AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Superliminal – Simples e ao mesmo tempo complexo | Análise

Um jogo de Puzzles que deveria dar uma chance!

Analisado no PlayStation 4


Imagine você, estar dentro de uma sala cheia de objetos como bolas, peças de tabuleiros, dados, corredores extensos, móveis dos mais diversos formatos, enfim, uma verdadeira salada de esquisitices. Isso é apenas uma parte do que se pode esperar de Superliminal.

Puzzles costumam afastar uma parcela de jogadores que não estão acostumados com um gameplay mais focado na resolução de problemas, porém Superliminal tem aqui uma carta na manga.

Superliminal

Você está dentro de uma experiencia de “sono controlado”, porém algo dá errado e você não consegue sair deste sonho. Durante a jogatina, dicas e áudios dos supostos “cientistas” desenrolam o andar das ações que você deve tomar. É inegável o trabalho que os desenvolvedores tiveram com Superliminal, pois, além de gráficos agradáveis, toda a ambientação do game e o uso da perspectiva dá o tom de profundidade. Em resumo, nem tudo é o que parece até que você veja mais de perto.

Partindo desta ideia um tanto quanto interessante e se tratando de um game em terceira pessoa, a reconstrução das peças, dos encaixes é primordial para que você avance em toda a campanha.  Em um primeiro momento parece que será algo chato e monótono, mas não se engane.

Superliminal

As dicas que o jogo lhe dá são engraçadas e levemente acidas e de uma forma quase que carinhosa, dando a entender que você é um pouquinho “burro”. De fato, fica difícil descrever com palavras e praticamente estragaria a experiencia.

Esse tipo de mecânica é o que fazem com que jogos de puzzles entrem no campo do “ame ou deixe-o” e Superliminal passa longe de ser um “deixe-o” pelo simples fato de ser diferente. A mágica está na criatividade, pois ao desvendar um puzzle, imediatamente vem a sensação do “porque não pensei nisso antes”, e tudo isso de forma natural, fazendo com que você queira passar pela próxima etapa, desafiando a ti mesmo.

Superliminal

Os gráficos e efeitos sonoros cumprem suas funções e são peças fundamentais para o gameplay pois estamos falando de um game totalmente puzzle e que requer atenção do jogador. O ambiente passa por diversas mudanças durante o modo campanha e a trilha sonora brinca com isso de forma genial, mas essa parte cabe ao jogador descobrir, para não estragar a surpresa

Superliminal é simples e ao mesmo tempo complexo. A cada nova área descoberta é um desafio a completar, porém se reinventa de forma divertida e instigante. O fato do game brincar com a perspectiva dos objetos espalhados pelo cenário não o deixa com cara de entediante.

Superliminal

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Desafiador
  • Divertido
  • Instigante

Negativos

  • Curto
  • Poucas opções de modo de jogo

Thiago Bonito

Administrador, apaixonado por vídeo game, já sofri quando queimei meu Atari, super fã de jogos clássicos e economizando até a alma para comprar o PS5 no dia do lançamento
Botão Voltar ao topo