AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Blizzard Arcade Collection – Nostalgia que dói no bolso | Análise

Como assim não tem multiplayer online?!

Analisado no PC


O Blizzard Arcade Collection é uma compilação de três jogos clássicos desenvolvidos pela Blizzard Entertainment, esta coleção foi lançada em 20/02/2021 e está disponível para PC, PlayStation, Switch e Xbox.

Quem cresceu nos anos 90 pode acompanhar o nascimento e o desenvolvimento da Blizzard. A empresa que hoje é reconhecida por suas franquias de sucesso tais como, Warcraft, Diablo, StarCraft e Hearthstone, também foi responsável por jogos clássicos que fizeram bastante sucesso lá atrás quando os consoles começaram a se tornar populares.

The Lost Vikings

Para celebrar os seus 30 anos de existência a Blizzard anunciou em sua feira BlizzConline 2021 o “Blizzard Arcade Collection”, uma coleção composta por The Lost Vikings, Rock N’ Roll Racing e Blackthorne, três grandes sucessos lançados entre 1993 e 1994 que ajudaram a consolidar o nome Blizzard no mundo dos games.

A coleção contém os três jogos com suas versões originais dos consoles e uma versão “Definitiva”, temos também bastante extras, com vídeos de making of dos jogos, artes, animações e conteúdos descartados.

Começando por The Lost Vikings, onde temos disponível as versões originais do SNES, Mega Drive (Genesis) e uma nova versão definitiva que traz suporte para coop de até três jogadores, modo observador, uma opção para “rebobinar” alguns segundos e localização completa em PT-BR. Esta versão é legal pela tradução, mas acaba perdendo o seu brilho por um “problema” causado pelo launcher battle.net, irei falar disso mais à frente.

Rock N Roll Racing

Em Rock N’ Roll Racing temos na minha opinião o melhor tratamento dentre os três jogos da coleção. Este título também chega com as versões originais lançadas para o SNES, Mega Drive e versão definitiva, além disso temos uma versão de disputa para até 4 jogadores, onde não é preciso jogar a campanha. A maior diferença é de que tanto na versão definitiva quanto no modo disputa, temos músicas reais e novas frases de efeito gravadas por Larry Huffman, a experiência é ainda melhor do que a dos originais. Apesar de músicas reais, a maior parte da trilha sonora foi trocada, mas não desanime porque o resultado final ficou bom, contudo, o modo multiplayer também sofre de problemas causados pelo launcher.

O último jogo desta coletânea é Blackthorne, o título vem em suas versões lançadas para SNES, Sega 32X e versão definitiva. Aqui a versão definitiva é um mix, os gráficos são parecidos com a versão de SNES, temos uma área que estava disponível somente na versão do 32X, porem esta versão é completamente censurada.

Como disse acima, as versões de The Lost Vikings e Rock’n Roll Racing não tem coop online e ambas sofrem de um “problema” causado pelo Battle.net. No PC existem diversas soluções que possibilitam que jogos com coop local sejam jogados online, as que mais usamos aqui na redação são o Steam Remote Play e o Parsec, mas existem outras.

Não foi por falta de tentar, nós testamos diversas formas, mas infelizmente em todas o Battle.net impossibilitava a conexão. Não preciso dizer o quanto é frustrante ter o multiplayer mas não poder jogar online com amigos por causa de um launcher, ainda mais quando estamos no meio de uma pandemia onde o isolamento social é necessário.

Mesmo contendo três jogos clássicos com suas versões definitivas e vários extras, a Blizzard Arcade Collection chega com um preço um pouco salgado aqui no Brasil. A coletânea está disponível nos consoles como versão standalone e no PC somente como parte da coleção comemorativa, o que acaba sendo uma vantagem para quem utiliza os serviços Blizzard no PC. A coleção comemorativa tem vários pacotes com preços diferentes, sendo que mesmo o mais barato vem com a Arcade Collection e várias melhorias para os jogos dos serviços Blizzard.

Para concluir, a Blizzard Arcade Collection é legal e seu conteúdo fornece uma dose incrível de nostalgia, contudo estamos falando de jogos que você provavelmente já cansou de jogar e do Battle.net que impossibilita métodos alternativos de multiplayer. Por causa desses fatores eu recomendo esta coleção somente para quem irá jogar no PC e somente para quem consome os serviços Blizzard, visto que a coletânea faz parte de um pacote que contem mais vantagens além dos três jogos e caso você não consuma os serviços, ira acabar pagando por “vantagens” que não irá usar.

Confira neste vídeo um pouco de cada jogo em Blizzard Arcade Collection:

Blizzard Arcade Collection

7.7

Nota

7.7/10

Positivos

  • Nostalgia pura
  • Versões melhoradas
  • Vários Extras

Negativos

  • Preço
  • Falta Multiplayer online
  • Sem Standalone no PC

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo