um pouco da experiência. Em uma cutscene aconteceu algo inusitado, ao chegar no local da missão, tínhamos que eliminar alguns inimigos e depois interagir com um personagem. No momento que eu falava com ele, todos os inimigos que eu tinha acabado de matar retornaram à vida e ficaram fazendo uma ‘bagunçinha’ no fundo da cutscene, ficando a tela desfocada, bem embaçada, onde não conseguiamos ver nada direito. Aconteceu vários outros bugs durante a minha jogatina, mas não irei falar todos aqui até porque iria levar muito tempo, e também porque isso não atrapalhou muito no gameplay. Lembrando sempre que Bugs são bem normais em Betas.

 

CONCLUSÃO

Em Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpointbaseado no BETA, temos grande chance de termos um game com ótima jogabilidade, bem trabalhada, daqueles que te faz querer jogar durante horas. isso é bom, pois para uma temática como Ghost Recon, ela é muito necessária. Até o lançamento do jogo, em outubro, é muito óbvio que a Ubisoft vai melhorar as texturas, e principalmente o sombreamento de objetos e o sistema de iluminação (eu notei um excesso em ambientes muito escuros, mas isso talvez seja para que você tenha uma imersão maior no jogo). Efeitos e trilha sonora dispensa comentários, sendo muito bem utilizados. É uma pena o BETA ter as apenas duas missões principais bem curtas, deixando um pouco a narrativa sem contexto. Mas, com certeza, o destaque do BETA é sem sombra de dúvidas a jogabilidade.

Matheus Araújo

Editor da Gamers & Games, podcaster, cinéfilo, seriéfilo, gosto de jogos de FPS e aguardo uma sequência de Black.
Botão Voltar ao topo