AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Summer in Mara – Lindo, cansativo e caro | Análise

Summer in Mara é um jogo lindo, mas suas mecânicas o deixam extremamente cansativo e repetitivo.

Analisado no PC


Summer in Mara é um jogo de simulação de fazenda e aventura, desenvolvido e distribuído pela Chibig, foi lançado em 16/06/2020 para PC e Switch, com versões para PS4 E Xbox One para o fim do ano.

Summer in Mara conta a história de Koa, uma garotinha que foi resgatada e é criada por Yaya Haku (uma Qüido, criatura que se parece com um peixe). Koa foi criada em uma ilha, onde Haku à ensinou a cuidar do ambiente ao seu redor sempre repondo de alguma forma aquilo que é consumido. Após a introdução, Koa está sozinha na ilha, a garota que até então nunca havia saído de lá, agora deve cuidar do lugar e após alguns eventos tem a possibilidade de explorar o mundo fora da ilha.

Summer in Mara

O jogo irá alternar entre farming simulator na ilha de Koa e exploração fora dela. Na ilha tudo é bastante comum para um farming simulator, onde teremos que preparar o solo, plantar e regar as plantas, cuidar dos animais e temos o acesso a estações de craft/criação de itens.

Fora da ilha e com o auxílio de um barco, nós iremos explorar o mundo, descobrindo novos lugares, encontrando novos NPCS e missões, além de continuar a história apresentada.

Summer in Mara

O jogo é lindo, a ambientação é bem-feita. A arte e todas as cinemáticas são agradáveis, as vezes aparece algum errinho de renderização aqui e ali, mas no geral tudo está bonito e esses pequenos problemas não tiram o brilho da arte. A trilha sonora também é muito boa, com várias músicas de fundo que se alternam de acordo com a situação vivenciada por Koa.

Infelizmente, jogabilidade e mecânicas não são o forte de Summer in Mara, backtracking e falta do que fazer são comuns ao ponto de deixar tudo cansativo e desmotivar o jogador.

Summer in Mara

Backtracking (ação de fazer o jogador voltar a áreas exploraras anteriormente para conseguir prosseguir na missão/história) é regra e você irá ficar indo e vindo sem parar. Basicamente a maior parte das quests, irá fazer o jogador voltar a lugares previamente explorados ou conversar com NPCs.

Esse tipo de mecânica é muito cansativo e a falta de ações para fazer não ajuda. Por exemplo, algumas missões te fazem andar um bocado somente para conversar com NPCs, para então algum NPC te pedir algum item. O problema é que você precisa fazer esse item, assim você tem que pegar o barco, voltar para a ilha, plantar o material e aguardar ele crescer porque não tem nada mais para fazer enquanto você espera. A única alternativa é dormir para passar o tempo necessário para a planta que você precisa crescer, para então você fazer o item.

Summer in Mara

Apesar de termos elementos de farming simulator, não existe nenhum tipo de pressão ou prazo. As plantas não morrem por falta de água, regá-las somente diminui o tempo necessário para crescerem, temos pescaria e animais, todos esses elementos acabam se tornando somente uma etapa onde criamos e conseguimos materiais para concluir missões.

O jogo está traduzido para o português, porém faltam opções básicas no menu. Por exemplo, não existe opção para mudar a resolução, o jogo abre em fullscreen e a única alternativa é usar alt+enter para colocar no modo janela. Eu jogo em ultrawide e por causa dessa falta de opções, eu acabei perdendo cerca de 10% do campo de visão superior e inferior, assim o vídeo no final dessa analise pode ter faixas pretas.

Summer in Mara

Summer in Mara é um jogo lindo, mas suas mecânicas o deixam extremamente cansativo e repetitivo. O preço cobrado é salgado para o que o jogo entrega, assim se você não gosta de ficar indo e vindo de um ponto a outro, somente para fazer ações bobas, passe longe desse título.

Confira o vídeo de gameplay de Summer in Mara

Summer in Mara

6.9

Nota

6.9/10

Positivos

  • Gráficos
  • História

Negativos

  • Mecânicas
  • Repetitivo
  • Backtracking excessivo
  • Preço

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo