AnálisesPCPlayStationXbox

Watch Dogs: Legion – “God Save the Watch Dogs” | Análise

Watch Dogs Legion não possui personagens principais, você joga com recrutas e tecnicamente é possível recrutar e jogar com qualquer NPC da cidade

Analisado no PC


Watch Dogs Legion é um jogo de ação e aventura desenvolvido e distribuído pela Ubisoft, foi lançado em 29/10/2020 para PC, PS4 e Xbox, com versões de PS5 e Xbox Series confirmadas.

Após alguns atrasos e adiamentos, Watch Dogs Legion finalmente foi lançado. Se você não conhece, Legion é o terceiro título da franquia Watch Dogs, essa terceira entrada traz melhorias e acerta em alguns aspectos, mas erra a mão feio em outros, vamos para a análise.

A começar pelos melhores pontos que na minha opinião são os gráficos e a performance. Quem lembra da apresentação do primeiro Watch Dogs lá em 2013, um jogo lindo e rico em detalhes para a época, mas que infelizmente sofreu um downgrade gráfico gigantesco no seu lançamento, com uma versão final que não chegava aos pés da apresentação. O segundo jogo também recebeu bastante críticas pois usava uma palheta de cores bastante agressiva e não conseguiu chegar perto daquela primeira apresentação.

Watch Dogs Legion

Legion chega trazendo os melhores gráficos da franquia, Londres é linda e cheia de detalhes. A cidade é muito bem retratada em uma temática futurística, onde a sociedade tradicional e alternativa se misturam. Durante a jornada você irá encontrar ambientes incrivelmente detalhados, das fachadas dos prédios ao grafite e arte urbana. As cores estão na medida certa e a iluminação do ambiente está incrível, tudo fica melhor ainda durante a noite com os efeitos de luz e reflexos das construções e poças d’agua.

Normalmente a qualidade gráfica tem um impacto muito alto na performance, mas esse não é o caso aqui. A Ubisoft vem abandonando o DX11 e adotando APIS mais “modernas” em seus novos títulos, Ghost Recon Breakpoint é um exemplo, com atualizações que trouxeram suporte a API Vulcan, melhorando muito o desempenho. Legion segue esse mesmo ritmo, o jogo traz suporte a DirectX12 e foi muito bem otimizado, nada de quedas de frames aleatórias ou crashes, eu consegui rodar o jogo em qualidade máxima acima de 60 frames durante toda a campanha sem nenhum crash ou problemas de performance.

Se a Ubi acertou esses dois pontos, infelizmente ela errou a mão no restante do jogo. Não quer dizer que o restante é ruim e sim, que o conteúdo é inferior se comparado aos outros 2 jogos da série.

Watch Dogs Legion

Sem Spoilers. Ambientado em uma Londres futurística, Watch Dogs Legion traz uma história fraca e clichê. Em Legion, a DedSec londrina foi acusada de um crime que não cometeu, tendo sua base invadida e seus integrantes apreendidos. Agora rotulada como uma organização terrorista, os sobreviventes desse golpe precisam tentar limpar o nome da DedSec, além de lutar para devolver o controle de Londres para as pessoas.

No geral a história de Legion é bastante rasa e clichê, não existe profundidade ou background dos personagens envolvidos, carisma aqui é coisa rara. Alguns dos vilões até possuem missões interessantes, porem o desfecho de cada um é muito simples, você com certeza não irá se lembrar de ninguém e nem dessa história.

Não é de hoje que a Ubisoft recicla ideias e gameplay de suas franquias, Watch Dogs não é diferente, muita coisa do primeiro jogo foi simplificada no segundo, este pelo menos teve a adição de gadgets. Legion simplifica ainda mais as mecânicas e tenta expandir de forma desastrosa os gadgets.

Watch Dogs Legion

O carrinho saltador e o quadcopter introduzidos em Watch Dogs 2, saem e dão lugar a um robô aranha e drones em Legion. O robozinho aranha é usado para acessar os dutos de ventilação e os vários tipos de drone são usados de acordo com a necessidade, temos até um drone de carga que pode ser usado como meio de transporte para acessar lugares mais altos.

O problema é que apesar de todos esses gadgets te darem a opção de um modo “furtivo”, essa possibilidade não existe na maioria das missões, mas deixa eu explicar melhor. É possível utilizar o robô aranha ou um drone, para fazer todo o percurso coletando informações, abrindo portas, tudo de forma remota e em modo furtivo. Porem ao chegar na parte onde é preciso realizar o download de informações, sempre que você começar a realizar esse procedimento, os guardas serão notificados que o servidor está sendo atacado e sua posição será revelada para todos os inimigos.

A questão é que mesmo que você esteja escondido em um prédio do outro lado da rua, os inimigos vão te identificar e irão te atacar. Eu cansei de fazer todo o caminho de modo remoto e furtivo, apenas para receber a mensagem de que o meu personagem estava sendo atacado. Para piorar, eu diria que 80% das vezes, em que eu saia do controle do robô e voltava para o personagem, eu me deparava com um cenário praticamente impossível de ser vencido, com vida baixa e cercado de inimigos. Com esse modo remoto por gadgets quebrado, eu decidi invadir os locais controlando somente o personagem e tentando eliminar os inimigos de modo furtivo, quando errava ou não dava certo, era tiro porrada e bomba mesmo.

Watch Dogs Legion

Watch Dogs Legion não possui personagens principais, você joga com recrutas e tecnicamente é possível recrutar e jogar com qualquer NPC da cidade, o único constante aqui é Bagley. Bagley ou Bags para os mais íntimos é a AI que auxilia os membros da DedSec, Bags é o único personagem que tem um pouco de carisma, ele sempre interage com os operadores utilizando de sarcasmo em suas piadas e ameaças. Os outros personagens são gerados de forma aleatória, você é quem decide se vai tentar recruta-los ou não, mas em geral ninguém aqui tem carisma.

Antes de um NPC aceitar fazer parte da DedSec, é necessário fazer uma ou mais missões especificas daquele personagem, essas missões sempre envolvem ajudar aquele NPC em alguma coisa, seja hackear algum servidor, roubar arquivos ou neutralizar alguma ameaça. Essas missões são interessantes nos primeiros recrutamentos, mas após um tempo, você percebe que sempre terá de voltar aos mesmos lugares, para fazer as mesmas coisas e tudo fica bastante repetitivo.

Eu joguei as primeiras horas com o áudio em português e depois eu continuei o restante do jogo em Inglês, olha se o jogo já não ia muito bem, a dublagem praticamente acabou com a vontade de jogar que restava. As vozes originais em inglês são ok, temos o típico sotaque britânico presente na maior parte dos personagens, o Bagley possui uma voz robótica com um pouco de carisma, porem as vozes dos vilões foram gravadas completamente sem emoção, isso quebra bastante a imersão, fazendo as cinemáticas ficarem sem sal.

Watch Dogs Legion

O maior problema com as vozes está relacionado aos os personagens com que jogamos e recrutamos. Como os NPCS são gerados de forma aleatória, jogando em inglês é raro mas acontece, de você se deparar com um NPC que possui voz idêntica ao personagem controlado, ou há algum que já foi recrutado. Outro problema raro, mas que também aconteceu algumas vezes, foi o personagem simplesmente mudar de voz durante uma cinemática. Como eu disse essas situações são raras e aconteceram uma ou duas vezes enquanto jogava em inglês.

Jogar em português é outra história, a dublagem PT está bem ruim, todos os problemas citados acima são comuns e acontecem com frequência. As vozes em português são poucas e é fácil encontrar NPCS com vozes iguais, também é comum encontrar várias vozes parecidas, provavelmente gravadas pela mesma pessoa. Infelizmente jogar com o áudio em português, acaba com a pouca imersão restante, a única coisa que salva um pouco é o fato das vozes dos vilões possuírem um pouco de emoção se comparadas com as vozes originais em Inglês. Eu recomendo jogar com o áudio em Inglês e caso você precise, coloque as legendas em PT.

Watch Dogs Legion

Se a dublagem não é lá essas coisas, pelo menos a trilha sonora das rádios é boa. Apesar de poucas rádios, Legion traz uma boa coletânea indo de punk, música eletrônica até música clássica. Para se ter uma ideia você poderá ouvir a sucessos de Gorillaz, The Prodigy, Bloc Party, The Chemical Brothers, Stiff Little Fingers, Beethoven, Bach, Mozart, estes são só algumas das bandas e artistas que eu lembrei enquanto escrevia esta análise. Como disse a coletânea é boa, mas como estamos no Reino Unido, eu senti falta dos Sex Pistols, The Clash e até do Queen, a adição destes deixaria as rádios ainda melhor.

Jogo da Ubisoft sem bug ainda não existe, Watch Dogs Legion possui alguns bugs irritantes e várias telas de carregamento. São loadings demais, temos telas de carregamento para quase tudo, você terá de conviver com elas ao entrar e sair da safe house, conversar com NPC, trocar de personagens, e até ao entrar em salas durante algumas missões. Com o jogo no SSD, algumas telas chegaram a durar 10 segundos, como os loadings são mais lentos no HD, prepare a paciência.

Watch Dogs Legion

Além dos loadings frequentes, Legion também possui vários bugs, parece que o jogo não foi revisado antes do lançamento. A começar pelo mais estranho, que são os inimigos não renderizarem, ou só renderizarem as armas e botas, ou para piorar os modelos simplesmente sumirem durante o combate. Essas situações aconteceram com mais frequência, quando eu iniciava um combate corpo a corpo e um local apertado, os personagens simplesmente desapareciam e ficava somente a barra de HP à mostra, as vezes aparecia uma arma ou pedaço da roupa.

Se os bugs de renderização são bizarros, que tal ser descoberto ou ser atacado através de paredes. Essas situações aconteceram principalmente nas missões de recrutamento, simplesmente eu fui visto ou atacado por inimigos através de paredes e até mesmo situações onde me descobriam através do teto/piso.

Outra situação que ocorre com frequência são os pedestres ficarem presos no cenário ou tentando andar virados de frente para paredes ou outros obstáculos. Aliás a AI é bem burra e constantemente os pedestres se jogam na frente dos carros ao invés de esquivarem em direção a calçada.

Watch Dogs Legion

Por último, é comum a animação das roupas simplesmente ficar travada durante as cinemáticas, pelo menos esse bug não afeta o seu progresso. Jogamos antes e depois do lançamento oficial e muitos desses problemas podem ser corrigidos por futuras atualizações.

A campanha levou cerca de 20 horas para ser completada, jogando na dificuldade máxima, com um mix de missões principais, secundarias e de recrutamento. Esse tempo deve cair para cerca 15h ou menos, dependendo da dificuldade escolhida e de quantos personagens você irá recrutar.

Por fim, falta tempero nessa receita, Watch Dogs Legion possui belos gráficos e um bom desempenho, porem a história fraca, a falta de personagens principais, as missões repetidas, os bugs e a falta de inovação, fazem deste o pior jogo da franquia. Se você se interessou por essa serie eu recomendo começar pelos dois primeiros jogos, agora se você já jogou os outros ou quer jogar esse em especifico, eu recomendo que espere por uma promoção bem generosa, não é que Legion seja completamente ruim, você até pode se divertir por algum tempo, porém o jogo não vale o preço cobrado atualmente.

Confira o vídeo o vídeo de Live de Watch Dogs: Legion:

Watch Dogs: Legion

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Desempenho

Negativos

  • História
  • Repetitivo
  • Dublagem
  • Bugs
  • Preço

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo