AnálisesPCVR

Suicide Guy VR – Haja paciência! | Análise

Apesar de parecer uma pessoa nada saudável, o personagem caiu em um sono e não está querendo se matar.

Analisado no PC com Windows Mixed Reality


Suicide Guy VR é um jogo de puzzles desenvolvido por Fabio Ferrara, distribuído pela Chubby Pixel e lançado em 24/07/2020 para PC VR.

Suicide Guy VR é a versão de Suicide Guy (2017) para realidade virtual. Para quem não conhece, Suicide Guy é um jogo de puzzles onde o objetivo é achar uma forma de matar o personagem, mas calma, o personagem não morre de verdade.

Suicide Guy VR

Apesar de parecer uma pessoa nada saudável, o personagem caiu em um sono e não está querendo se matar. Todos os puzzles e “mortes” são na verdade sonhos e sua mente está tentando acorda-lo, para tentar salvar um objeto “precioso” que está prestes a ser destruído.

Eu joguei usando WMR e já adianto, haja paciência. Início do jogo e tudo está funcionando, um analógico para andar o outro para a câmera, botões de trigger e grab funcionando, os primeiros níveis servem como um tutorial e ai me deparei com uma imagem de um controle do Valve Index. Sim, o jogo não reconhece os controles nativos, o touchpad não funciona, mas pelo menos as funções de pular e abaixar são vinculadas aos botões de menu do WMR.

Suicide Guy VR

Todo mapa possui um puzzle e para resolve-lo você terá de interagir com botões e alavancas, arremessar itens e pular em plataformas. As partes de arremesso e plataforma que funcionam na versão original, são o total oposto na versão VR, é aqui aonde a paciência acaba.

Por diversas vezes eu não consegui arremessar um objeto, simplesmente porque ao fazer o movimento, o objeto encostava ou esbarrava no corpo do personagem, por causa disso o objeto acabava indo para a direção oposta ou perdia totalmente a força do arremesso. Não preciso dizer o quanto isso é frustrante, ainda mais quando você faz o movimento mais aberto e mesmo assim parece que o objeto é atraído e sempre esbarra no corpo do personagem.

Suicide Guy VR

Se arremessar era frustrante, as partes de pulo e plataforma me fizeram dar rage quit várias vezes. Pular e agarrar são extremamente imprecisos, você precisa lutar contra os controles, um movimento errado e você erra o pulo, isso quando o jogo reconhece o pulo e você simplesmente não sai andando e cai no vazio ou quando o personagem decide que não vai agarrar. Agora imagina cair na metade de um puzzle e ter de começar tudo do início, ninguém merece.

Os puzzles em sua maioria são simples e alguns mapas possuem referências a outros jogos, como Portal e Super Mario. Os níveis são de dois tipos, temos mapas curtos geralmente em ambiente fechado e mapas longos em ambiente aberto com plataformas. Os mapas curtos são até agradáveis de se jogar, já nos mapas longos você terá de conviver com os problemas citados acima, infelizmente o jogo possui poucos níveis curtos.

Suicide Guy VR

Além dos problemas com os controles, o jogo possui outros bugs, como itens e objetos que simplesmente desaparecem nas paredes ou no chão após serem empurrados. Felizmente esses outros problemas aconteceram poucas vezes, mas mesmo assim me fizeram ter de reiniciar o jogo.

Suicide Guy VR é uma aventura para quem tem paciência, infelizmente o que funcionava na versão flat de 2017, não funciona bem na versão VR e apesar do preço ser camarada eu prefiro não recomendar esse título. Se mesmo assim você se interessou eu recomendo adquirir a versão normal sem VR.

Suicide Guy VR

Confira o vídeo com o gameplay de Suicide Guy VR:

Suicide Guy VR

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Preço
  • Funciona

Negativos

  • Controles
  • Bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo