AnálisesPCPlayStationXbox

Desperados III – O retorno do Western furtivo | Análise

Desperados III, além de ser um bom jogo é uma ótima forma de se reviver a franquia.

Analisado no PC


Desperados III é um jogo de RTT (Táticas em tempo real), desenvolvido pela Mimimi Games e distribuído pela THQ Nordic. O jogo foi lançado em 16/06/2020 e está disponível para PC, PS4 e XOne.

A história de Desperados III se passa em um período anterior aos outros jogos e se encaixa como uma pré-sequência do primeiro jogo de 2001, “Desperados: Wanted Dead or Alive”.

Desperados III

O jogo conta a história de John Cooper e sua jornada em busca de vingança. Durante sua busca, Cooper irá encontrar e juntar forças com Arthur McCoy ou “Doc”, um médico que é especialista em armas de longo alcance, Hector Mendoza, o brutamontes do grupo que adora usar uma armadilha de ursos que ele chama de Bianca, Kate o’Hara, uma sedutora ladra que é especialista em sedução e bater carteiras, e por último Isabelle Moreau, uma feiticeira vodu que usa sua magia para controlar os inimigos. Cada personagem tem uma razão para ajudar Cooper e você terá de jogar para descobrir.

A jogabilidade se assemelha bastante a de “Shadow Tactics: Blades of the Shogun”, e se você não sabe ambos jogos foram feitos pela Mimimi Games, assim qualquer semelhança não é uma coincidência. As semelhanças são várias, todos os mapas possuem arbustos e locais para nos escondermos, os inimigos possuem áreas de visão, cada personagem possui habilidades únicas e temos uma versão do shadow mode.

Desperados III

Por causa de sua temática, o jogo nos do acesso a armas de fogo, mas apesar de termos essa opção, elas nem sempre são a melhor escolha e o modo furtivo ainda é o mais recomendado. Podemos executar, nocautear ou tentar fazer com que os inimigos sofram “acidentes”, temos acesso a armadilhas, sedução e outros métodos para atrair e enganar os guardas, a estratégia irá variar de acordo com os personagens que estão no grupo.

Os mapas estão muito bem feitos, os níveis estão bem construídos, as construções, objetos e patrulhas inimigas estão colocadas de uma forma em que se assemelha há de uma localização real e não de algo fictício. A AI também está bem-feita, fazendo com que os inimigos saiam a sua procura ao perceberem que um ou mais guardas não estejam presentes em seus postos.

Desperados III

Essa abordagem é interessante, porém deixa o jogo bastante preciso e linear, fazendo com que várias situações tenham somente um meio de resolução e que você tenha de salvar e carregar várias vezes, pois praticamente não existe espaço para erros.

Os gráficos estão legais e o jogo está bonito, tudo está bem feito com exceção de algumas texturas e efeitos que parecem estar borrados, mas você só irá notar quando aproximar a câmera no máximo.

A trilha sonora está muito boa e é um dos pontos fortes do jogo. As músicas de fundo, os efeitos das armas, dos itens e do ambiente, as vozes e interações dos personagens, tudo está em sincronia e cria uma excelente atmosfera de velho oeste.

Desperados III

Como nada é perfeito, eu acabei encontrando e tendo de conviver com alguns bugs. Aconteceram algumas vezes de habilidades e ações falharem, simplesmente a ação não acontece mesmo depois de clicar, felizmente esse bug não ocorreu com frequência.

O pathfinding está horrível se usado fora da área de visão do personagem, em todas as ocasiões onde ordenei os personagens a irem para um ponto fora do alcance de visão, eles sempre utilizavam o menor caminho possível, mesmo este sendo em território inimigo e passando na frente de guardas. Esse problema é um pouco frustrante e para contorna-lo você é forçado a controlar o personagem, fazendo todo o caminho com cliques em pequenas distancias.

Desperados III

Durante o jogo iremos controlar 2 ou mais personagens, por ser um jogo te táticas em tempo real, controlar 3 ou mais personagens pode ser um pouco desconfortável. Felizmente temos o “Showdown Mode”, que nada mais é de que uma mecânica onde paramos o tempo e definimos ações a serem realizadas por cada personagem. Essa mecânica é semelhante ao shadow mode presente em Shadow Tactics e serve para facilitar e te fornecer alternativas para progredir no mapa.

Se você achou o jogo fácil ou difícil demais, fique tranquilo, pois temos opções para customizar a dificuldade. Podemos mudar a quantidade de tipos de inimigos, quantidades de vida e munição dos personagens, tempo de detecção, quantidade de saves disponíveis e se o tempo ira parar ou não durante o modo Showdown.

Desperados III

Desperados III, além de ser um bom jogo é uma ótima forma de se reviver a franquia. Você irá precisar de um pouco de paciência para passar de alguns níveis, porem a jogabilidade é acessível para qualquer jogador, assim posso recomendá-lo para qualquer pessoa.

O vídeo abaixo mostra um pouco da jogabilidade de cada personagem e um pouco do que você pode esperar.

Confira o vídeo de gameplay de Desperados III

Desperados III

8.8

Nota

8.8/10

Positivos

  • Trilha Sonora
  • Jogabilidade
  • Ambientação

Negativos

  • Alguns Bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo