AnálisesPCXbox

Gears 5 – Mais do mesmo, refinado | Análise

Analisado no PC

 

Gears 5 é o novo jogo da franquia Gears of War, foi desenvolvido pela The Coalition, distribuído pela Xbox Game Studios, foi lançado em 10/09/2019 e está disponível com cross-play para Xbox One e PC.

Continuando a história apresentada em Gears of War 4, o novo jogo continua com a mesma mecânica de “correr, pegar cobertura e atirar”, mas agora temos um mapa semi-aberto, novas mecânicas e co-op de até 3 players no modo campanha.

No modo campanha temos novamente os personagens JD, Kait, Del e agora o novo robô Jack, podemos jogar com até três jogadores em modo co-op, sendo que se jogada por três jogadores, um obrigatoriamente terá que jogar com o robô Jack.

Sem maiores spoilers, a campanha de Gears 5 começa focada no personagem JD, mas após o primeiro ato Kait rouba a cena é se firma como protagonista principal do jogo. A história começa fraca, mas após o primeiro ato que é recheado de tiro, porrada e bomba, temos uma história interessante focada nos personagens e que mostra a origem dos Locust.

O jogo trouxe elementos de RPG, o robô Jack é cheio de habilidades, que vão desde colocar armadilhas, até deixar o esquadrão invisível. Isso possibilita diversas abordagens durante as missões, e você pode completar áreas metendo bala, paralisando inimigos e os derrubando no gelo ou pode optar por uma abordagem furtiva. Para aprimorar as habilidades de Jack, você precisa de componentes que estão espalhados pelo mapa, então o fator exploração é essencial para dar um gás ao robozinho.

Os gráficos do jogo estão sensacionais, tudo é bem feito e detalhado. Os mapas estão grandes e com novas localizações exploráveis, onde você pode conseguir os componentes para Jack e muitos itens colecionáveis. Mas apesar dos novos lugares e lindas paisagens, os mapas são mortos, não há muito o que se fazer, os inimigos só aparecem quando você entra na área e basicamente você irá apenas se movimentar entre missões observando a bela paisagem.

Eu não sou fã das dublagens feitas para jogos e na minha opinião dublagem de Gears 5 é aceitável, mas deixa a desejar nas falas e interações entre os personagens, falta carisma e peca durante os momentos de tensão. Após jogar a live com a dublagem em português, procurei algum meio de trocar para o som original em inglês e não existe qualquer opção para se trocar o idioma dentro do jogo.

Decidi procurar o arquivo de configuração do jogo e para mudar o idioma siga esse tutorial. Abra C:\Users\username\AppData\Local\Gears5\Saved\Config\PC, abra o arquivo “GameUserSettings.ini” com o bloco de notas ou outro editor, procure pela linha “PreferredLanguageCode=” e na frente do = adicione o prefixo da linguagem, no caso para inglês é EN: (PreferredLanguageCode=EN), salve e abra o jogo.

O áudio original inglês ficou excelente, durante os combates e exploração os personagens brincam e mandam indiretas um para o outro e você realmente consegue sentir as tensões e o carisma que cada um tem.

O modo campanha leva entre 10 a 12 horas para ser completo e para a alegria de todos, Gears 5 não é feito só do modo campanha. Após completar a história, você pode perder várias horas jogando os demais modos: Versus, Horda e Fuga.

O modo versus de Gears 5 traz o tradicional PvP de sempre, temos alguns mapas novos e outros tradicionais. O matchmaking está bom, pode levar entre 30 segundos e 1 minuto para chamar, mas durante as partidas sempre joguei com e contra jogadores de nível similar ao meu. Vale ressaltar que os rifles estavam bem desbalanceados e após subir alguns níveis, notei que a maior parte dos jogadores estão usando eles, pois após atingido por um disparo de qualquer arma basta um tiro de rifle para te derrubar.

O modo Horda está de volta, e coloca você e sua equipe para combater ondas de inimigos, com a dificuldade aumentando a cada nova onda. Esse modo é legal e desafiador se jogado nas dificuldades mais altas.

Temos um novo modo de jogo, o modo Fuga. Aqui três jogadores devem escapar de uma área com recursos escassos, enfrentando inimigos e com tempo. Eu gostei bastante desse modo de jogo, as partidas são rápidas, os recursos são escassos e únicos, então os três jogadores competem ou cooperam por eles. Cada personagem tem habilidades únicas que podem te ajudar a terminar o mapa e para deixar tudo mais interessante esse modo de jogo conta com opções de criação e compartilhamento de mapas criados pela comunidade.

O jogo possui cross-play e fizemos a livestream do início da campanha do Gears 5, o Marcelo Rodrigues, editor aqui do site, jogou no Xbox One X e eu joguei no PC. No início tivemos alguns problemas de conexão, mas depois que eu consegui me conectar tudo fluiu muito bem. O Marcelo relatou que o jogo está muito bonito no Xbox, os loadings estão razoáveis e por algumas vezes o jogo deu algumas pequenas travadas, ele não sentiu quedas de fps ou falhas de renderização e gostou da dublagem.

Se o Gears 5 rodou bem no Xbox, no PC é sensacional com algumas ressalvas e problemas. O jogo está muito bem otimizado para o PC, consegui rodar a uma média de 75 a 80 quadros na resolução 2560×1080 e qualidade ULTRA. Mesmo com um PC modesto, você irá conseguir rodar a 60 quadros em qualidade alta com alguns filtros desativados.

Apesar da otimização, o lançamento de Gears 5 para PC foi marcado por problemas. Vários usuários não conseguiram jogar durante acesso antecipado por conta de erros relacionados aos drivers de vídeo. O jogo fechava durante cutscenes ou nem abria, a AMD lançou os drivers beta com suporte ao jogo antecipadamente, mas a Nvidia demorou e lançou os drivers otimizados para o jogo somente no dia do lançamento oficial. Independente da marca vários usuários relataram problemas, mesmo após atualizarem para os drivers compatíveis com o jogo. Assim tivemos várias pessoas que compraram o jogo na sua versão ultimate e não conseguiram aproveitar o conteúdo.

Gears 5 passa a impressão inicial de mais do mesmo, mas é um mesmo refinado, a história é legal, os gráficos estão lindos e a dublagem fica a seu critério. O preço cobrado é alto, e por causa dos problemas e da repetição do conteúdo multiplayer, eu não recomendo comprar o jogo para PC. Ao invés de comprar, a melhor opção é o Xbox Game Pass para PC, o preço é camarada e além de Gears 5 você terá vários outros jogos disponíveis. Se você já possui o Xbox Game Pass não perca tempo é coloque o Gears 5 para instalar.

 


 

Gears 5

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • História
  • Jogabilidade
  • Disponível no Xbox Game Pass

Negativos

  • Erros
  • Crashs
  • Problemas no acesso antecipado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar