AnálisesPlayStationXbox

Assetto Corsa Competizione | Análise

Um port do jogo originalmente feito para PCs, mas que se encontra limitado e com bastante trabalho a ser feito.

Analisado no PlayStation 4


Assetto Corsa Competizione é um jogo que adquiri assim que entrou em Early Access no PC e deste então tenho acompanhado o mesmo, mas dessa vez estou aqui pra falar sobre a versão recém-lançada para os consoles, em especial a versão para PS4 que foi a utilizada para esta análise.

Se você não acompanha assuntos relacionados a Assetto Corsa Competizione a primeira coisa que você precisa saber é que esta versão dos consoles, disponível desde o dia 23 de junho de 2020, é na verdade um port da versão que já existia nos PCs e é aqui que se iniciam os problemas.

Porsche durante tempestade

Assetto Corsa Competizione está disponível para os computadores desde o ano passado, 2019, e apesar de um início morno, atualmente possui uma variedade legal de conteúdo e a promessa da adição de novos carros e pistas via DLC (já anunciadas), porém o jogo foi literalmente podado para a versão de consoles, pra se ter ideia nem mesmo a possibilidade de disputas multiplayer está liberada. Em um jogo em que o maior interesse do publico é justamente por essa modalidade é praticamente injustificável que o jogo tenha sido liberado sem isso, mesmo com a promessa de que em breve você poderá bater porta com porta com seus amigos.

Outra limitação que tem irritado a comunidade está relacionado a taxa de frames do jogo que foi travada em 30fps (frames por segundo) o que em muitos casos acaba gerando um input lag tremendo e muito visível. Nem preciso dizer que em um jogo onde milésimos de segundos podem fazer toda diferença esse tipo de problema causa muita interferência na experiência toda.

Imagem do cockpit

Um ponto que pode ser um problema para algumas pessoas é o conteúdo, Assetto Corsa Competizione inicialmente conta com poucos carros e pistas, porém já está disponível uma DLC que introduz quatro novas pistas (Kyalami, Suzuka, Laguna Seca e Mount Panorama) e foi anunciada uma nova DLC que irá acrescentar 11 novos carros GT4. Com isso o jogo vai se tornando maior no quesito diversidade de conteúdo, uma estratégia que foi muito bem executado em outro jogo do gênero (Gran Turismo Sport) e sendo bem sucedida tem tudo pra dar certo e tornar Assetto Corsa Competizione um jogo cada vez maior.

Deixando os problemas para trás podemos destacar a qualidade do áudio desse jogo, jogar com um fone de ouvido e ouvir o ronco dos motores de cada um dos carros é uma experiência excelente, com uma qualidade e fidelidade que em minha opinião são as melhores dessa geração de consoles.

No quesito gráfico, apesar dos 30fps, o jogo apresenta uma boa qualidade dos modelos dos carros e na representação das pistas, mas peca quando o assunto é chuva, claramente o gráfico das chuvas nos replays nada mais é do que gotas despencando em frente a câmera, sem qualquer influencia sobre os veículos, fica evidente que os carros permanecem “secos” (com exceção dos vidros), sem qualquer partícula ou gota de chuva sobre a carroceria, mesmo durante os momentos de chuva forte.

Carro seco na chuva

Outro ponto que achei bem executado em Assetto Corsa Competizione é a física, algumas pessoas podem dizer que não é a mais fiel ao mundo real, mas sinceramente pro meu gosto está excelente. O jogo inicialmente, lá no Early Access para PC me desanimou bastante, pois estava com uma jogabilidade muito próxima ao que hoje temos no Project Cars 2, ou seja, carros mais ariscos e instáveis na pista, mais difíceis de serem controladores e principalmente de se manter um nível de consistência. Mas atualmente, depois de alguns updates, o jogo diminuiu essa questão e tornou tudo mais justo, mais fácil de se adaptar e conseguir alcançar um nível jogável.

Pros adeptos de realidade, o nível de detalhes customizáveis em Assetto Corsa Competizione é excelente, seja em coisas mais básicas como, por exemplo, um botão para ignição do carro, para acionamento do limpador de para-brisas ou coisas mais complexas como as opções de configurações do carro, como, pressão de pneus, ângulo de cambagem, níveis de controle de tração e ABS e muito mais.

Opções de setup

Por fim, Assetto Corsa Competizione me parece um jogo apressado, que poderia ser guardado para um lançamento onde já estivesse com os conteúdos já anunciados disponíveis e com toda a estrutura multiplayer funcional. Com certeza esse é um jogo que promete um futuro respeitável, com um conteúdo caprichado e com um excelente sistema de nivelamento multiplayer, porém pode ser preciso aguardar esse prazo de maturação até que possamos contar com mais uma excelente opção no ramo de simuladores, mas pelo menos não temos o preço cheio de jogos sendo praticado com Assetto Corsa Competizione e os seus R$ 164,90 (valor da PlayStation Store momento da publicação desta análise) podem ser um fator convidativo para a compra.

Assetto Corsa Competizione

8.5

Gráficos

7.0/10

Som

10.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Diversão

9.0/10

Positivos

  • Qualidade de som
  • Física
  • Gerenciamento de Setup

Negativos

  • Falta de Multiplayer
  • Gráficos travados em 30 fps
Botão Voltar ao topo