Analisado no PC
Kingdom Under Fire 2 é um hibrido de MMO/RTS desenvolvido pela Blueside, distribuído pela Gameforge, foi oficialmente lançado no ocidente em 18/11/2019 e está disponível para PC.
Kingdom Under Fire 2 foi originalmente anunciado em meados de 2008 e seria um jogo single player para PC e Xbox 360, um hibrido de MMO e RTS que teria um modo história off-line e um modo online onde os players iriam travar suas batalhas. Foram 11 anos e mais de 80 milhões de dólares gastos em desenvolvimento, durante esse período o jogo sofreu várias transformações, foram anúncios, atrasos, cancelamentos que levaram o título a ser esquecido no ocidente.
Podemos escolher entre 5 heróis, Gunslinger (guerreiro), Spellsword (“curandeira”), Berserker, Ranger (arqueiro) e Elementalista (mago). Tive a sensação de estar jogando uma mistura de Dynasty Warrios com algum Action MMO como Black Desert.
Temos um sistema de MMO misturado com RTS e funciona assim, você pode controlar seu personagem no mapa como se fosse um MMO, temos cidades, NPCs, monstros etc. Tudo aqui tem a mesma pegada de qualquer outro MMO Made in Korea. O sistema de RTS entra somente em missões, onde teremos de controlar nossas tropas juntamente com o nosso personagem para concluir os objetivos.
O sistema de quests é típico de MMOs mas com uma atenção para o público ocidental, não iremos precisar passar dias matando os mesmos mobs, as quests em sua maioria são rápidas, mate poucos monstros ou colete poucos itens, o problema é que temos várias quests onde temos somente de falar com NPCs e você fica andando em círculos toda vez que chegar em uma nova área.
Os gráficos são inferiores se comparados com outros MMOs atuais e passam a impressão de um jogo de 6 anos atrás, temos algumas texturas bem-feitas e outras completamente esquecidas e borradas, as animações de movimento dos personagens também são bem ruins e passam a impressão de algo que ainda não foi acabado.
A jogabilidade é boa enquanto controlamos o herói, os combos e movimentos são bem fluidos com exceção de alguns problemas de hitbox com algumas skills. Por outro lado, o aspecto RTS é questionável, temos um péssimo balanceamento de unidades, unidades que atacam a distância as vezes esquecem de te seguir e após algumas batalhas você pega o jeito e o aspecto RTS desaparece. Tirando algumas situações especificas das tropas, o jogo tende mais a uma aproximação ao estilo Dynasty Warriors com as tropas te seguindo enquanto você limpa a área.
Apesar de mais de uma década de desenvolvimento e por ser um jogo pago, o produto final apresenta vários bugs e problemas de design. Por exemplo, não temos loot em instancias, o loot é global e se você fizer missões com outros players vira uma loucura por loot. É melhor aprender coreano pois temos sérios problemas com a tradução, existem várias frases sem sentido e a partir do momento em que você chega a cidade irá encontrar vários NPC sem tradução alguma. Temos limites diários de missões no end game e as recompensas dessas missões são extremamente baixas se comparadas aos altos custos para manter os equipamentos.
Além dos problemas encontrados, o jogo é distribuído pela Gameforge e digamos que ela não é a melhor empresa quando se fala em p2w. Kingdom Under Fire 2 ainda não é pay to win, mas na loja de cash já existem “poções” com bônus e itens que diminuem o custo de reparo de armaduras.
Kingdom Under Fire 2 traz uma nova abordagem ao mundo dos MMOs, por ter ficado por muito tempo em desenvolvimento e por ser um jogo pago eu esperava por uma maior qualidade final, infelizmente o produto final tem um preço elevado, várias falhas e no seu estado atual eu prefiro não o recomendar a ninguém. Se você se interessou pelo jogo, acompanhe suas atualizações e veja nosso vídeo com a primeira hora de gameplay.