
Parasol Stars: The Story of Bubble Bobble III – Mais um clássico sendo resgatado pela ININ Games | Análise
Parasol Stars: The Story of Bubble Bobble III é simples e divertido, sendo mais um clássico resgatado pela ININ Games
Analisado no Nintendo Switch
Parasol Stars: The Story of Bubble Bobble III é um jogo de plataformas pertencente a série Bubble Bobble e originalmente lançado em 1991. O título foi relançado pela ININ Games em 11/07/2024 com versões para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4|5 e Xbox One / Series.
Desenvolvido pela Taito e lançado originalmente em 1991 para os sistemas da época. Parasol Stars: The Story of Bubble Bobble III é um jogo de aventura e plataformas, onde iremos acompanhar os personagens Bubby e Bobby, munidos de seus guarda-chuvas mágicos em uma jornada para salvar mundos de uma ameaça. O título faz parte da série Bubble Bobble, sendo Parasol Stars um dos poucos que nunca chegou ao Arcade e teve o foco total nos consoles da época. Agora em 2024, o título recebe mais uma atualização pelas mãos da ININ Games que já vem a bons anos resgatando jogos clássicos através de coletâneas e lançamentos para os consoles atuais.
A jogabilidade de Parasol Stars segue o mesmo estilo dos outros jogos da série que o antecederam, com uma jogatina que coloca o jogador para eliminar inimigos e um pequeno mapa com várias plataformas. O diferencial é que ao invés de dragões que cospem bolhas, nós temos um personagem com um guarda-chuva mágico que é utilizado para se defender e também para incapacitar inimigos, os atordoando por algum tempo para assim poder eliminá-los. A aventura é dividida em mundos, cada um com uma temática única e o desafio vai aumentando e novos poderes e mecânicas são liberados conforme você avança no jogo.
Assim como nos outros lançamentos da ININ Games, Parasol Stars também chega com várias adições que incluem filtros e formatos de tela com modo CRT, códigos de trapaças, desafios, planos de fundo, possibilidade de retroceder, configurações de controles e placar de líderes. O jogo chega em duas versões, a Americana e a Japonesa, com a experiência dividida em dois modos de jogo distintos, o modo Arcade com uma jogatina mais pura e sem assistências e o modo Standard, que tem recursos adicionais como save state e a possibilidade de retroceder. Além desses dois modos de jogo também existem os desafios especiais, onde o objetivo é conseguir a maior pontuação possível com apenas uma vida disponível, sendo que todos os modos podem ser jogados solo ou em coop.
No geral a emulação está boa e os recursos adicionais são bem vindos, contudo durante nossos testes nós encontramos alguns problemas. Jogamos a versão de Nintendo Switch e no console híbrido o jogo roda sem problemas no modo portátil, com os controles funcionando sem nenhum atraso. No modo dock a experiência é diferente e com os controles conectados via bluetooth nos encontramos alguns atrasos nos comandos, onde após algum tempo de jogo, os comandos simplesmente travavam ou não funcionam momentaneamente, problema este que ocorreu com todos os controles testados e com o console bem em nossa frente. Nós testamos os controles em outros jogos para confirmar se não era um problema com o console e felizmente esse atraso estava ocorrendo somente neste título, podendo ser algum bug eventual na emulação.
No final, Parasol Stars: The Story of Bubble Bobble III é mais um clássico resgatado pela ININ Games. O título é simples e divertido, sendo esta uma forma legal de se ter acesso ao jogo com algumas melhorias de qualidade de vida e recursos mais atuais. O preço cobrado é OK pela experiência, mas por não ser um clássico de peso, eu prefiro recomendá-lo no lançamento somente para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por uma promoção.