AnálisesPC

Aquanox Deep Descent – Experiência solida para fãs | Análise

Aquanox Deep Descent consegue trazer uma experiência solida para quem é fã dessa série, porém pode não agradar quem não conhece a franquia.

Analisado no PC


Aquanox Deep Descent é um jogo de “simulação e combate submarino” desenvolvido pela Digital Arrow, distribuído pela THQ Nordic e lançado para PC em 16/10/2020.

Para quem não conhece, a série Aquanox começou lá atrás no meio dos anos 90, tendo seu último jogo lançado em 2003. Foram 17 anos de espera, durante esse tempo, tivemos alguns projetos cancelados que nunca chegaram nas mãos dos fãs. Enfim, prenda seu fôlego pois, Aquanox Deep Descent irá te levar novamente para o fundo do oceano, nesta que é uma experiência solida para quem gosta da série.

Aquanox Deep Descent

Em Deep Descent, a superfície da Terra está inabitável por conta do apocalipse nuclear e a humanidade foi forçada a tentar sobreviver em estações subaquáticas. Não pense que essa situação mudou a forma como as pessoas e a sociedade se comportam, apesar de todos os acontecimentos, o mundo subaquático e separado em facções que estão em constante conflito, ser frio e calculista é uma questão de sobrevivência.

A história é simples e solida, jogamos com uma equipe de 4 Crios (humanos que estavam em sono criogênico) que pertenciam a um projeto secreto, a equipe foi acordada e agora precisa se adaptar a essa nova realidade ao mesmo tempo que tentam recuperar suas lembranças.

Aquanox Deep Descent

Tudo é bastante linear, você vai de objetivo em objetivo, missão em missão e o pouco de exploração se resume a coletar materiais em destroços que podem ser achados pelos mapas. Mapas estes que não são grandes, poucos minutos navegando e você já está na outra ponta, pelo menos a ambientação é boa e durante o trajeto você realmente se sente um pouco claustrofóbico dentro do submarino.

Se você está acostumado com jogos de simulação espacial, controlar os submarinos será uma tarefa fácil. Os submarinos em Aquanox tem controle parecido com naves espaciais encontradas em outros jogos, você pode rotacionar em todos os eixos e impulsionar em todas as direções, temos armas, escudos e casco. Claro que estamos no fundo do mar e não no espaço, os submarinos tem baixa velocidade e tudo é mais lento, isso é questão de costume e basta pouco tempo de jogo para você pegar o ritmo.

Aquanox Deep Descent

Os controles são bons mas, infelizmente não temos suporte para HOTAS nem à VR, você terá de se contentar com a tela do seu monitor e jogar com teclado e mouse ou com um controle. Esse jogo no VR e HOTAS seria uma experiência interessante, quem sabe uma futura atualização.

Graficamente Aquanox Deep Descent é ok, existem elementos bem desenhados que passam a impressão de um jogo atual, assim como elementos que deixam o jogo com a cara de um titulo lançado a uma década atrás. Os cockpits dos submarinos são bem feitos, cada um possui um cockpit diferente com uma interface diferente, o ambiente também é legal, existem alguns elementos que se repetem mas no geral a ambientação é boa para um jogo indie. O lado ruim aqui são os menus e a interface das estações, tudo é simples demais e um pouco confuso, essas interfaces lembram as encontradas em jogos lançados por volta de 2010 ou até antes.

Aquanox Deep Descent

A trilha sonora não é o forte desse titulo, os sons são bastante genéricos e não contribuem muito para a ambientação. O voice acting é ruim e bastante forçado, apesar de presente nas falas e mensagens, as vozes são bastante genéricas e acabam não contribuindo nada para uma melhor ambientação, mas o pior de tudo são as musicas de batalha. Ao invés de algo mais sombrio que deixe tudo com mais suspense, as musicas de batalha no geral são musicas “divertidas” e acabam quebrando o clima, você sai do silencio do fundo do mar, para uma batalha tensa e de repente começa a ouvir “dance music”.

Por se tratar de um indie com orçamento limitado, Aquanox Deep Descent consegue trazer uma experiência solida para quem é fã dessa série, porém pode não agradar quem não conhece a franquia. O jogo conta com modos co-op e PvP, mas na data dessa publicação, durante o co-op somente o host da sessão salvava o progresso e equipamentos, o que acaba comprometendo a experiência de quem quer jogar em grupo. O preço é um pouco salgado pelo que o jogo oferece, assim eu prefiro recomendar esse titulo somente em promoção.

Aquanox Deep Descent

Confira o vídeo o vídeo de gameplay de Aquanox Deep Descent:

Aquanox Deep Descent

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Ambientação
  • Diferenciado

Negativos

  • Trilha Sonora
  • Vozes
  • Interface dos Menus

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo