AnálisesPCVR

Tetris Effect VR – Uma experiência incrível | Análise

“Imersão”, é a única palavra para se descrever Tetris Effect em VR. A experiência é incrível e começa desde o menu inicial. Confira nossa análise.

Analisado no PC com Windows Mixed Reality


Este jogo já foi analisado no PlayStation 4, em sua versão convencional, dessa forma está análise vai apresentar somente o conteúdo relacionado ao modo VR.

Lançado inicialmente para PlayStation 4 e com suporte para PSVR, Tetris Effect chegou aos PCs em 2019 e ganhou uma versão para Oculus Quest em 14/05/2020.

Embora seja um exclusivo da Epic Store, o jogo tem suporte ao SteamVR e você só precisa fazer uma pequena edição de arquivos para conseguir joga-lo em VR. O tutorial para a edição estará no final dessa análise.

“Imersão”, é a única palavra para se descrever Tetris Effect em VR. A experiência é incrível e começa desde o menu inicial, onde estamos literalmente no espaço com uma visão em 360º das estrelas ao nosso redor.

O jogo é lindo e o modo VR nos coloca dentro desse mundo fantástico. Como foi dito na análise anterior, os controles vibram seguindo o ritmo da música e todo o cenário reage aos estouros das linhas completas.

Todos esses pequenos detalhes criam uma excelente experiencia, com todo o cenário sendo arremessado no jogador. A sensação é de você literalmente estar dentro daquele mundo, o jogo te envolve de uma maneira que fica até difícil de descrever.

Como o jogo ainda não tem suporte oficial ao SteamVR, eu esperava que os controles do VR não fossem funcionar, mas para minha surpresa eles funcionam até certo ponto. Sim, os controles do VR funcionam, porém, o jogo ficou limitado aos comandos básicos e por exemplo, eu não consegui ajustar o zoom ou utilizar as mecânicas de parar o tempo.

Ter um controle de Xbox, PS4 ou outro compatível com Haptic Feedback (vibração) é sem dúvidas a melhor maneira para se jogar, enquanto o jogo não ganha suporte oficial.

Se você possui um Oculus Quest, vale notar que a versão do Quest não possui compatibilidade com os Oculus Rift, a falta de um D-pad nos controles, pode quebrar um pouco da sua experiência e é bem provável que você consiga melhores gráficos se rodar a versão de PC utilizando um cabo link para o Quest.

Tetris Effect é uma excelente experiência, faltando somente o suporte oficial para a versão PCVR. Abaixo temos o vídeo com minhas primeiras impressões do jogo e o tutorial para abri-lo em VR.


Confira o vídeo de gameplay de Tetris Effect VR


Tutorial

Primeiramente instale a abra o jogo pelo menos uma vez, feche o jogo e abra a pasta onde o jogo está instalado.

Procure e navegue por estas pastas: “TetrisEffect\Saved\Config\WindowsNoEditor”. Na pasta “WindowsNoEditor”, localize e abra o arquivo “Engine.ini” utilizando o bloco de notas ou outro editor.

Adicione a linha abaixo no final do arquivo, salve e feche:

[OnlineSubsystem]

DefaultPlatformService=Steam

O arquivo deve ficar assim:

[Core.System]

Paths=../../../Engine/Content

Paths=%GAMEDIR%Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Wwise/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Flow/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/2D/Paper2D/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Editor/CryptoKeys/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Editor/MeshEditor/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Enterprise/DatasmithContent/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Media/MediaCompositing/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Runtime/Oculus/OculusVR/Content

Paths=../../../Engine/Plugins/Runtime/Steam/SteamVR/Content

[OnlineSubsystem]

DefaultPlatformService=Steam

 

Caso não tenha, crie um atalho para o executável do jogo, clique com o botão direito no atalho, vá em propriedades e adicione “-vr” sem as aspas no final da coluna destino. Caso já tenha um atalho criado é só adicionar -vr no final da coluna destino.

Pronto, conecte o seu óculos, abra a SteamVR e abra o jogo pelo atalho, o jogo ira ser aberto no seu óculos de realidade virtual.

Tetris Effect

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Sons
  • Ambientação

Negativos

  • Falta suporte oficial para VR no PC

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo