AnálisesPC

Dungeons of Edera: Tem potencial, mas precisa melhorar | Análise

Dungeons of Edera está em acesso antecipado, sendo assim essa análise pode não representar o produto final.

Analisado no PC


Dungeons of Edera é um RPG, dungeon crawler com elementos rogue lite, que está sendo desenvolvido e distribuído pela Monster Tooth Studios. Atualmente ainda em desenvolvimento, teve seu acesso antecipado lançado para PC em 28/08/2020.

Dungeons of Edera é um jogo de RPG dungeon crawler, que te coloca para explorar e enfrentar perigos escondidos em masmorras. Com tudo sendo gerado de forma procedural, nenhum nivel é igual, explore, lute, sempre de olho da retaguarda, pois aqui temos um sistema rogue-lite com “full loot”.

Dungeons of Edera

Na build jogada, estavam disponíveis dois modos de jogo, Campanha e Dungeon Runner. O modo campanha conta a história do continente de Edera e os conflitos internos entre facções que buscam o controle sobre toda a região. Nesse modo nosso personagem busca vingança contra a facção que assassinou sua família e para isso precisamos criar um exército, combater os invasores e restaurar a paz em Edera. O modo dungeon runner não possui história, aqui temos somente dungeons, monstros e itens, com todos os upgrades e habilidades disponíveis para serem adquiridos

O sistema de dungeons é procedural, toda dungeons é tecnicamente “diferente” com algumas ressalvas. Na versão testada estavam disponíveis somente 3 cenários, caverna, campo e castelo, apesar do mapa ser diferente o ambiente não era e passava a impressão de sempre estarmos no mesmo lugar.

Dungeons of Edera

A geração procedural também influencia no tipo de inimigo que iremos encontrar. Temos, humanos (bandidos), goblins, orcs e outros monstros, esses também serão aleatórios, salvo casos onde uma missão te envia para eliminar um tipo certo de inimigo.

O jogo conta com um sistema rogue-lite, assim você irá encontrar vários itens durante a exploração. Ao terminar o mapa você pode levar todos os itens consigo e guarda-los em um baú, porem caso morra durante a exploração, você irá perder tudo o que está equipado no personagem e tudo que está no seu inventario, com exceção de alguns itens que são ligados ao personagem. Isso pode parecer um pouco frustrante, porem o jogo te ajuda, eu notei que sempre que morria a chance de encontrar bons itens aumentavam e bastava uma ou duas masmorras para conseguir equipar o personagem novamente.

Dungeons of Edera

Bugs, bugs e mais bugs. Eu entendo que o jogo ainda está em acesso antecipado, mas olha, a quantidade de bugs e problemas que encontrei foi enorme, e alguns chagaram a acabar com minha paciência.

Para começar o sistema de geração procedural é falho principalmente se você estiver jogando no modo campanha, mas me deixa explicar melhor. Geralmente as missões pedem para você coletar x itens ou matar x monstros, acontece que por várias vezes os itens apareciam bugados no chão ou nas paredes e os inimigos também, para piorar algumas missões pedem para você matar poucos inimigos de um tipo especifico, cada dungeon terá a quantidade exata ou um ou dois amais, é aqui que eu apertei alt + f4 algumas vezes.

Dungeons of Edera

Por várias vezes eu entrei na dungeon, matei 3 inimigos, só para descobrir que os outros se mataram em alguma das armadilhas espalhadas pelo cenário ou estavam travados nas paredes, para piorar caso você esteja lutando contra um inimigo e uma armadilha ou dispositivo acerte o último golpe, esse inimigo não irá contar para sua missão. A cereja do bolo é que se você usar o portal e sair da dungeon, sem antes ter completado a missão, o progresso será reiniciado e você terá de começar tudo de novo, não preciso dizer que sempre que uma das situações citadas acima ocorria, a barra de rage aumentava.

Esses não foram os únicos problemas, eu também tive de conviver com itens que simplesmente desapareciam do inventario e as hitboxes imprecisas que me renderam várias mortes. Como dito anteriormente, o jogo está em acesso antecipado e todos esses problemas podem ser corrigido em futuras atualizações.

Dungeons of Edera

Problemas aparte, Dungeons of Edera possui um conceito interessante e promissor, temos vários itens e diversas possibilidades de builds, a exploração e boa e eu sempre voltava ao jogo após a cabeça esfriar. Se você se interessou, eu recomendo que espere por atualizações, agora se quiser comprar saiba que nada data dessa publicação, o jogo ainda estava em acesso antecipado e você poderá encontrar vários problemas.


Confira o vídeo com o gameplay de Dungeons of Edera:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo