AnálisesPCPlayStationXbox

Wasteland 3 – Estratégia com muita customização e diversão | Análise

Wasteland 3 entrega uma experiência bastante sólida, o jogo é de fato muito prazeroso de jogar

Analisado no Xbox One X


Wasteland 3 é um jogo de RPG de estratégia com combates em turno, foi produzido pela inXile Entertainment e nos consoles é publicado pela Deep Silver, o jogo será lançado amanhã, dia 27 de agosto para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Em Wasteland 3 o mundo está desolado, passaram-se mais de cem anos após a guerra nuclear que destruiu boa parte do planeta, os Rangers estão a caminho do Colorado, atendendo ao chamado do Patriarca, que é considerado o dono da região, no caminho a equipe sofre uma emboscada que não fica claro se foi de fato provocado pelos inimigos declarados ou se existem coisas mais obscuras por trás disso.

Wasteland 3

Logo de início o Patriarca nos oferece uma área para ser o novo quartel general dos Rangers, um espaço um tanto quanto destruído, mas ainda assim de grande serventia, afinal é ali que vamos prosperar e reconstruir nossa base, conquistando novos recrutas e especialistas como médicos, mecânicos e cientistas. Falando em recrutas, logo no começo você deve escolher quem serão seus dois primeiros Rangers, ai começa sua estratégia de jogo, uma vez que dependendo de sua escolha sua equipe será melhor em combate ou em estratégia, mas você pode escolher uma que seja mais neutra, isso talvez seja de grande ajuda para aqueles não familiares com a série.

Quando de fato o jogo começa fica claro que Wasteland 3 segue sua fórmula de sucesso, você pode se aproximar de forma um tanto quanto sorrateira dos inimigos, separar as unidades para posicioná-las antes do combate e ainda decidir algumas estratégias antes de atacar, mas caso seja detectado pelo inimigo o tabuleiro se forma imediatamente, como se fosse um encontro surpresa, então vá com calma na movimentação, a não ser que você queria partir de fato para o ataque, se essa for a intenção, pode chegar atirando.

Wasteland 3

Uma vez dentro do tabuleiro cada personagem possui um número de AP (action points) e ai ele funciona como outros jogos no estilo, onde esses AP serão usados para cada ação que você determine ao personagem, incluindo movimentação, uso de itens, habilidades especiais, e claro, o ataque. Cada personagem tem um número de AP, e isso varia de acordo com as estatísticas de cada um, com isso é necessário pensar bem como agir e calcular com a melhor precisão possível os passos dados e qual é o número de AP usado no ataque, as vezes é melhor posicionar os personagem com algum tipo de cobertura e deixar eles no modo emboscada para que ajam de acordo com o ataque do inimigo.

Partindo do principio de que estamos falando de um RPG, Wasteland 3 não decepciona nem um ponto se quer nessa área, ele é um genuíno jogo do gênero, as opções são absurdamente amplas e complexas, você pode customizar praticamente tudo em seus personagens, indo desde a aparência, equipamentos, armas, habilidades, personalidade, familiaridade com estilos de arma e jogo, ciência, mecânica, liderança… enfim, daria para ficar um tempo gigantesco só falando de tudo que é possível mudar ou escolher no game.

Wasteland 3

Um ponto importante do jogo é o quanto seu sistema de progressão é competente, em momento algum eu senti que estava aquém daquele capítulo, claro, que cada um tem sua indicação de nível sugerido, mas uma vez que você está nesse nível, basta pensar bem nos movimentos e posicionamento que é possível vencer. Outra coisa que é muito importante salientar é o quão importante as escolhas do jogador são para todo o desenrolar da trama, de fato não existe uma resposta errada, mas existem escolhas fatais, todas as suas ações refletem em uma resposta imediata do outro lado ou ainda algo que afeta o nível de confiança dos demais sobre os Rangers, seja do Patriarca, dos policiais ou de cada grupo que você tenha contato, então analise bem seus atos e vai de você escolher o modo que prefere agir, se vai ser mais incisivo e deliberadamente atacar e impor sua força ou se vai ser mais diplomático e ir conquistando seu espaço.

Wasteland 3

Apesar da visão superior é possível em quase todos os momentos usar o analógico direito para aproximar ou afastar a câmera, em alguns cenários esse movimento é mais limitado, principalmente nos momentos de exploração, na batalha é mais livre, no quesito gráfico Wasteland 3 apresenta um produto bem acabado, mesmo com tudo relativamente pequeno na tela é possível notar pequenos detalhes no cenário, nos NPCs e claro nos personagens, uma vez que cada item que é equipado muda o visual deles no menu e isso se aplica também ao modelo dentro do jogo, é nítido. Esse capricho se estende também aos companheiros pet, uma vez que é possível conquistar a confiança deles para que acompanhe a equipe, sejam gatos, cachorros, raposas, lobos e até porcos de guerra!

Wasteland 3

A trilha sonora é muito boa, com sonorização ambiente durante todo o cenário e algumas músicas bem cativante durante as batalhas, o que ajuda a dar o tom de ação para esses momentos, infelizmente o jogo não tem suporte nenhum ao nosso idioma, então nada de vozes, legendas ou até mesmo a interface em português.

É preciso dizer que o jogo apresenta sim alguns bugs e erros menores, o que é esperado em um jogo dessa escala, e alguns desses erros já estavam previstos uma vez que foi analisado uma versão antes do lançamento do jogo, eu mesmo tive apenas dois erros grandes, o primeiro saindo de uma sala pra outra o jogo todo ficou preto, apenas com os elementos da tela funcionando mas sem todo o cenário e personagens e logo na sequência, mesmo carregando o save novamente o game simplesmente fechou. Outros erros menores como um botão de ação não funcionar ou ainda personagens ficarem meio malucos em alguns pontos do cenário também ocorreram mas nada que comprometa a experiência, talvez a única coisa que compromete um pouco a fluidez do jogo é o tempo do carregamento de algumas áreas, mas isso uma vez feito, costuma-se levar um bom tempo até o próximo.

Wasteland 3

Em conclusão, Wasteland 3 entrega uma experiência bastante sólida, o jogo é de fato muito prazeroso de jogar, ele dá inúmeras possibilidades de upgrades fazendo com que você possa dosar muito bem cada membro da equipe, a opção de escolha das resposta também influência muito na forma que você pretende jogar e interferir na história do jogo, afinal, quem é o vilão nisso tudo? Cabe a você descobrir.

Confira o vídeo de gameplay de Wasteland 3

Wasteland 3

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Customização
  • O tom de sarcasmo
  • A trilha sonora

Negativos

  • Não tem suporte algum ao Pt-Br
  • O tempo de alguns loadings

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo