AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated | Análise

Diversão e risadas não faltam aqui!

Analisado no Xbox One X


SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um remake fiel do clássico jogo do Bob Esponja, que foi originalmente lançado em 2003 para os consoles da sexta geração e para o PC, este remake foi produzido pela Purple Lamp Studios e publicado pela atual THQ Nordic, o jogo está disponível para PS4, Switch, PC e Xbox One.

Em SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated temos mais uma vez que salvar a fenda do biquíni dos planos maléficos e desastrosos do Plankton, dessa vez nosso querido “vilão” criou uma máquina duplicadora que infestou tudo com terríveis robôs e cabe aos nossos heróis resolver toda essa bagunça.

SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

No game temos a possibilidade de jogar com os três personagens mais famosos da série, Patrick Estrela, Sandy Bochechas e claro, Bob Esponja Calça Quadrada, cada personagem tem habilidades únicas e algumas são equivalentes, por exemplo, todo eles podem dar salto duplo, e possuem pelo menos um tipo de ataque, mas só o Bob Esponja pode se pendurar de bungee jumping pela cueca para coletar itens, o Patrick tem a capacidade de carregar e arremessar objetos, entre eles gela-fruta e alguns inimigos, já a Sandy tem a capacidade de se manter mais tempo no ar com a ajuda do seu laço, ela também tem a possibilidade de laçar um inimigo e puxar para perto.

Essas diferenças na jogabilidade de cada personagem abre um leque muito interessante de estratégia, fazendo com tenhamos que experimentar a jogabilidade com um ou outro personagem, além disso, essa mecânica possibilita caminhos diferentes para cada um, essa troca é facilmente feita nos pontos de ônibus, mas não é feita de forma livre, por exemplo, em uma fase onde você deve jogar com o Patrick e o Bob Esponja, a Sandy não estará disponível, e vice-versa, apenas o Bob é selecionável sempre.

Um detalhe importante da jogabilidade que não podemos deixar de fora é o fato de que jogo dessa época era cheio de colecionáveis, e aqui não são poucos, temos os objetos brilhantes, que são a moeda local, elas variam de cores e valores, temos as espátulas douradas que são ganhas após completarmos a missão, coletadas em áreas escondidas ou de difíceis acesso do cenário ou ainda, comprando elas do Sr. Siriguejo, e por fim, temos que coletar meias perdidas do Patrick.

Falando sobre as fases, SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated segue o estilo de jogos de plataforma em 3D daquela época (2003), ele possui um hub central e da lá partimos para as fases pela região, sempre com o auxílio do taxi, para poder liberar uma nova área é necessário atingir um número de espátulas douradas, cada área é grande e separada em várias etapas que podem ser acessadas conforme você progride, elas ainda permitem que você volte e cumpra objetivos que deixou para trás, seja com o mesmo personagem ou com outro.

SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Visualmente falando o remake ficou impressionante, tudo é lindo, ultra colorido e remete facilmente a fenda do biquíni que muitos de nós crescemos assistindo, afinal, vocês podem não ter se dado conta, mas Bob Esponja Calça Quadrada estrou em 1999, pois é, ele tem mais de 20 anos de existência. Outro ponto que podemos destacar é que a versão testadas tinha legendas e menus em português brasileiro, um bom toque que muitas produtoras deixam de fora de alguns remasters e até alguns remakes, mas que a THQ Nordic não deixou. A trilha sonora é boa, combina muito bem com o game, mas pode se tornar um pouco cansativa depois de um tempo.

Como não é segredo, quase não existem games perfeitos e SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated tem alguns detalhes um pouco chatos, principalmente na jogabilidade, por exemplo, entre os três personagens jogáveis o Patrick parece o mais complicado de controlar, mas ainda assim, os outros dois tem alguns problemas de precisão no pulo, não chega a atrapalhar, mas pode irritar um pouco, além disso, alguns inimigos ficam diretamente na sua linha de salto, disparando e atacando, fazendo que a queda no precipício seja iminente e por fim, como falado acima a trilha pode cansar depois de um tempo, porque apesar de boa as fases são muito longas, chegando a passar de uma hora em algumas situações, principalmente se o jogador for perfeccionista e quiser coletar tudo!

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é jogo muito agradável no geral, ele cumpre de forma exemplar a missão de resgatar um game que já era bem avaliado de um dos personagens mais icônicos desta era sem inventar demais ou querer recriar a roda, apesar de ter alguns pequenos problemas o conjunto sobressai e entrega horas e mais horas de diversão com personagens carismáticos e um gameplay variado, além de tudo, seu preços é bem convidativo em algumas lojas, vale a pena conferir.

Confira o vídeo com 1 hora de gameplay de SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

 

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Diversão é o ponto alto
  • Fator nostalgia importa, mas o jogo entrega bastante
  • Visualmente é lindo
  • Vocês estão prontas, crianças?
  • O preço

Negativos

  • Alguns problemas de jogabilidade
  • A trilha fica cansativa depois de um tempo
  • Algumas fases são muito longas

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo