AnálisesPC

Prodeus – Qualquer semelhança com Doom é mera coincidência | Análise

O título está em acesso antecipado e no seu atual estado eu recomendo só para quem realmente queira embarcar nessa aventura nostálgica

Analisado no PC


Prodeus é um FPS retrô desenvolvido pela Bounding Box Software, distribuído pela Humble Games, foi lançado em acesso antecipado lançado para PC em 09/11/2020, com versões futuras confirmadas para PS4, Switch e Xbox One.

Quem cresceu durante os anos 90 pôde acompanhar o nascimento dos jogos de FPS além de poder jogar os clássicos Doom, Wolfenstein, Hexen, Heretic, System Shock, Duken Nukem, entre outros… Mais tarde tivemos a evolução dessa primeira geração, com o sucesso de Half Life e suas modificações que ganharam o mundo.

Prodeus

Nos últimos anos as franquias clássicas estão ganhando mods e também remakes, entre os principais temos o mod Brutal Doom que moderniza o clássico e os reboots de Doom e Wolfenstein. Para a alegria dos fãs de jogos clássicos, os retrô shooters também estão de volta e nos últimos anos tivemos vários novos títulos com gráficos retrô e jogabilidade moderna como Project Warlock, Ion Fury e Wrath Aeon of Ruin. Prodeus é mais um desses shooters retrô, recheado de ação e sangue para todos os lados, qualquer semelhança com Doom é mera coincidência.

Prodeus utiliza da mesma receita de Doom, um soldado retalhando demônios nos mais variados níveis. Espere por muita ação, carnificina, decepamento de membros e muito sangue em um ritmo acelerado de tirar o fôlego, quem é fã de Doom vai se sentir em casa.

Prodeus

A jogabilidade é bastante fluida. Apesar de ter uma cara retrô, Prodeus tem uma gunplay moderna, correr e atirar é simples, preciso e divertido, ainda mais quando se tem um vasto arsenal composto por pistolas, metralhadoras, espingardas, lança misseis e até uma espécie de railgun.

O level design é legal, os mapas são bem desenhados cheios de plataformas e segredos, entretanto na versão em que jogamos a campanha era curta não possuía muitos níveis. O jeito é ir jogar os mapas feitos pela comunidade.

Prodeus

Sim, Prodeus está localizado para Português Brasileiro e sim o jogo tem um editor de mapas. O editor de mapas é bem pratico de se usar, caso você tenha dificuldade, os desenvolvedores postaram vídeos de tutoriais que podem ser acessados aqui (https://youtu.be/-OaUVgrKbVE). É possível compartilhar as suas criações, bem como jogar mapas criados por outros jogadores, o que expande bastante a experiência do acesso antecipado.

Os gráficos são nostálgicos e muito bem feitos. O jogo conta com modelos em 3D e filtros que tornam tudo em pixel art e sprites, o mais interessante é que esses filtros podem ser ajustados e é possível deixar o jogo com a cara que você quiser. Para melhorar ainda mais a experiência, temos vários efeitos visuais como, sangue, corpos e membros decepados que ficam espalhados pelo cenário após toda a carnificina.

Prodeus

Se o reboot de Doom trouxe uma trilha sonora digna de GOTY, Prodeus também segue na mesma linha. Os compositores Andrew Hulshult e James Paddock trazem uma trilha sonora que mistura metal e industrial em músicas que casam com o ritmo do jogo. A trilha sonora é muito boa, mas, infelizmente ela é vendida separadamente para um produto com um preço nem tanto camarada.

Prodeus é divertido e nostálgico, ainda mais para quem cresceu jogando os clássicos da década de 90, o lado ruim é que o valor cobrado por esta nostalgia acaba sendo um pouco salgado. Para um título em acesso antecipado, com pouco conteúdo e baixa variedade de modelos de inimigos, o preço cobrado é um pouco salgado, ainda mais quando é preciso depender da comunidade para se ter algo para jogar.

O título está em acesso antecipado e no seu atual estado eu recomendo só para quem realmente queira embarcar nessa aventura nostálgica, caso tenha dúvidas eu recomendo esperar por atualizações que adicionem mais conteúdo ao modo campanha. “Bem que a id Software poderia lançar uma versão retrô modernizada de Doom”.

Confira neste vídeo de gameplay em Live de Prodeus:

Prodeus

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Nostálgico
  • Trilha Sonora
  • Jogabilidade

Negativos

  • Preço
  • Pouco conteúdo
  • Baixa variedade de inimigos

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo