AnálisesPC

Orange Cast – Conceito interessante, com uma péssima execução | Análise

Se quiser entender como tudo se desenvolve você terá de ler bastante.

Analisado no PC


Orange Cast é um jogo tiro em terceira pessoa com temática sci-fi, desenvolvido pela Team Rez e distribuído pela Valkyrie Initiative. Foi lançado em 21/01/2021 e atualmente se encontra disponível somente para PC.

Sendo um amante do gênero sci-fi, eu fui atraído por Orange Cast após ver alguns trailers. O jogo possui um conceito interessante, mas infelizmente a execução é falha, o resultado é um título no máximo mediado, a impressão é que os desenvolvedores deram um passo maior que a perna.

Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game

O conceito é interessante e tem tudo que uma boa história sci-fi pede. No universo de Orange Cast a humanidade descobriu em Marte uma substancia chamada Efritan. Este novo composto após processado serve como um combustível especial, tornando possível viagens acima da velocidade da luz.

Com a utilização deste novo combustível, a humanidade expandiu e como bons humanos, conflitos e guerras foram travados buscando o controle das jazidas de Efritan. As grandes jazidas deste novo composto foram destruídas durante os conflitos, os governos militares que dominavam todo o espaço caíram e deram lugar a grandes corporações.

Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game

Para tentar parar o avanço das corporações, um dos governos restantes criou o programa “Uber-Unit 3000”, composto de super soldados criados a partir da reanimação dos mais bravos guerreiros que caíram em batalha ou de soldados com habilidades especiais que se encontram com algum tipo de sequela ou trauma causado durante as guerras.

A introdução é empolgante, nós jogamos como um destes super soldados que acaba de ser ativado e enviado para uma colônia. A história e todo este universo é interessante, infelizmente estes são os únicos pontos positivos do jogo, todo o restante é mediano ou ruim.

Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game

Começando por como a história é contada, se quiser entender como tudo se desenvolve você terá de ler bastante. Temos muito texto, desde conversas com NPCs, até diálogos que acontecem durante os combates, pouca coisa é “dublada” e ninguém vai para ler texto enquanto está tentando desviar de balas. O jogo originalmente está em russo o que não é um problema, o problema é que a tradução para inglês está muito ruim, existem erros de grafia, várias frases estão sem contexto e são incompreensíveis. Fica difícil entender o que está acontecendo, a impressão é que ela foi feita por um tradutor mecânico, pelo menos isso é algo que pode ser corrigido com atualizações.

A jogabilidade não é boa, no combate temos uma espécie de mistura de Mass Effect com Dead Space que não funciona para um jogo de 2021. Para começar não existe sistema de cover e você precisa ficar tentando se esconder atrás de paredes e objetos para evitar balas, o recuo das armas é animal e não parece que estamos jogando com um super soldado, as animações são bastante lentas e travadas e é fácil ficar preso em objetos do cenário. Além disso tudo, a AI inimiga é bastante inconsistente, ou os inimigos vão acertar todos os tiros em você não importa a distância, ou eles vão errar todos os tiros, no final eu me senti jogando um título feito a 10 anos atrás ou mais.

Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game

Ruim também são os efeitos sonoros, dos sons das armas aos efeitos de fundo, tudo aqui é genérico ou “reciclado” de outros jogos, para piorar alguns sons de armas estão fora de sincronia e você só os ouve após 1 segundo do disparo.

O que salva um pouco a experiência é o universo criado. Os gráficos não são dos melhores, mas o jogo não é feio. A ambientação é boa com lugares exploráveis cheios de vida alienígena e detalhes, os laboratórios e instalações também são bem desenhados e pelo menos aqui você sente uma atmosfera sci-fi.

Infelizmente o jogo possui alguns bugs e problemas de otimização que quebram a experiência. Na maior parte da jornada os frames se mantêm constante, entretanto em algumas localidades e principalmente em áreas mais abertas existem várias quedas aleatórias irritantes, aliado a isso temos a possibilidade de ficarmos presos no cenário e crashes aleatórios que dinamitam a experiência.

Orange Cast tem um conceito interessante com uma execução falha, a impressão que fica é que os desenvolvedores tentaram criar algo grande demais com um orçamento limitado. O jogo tem potencial, mas no seu atual estado e pelos seus problemas de jogabilidade, eu o recomendo somente para quem se interessou pela história e quer realmente explorar esse universo, do contrário é melhor passar longe.

Confira o vídeo de gameplay de Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game:

Orange Cast: Sci-Fi Space Action Game

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Conceito
  • História
  • Ambientação

Negativos

  • Tradução
  • Jogabilidade
  • Bugs
  • Trilha Sonora

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo