EditoriaisMobileNotícias

Black Friday: cinco dicas para encontrar o smartphone perfeito para atender às suas necessidades

Com a aproximação da Black Friday 2020, a Gamers & Games resolveu dar uma ajudinha para você que está a fim de comprar um aparelho novo.

O ano é 2020, ainda não temos carros voadores, máquinas de viagem no tempo, nem simuladores de realidade como nos filmes de ficção científica, mas isso não quer dizer que não estejamos rodeados de tecnologia. Na verdade, nunca estivemos tão imersos no mundo digital como agora, por meio da internet e dos smartphones. Esses aparelhos deram um salto gigantesco na última década, e a cada dia ganham mais e mais funções, ao ponto de as fabricantes de dispositivos móveis começarem a oferecer produtos especializados para usos específicos, como fotografia, produtividade, jogos e etc.

Com tantas opções diferentes das mais variadas fabricantes chegando ao mercado todos os meses, às vezes é até difícil acompanhar esse mercado, mesmo para quem entende do assunto. Com a aproximação da Black Friday 2020, a Gamers & Games resolveu dar uma ajudinha para você que está a fim de comprar um aparelho novo.

Vale sempre lembrar que a escolha de um smartphone é individual, mas existem pontos-chave que podem te ajudar a decidir o modelo ideal. Deixaremos de fora desses quesitos o sistema operacional; entretanto, vamos apresentar rapidamente os dois mais utilizados atualmente: Android e iOS.

O Android, desenvolvido pela Google, é um sistema de plataforma aberta. Com isso, fabricantes como Motorola, Samsung, Xiaomi, Huawei e etc. podem realizar customizações no sistema operacional, oferecendo funções e aplicativos próprios nos seus smartphones. Ele está presente desde os modelos mais básicos até os top de linha, oferecendo as mais variadas opções de uso.

Já o iOS, da Apple, é uma plataforma fechada, apenas disponível para o hardware produzido pela própria Apple:  iPhones, iPads e iPods. Além disso, sua loja de aplicativos tem um controle maior de qualidade, proporcionando uma compatibilidade maior com as aplicações disponíveis.

Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, ficando a critério do usuário determinar qual atenderá melhor às suas necessidades. Sabendo disso, apresentaremos cinco pontos importantes que você deve levar em consideração ao escolher um smartphone.

Processador e memória

Responsáveis pelo desempenho de um smartphone na realização de tarefas, a dobradinha processador e memória é extremamente importante.

O processador é considerado o cérebro de seu smartphone e tem como objetivo realizar todas as operações solicitadas. Na prática, ao jogar, assistir vídeos, utilizar a câmera, abrir documentos, navegar na internet e etc. tudo isso vai ser executado pelo processador, e por isso é fundamental prestar atenção neste quesito, pois quanto mais robusta for a aplicação, mais potente deve ser o processador para processar as tarefas com eficiência e oferecer uma experiência fluida, sem engasgos ou travamentos. Mas aqui vale uma ressalva: normalmente, processadores mais potentes consomem mais bateria, portanto, é importante ter em mente que tipo de aplicação você pretende rodar no seu aparelho, para escolher o modelo ideal e não drenar a bateria do seu aparelho sem necessidade.

Snapdragon 865 - Black Friday 2020 Smartphone
Os chips Snapdragon da Qualcomm são os mais usados nos Smartphones

Já a memória RAM é responsável por levar os dados e instruções para o processador. Isso significa que quanto mais memória um aparelho possuir, mais tarefas o processador conseguirá realizar. Na prática, isso influencia na quantidade de aplicações que você pode executar ao mesmo tempo.

Armazenamento

Com sistemas e aplicações cada vez mais robustas, ter um bom armazenamento interno é essencial para não ter problemas com espaço para guardar suas fotos, vídeos, documentos e até o número de aplicações instaladas. Aqui vale destacar a capacidade do aparelho de expandir essa memória de armazenamento com o uso de cartões microSD. Alguns aparelhos oferecem essa opção com um slot próprio, outros oferecem um slot híbrido que pode receber um chip de operadora ou cartão de armazenamento, então se você utiliza mais de um chip de operadora, é importante ficar atento a esse detalhe. Já outros aparelhos não oferecem a opção de expansão do armazenamento interno, então nesses casos é bom optar por um que tenha uma capacidade nativa grande. Certas fabricantes, como a Samsung, oferecem espaço de armazenamento em nuvem em serviços como o OneDrive da Microsoft gratuitamente para alguns de seus aparelhos. Portanto, vale a pena considerar essa opção se você quer ter um espaço extra.

Bateria

Este é um ponto muito importante na escolha do modelo ideal. Quanto mais tarefas forem realizadas pelo smartphone, mais bateria será consumida, principalmente se o uso da tela for necessário, como em jogos e ao assistir vídeos. As baterias dos smartphones utilizadas hoje em dia são de Li-Ion ou Li-Po, ambas com desempenho energético e ciclo de vida parecidos, tendo suas capacidades medidas em mAh (miliampère-hora). Nesse quesito, a atenção está em torno da capacidade da bateria: quanto maior ela for, maior será a duração de uso do aparelho até ele precisar ser plugado no carregador novamente. Alguns aparelhos, como o Galaxy A51, oferecem a opção de carregamento rápido, recarregando sua bateria robusta de 4000 mAh em menos tempo que aparelhos que não contam com a tecnologia. Já outros, têm suporte para carregamento sem fio e até mesmo compartilhamento de bateria, sendo uma função útil caso você tenha acessórios como smartwatches ou fones de ouvido bluetooth compatíveis.

Galaxy A51 - Black Friday 2020 Smartphone
O Galaxy A51, modelo da Samsung oferece 4000 mAh

Câmera

De todas as funções de um smartphone, esta é sem dúvida uma das mais populares e mais citadas nos reviews de aparelhos. Aqui existe um nicho próprio, tendo dispositivos desenvolvidos com diversas opções de câmeras com uma infinidade de números de megapixels, quantidades e tipos de lentes. Essa quantidade de megapixels e lentes pode influenciar diretamente na qualidade da foto ou vídeo, mas um bom resultado não depende só disso. No quesito fotografia, também devem ser considerados tamanho do sensor, abertura da lente, estabilização, modos de disparo e até mesmo o processador, uma vez que ele é quem irá processar os dados capturados pela câmera. Em alguns aparelhos, como o iPhone 11, a câmera frontal, junto de outros sensores, podem desbloquear a tela do aparelho e realizar autenticação de segurança por meio da leitura facial do usuário, aumentando o nível de segurança do smartphone.

iPhone 11 - Black Friday 2020 Smartphone
Introduzido no iPhone X, o FaceID é um dos recursos mais característicos dos iPhones atuais, ele foi aprimorado no iPhone 11

Tamanho de tela e resolução

Talvez esse seja o quesito mais subjetivo da lista, variando muito de pessoa para pessoa no que vem a ser o tamanho ideal. Não importa ter um smartphone top de linha se ele não for ergonômico e confortável no seu manuseio, causando insegurança ao segurar o aparelho. Por isso, antes de mais nada você deve avaliar o tamanho ideal de tela para você, principalmente pela enorme gama de tamanhos e designs disponíveis.

O primeiro ponto importante a ser considerado é a densidade de pixels (ppi), que é uma relação entre o tamanho da tela em polegadas e a sua resolução (HD, FULL HD, QHD, 4K e etc). Quanto mais pixels por polegada o aparelho possuir, maior será a qualidade da imagem, principalmente em telas maiores. O segundo ponto se refere ao tipo de tecnologia empregada na fabricação da tela, que influencia no contraste, saturação, nitidez, brilho e etc., e esse é um ponto que pode variar muito de fabricante para fabricante, uma vez que muitas dessas tecnologias são patenteadas. A Apple foi pioneira na disponibilização de aparelhos com telas de alta qualidade de imagem, com sua tecnologia chamada de Tela Retina. Com o passar dos anos, outras fabricantes foram oferecendo suas próprias tecnologias, ficando aqui uma menção à tecnologia AMOLED Dinâmico, presente nas telas de alguns aparelhos da Samsung.

Com tudo isso em mente, é possível escolher um bom smartphone nesta Black Friday! Analise os pontos que melhor se encaixam no que você procura, e se quiser ver muitas ofertas e modelos, não deixe de conferir a página especial que o KaBuM! preparou, com muitas opções e descontos. Você também pode usar o app KaBuM! para navegar com segurança e facilidade em qualquer lugar para garantir o seu smartphone ideal.

Fique ligado em outras dicas e listas de como escolher aparelhos e acessórios para cada estilo aqui na Gamers & Games.


Este texto foi desenvolvido em parceria entre a Gamers & Games e o Mateus Mendonça. Esta página contém links de afiliados, mas fique tranquilo que isso não afeta em nada sua experiência.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor da Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo