AnálisesPCVR

Pangman | Análise do beta

Produto ainda em desenvolvimento, portanto partes dessa análise podem estar em desacordo com a versão final.

Analisado no PC com Windows Mixed Reality


Pangman é um jogo de tiro arcade exclusivo para VR, que está sendo desenvolvido pela Ivanovich Games, sua versão de PCVR tem data de lançamento prevista para 25/08/2020, com a versão de PSVR prevista para mais tarde.

Pang é um jogo lançado em 1989 para arcade, com um gameplay melhorado de Cannon Ball (jogo lançado em 1983 para MSX), onde devemos utilizar arpoes para destruir esferas. Pang possui vários nomes e versões diferentes, foi portado para várias plataformas e se você cresceu durante os anos 90, provavelmente já jogou alguma de suas versões.

Em Pangman, várias esferas vermelhas invadiram a Terra, escravizaram os humanos e os aprisionaram para servir de fonte de energia. Para manter os humanos sobre controle, elas criaram um mundo virtual, nós jogamos com Eon Buster um dos poucos humanos que conseguiu escapar desse mundo virtual e agora luta contra as esferas para libertar a humanidade.

Pangman nada mais é do que uma adaptação das mecânicas do jogo tradicional para o universo da VR, qualquer semelhança com Matrix é mera coincidência.

Pangman

Aqui nós somos colocados dentro de uma sala fechada e devemos eliminar esferas com o auxílio de duas pistolas. Podemos jogar solo ou em co-op e temos um modo cooperativo para até 8 jogadores.

Assim como o jogo tradicional, sempre que você acertar uma esfera ela irá se dividir em duas menores, temos alguns obstáculos como vidros e alguns efeitos como o de congelar o tempo. O diferencial é que podemos andar pelo cenário, algo que é bastante desafiador quando se tem várias esferas espalhadas, pois caso uma encoste em você é game over.

Os gráficos do cenário são legais, o mapa ao redor da arena é detalhado e a temática varia de acordo com a região em que a arena se encontra, infelizmente os modelos das mãos e das armas são básicos e não possuem detalhes. Os sons no geral são genéricos, nada de especial aqui, apesar de existir um narrador que fala quando ativamos alguma habilidade ou eliminamos uma sequência de esferas.

Por estar em acesso antecipado é compreensível que o jogo tenha bugs e eu acabei encontrando alguns. Primeiramente, você pode atirar com as pistolas ou arremessa-las como um arpão, porém na versão testada, ambas armas apresentavam um atraso de ativação, fazendo com que a ação ocorresse cerca de meio segundo após o aperto do botão. Outro problema encontrado foi na área de jogo, eu podia me mover pelo mapa utilizando os controles, mas ao dar um passo à frente, atrás ou para os lados, a tela ficava escura com a mensagem de fora da área de jogo.

Pangman

Apesar dos problemas encontrados, Pangman está indo em um bom caminho. O jogo é divertido e bastante desafiador, na minha opinião, essa é uma experiência melhor aproveitada se jogada em co-op.

O jogo ainda está em desenvolvimento e atualmente não tem preço definido, assim só nos resta esperar por atualizações.

Confira o vídeo de gameplay do beta de Pangman

 

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo