AnálisesPC

Valheim – Quase um “Minecraft” Viking | Análise

Título em acesso antecipado, portanto pontos desta analise podem estar em desacordo com versões futuras do jogo.

Analisado no PC


Valheim é um jogo de exploração e sobrevivência, desenvolvido pela Iron Gate AB e distribuído pela Coffee Stain Publishing. O título foi lançado para PC em 02/02/2021 e atualmente se encontra em acesso antecipado.

Valheim é sem dúvidas uma das surpresas do ano, apesar de ainda estar em acesso antecipado e possuir pouco conteúdo, o jogo é diversão garantida, ainda mais se você jogar em coop.

Valheim

Em Valheim nós jogamos como um guerreiro que caiu em batalha e foi enviado a “Valheim” para enfrentar os diversos perigos deste mundo e provar que merece ir para Valhalla. Esta jornada não é fácil, esteja preparado para enfrentar o desconhecido, a fome e até a morte.

Inicialmente o título parece ser mais um dentre os vários jogos de sobrevivência lançados nos últimos anos, jogos estes onde devemos explorar, coletar recursos, construir acampamentos, equipamentos e sobreviver lidando com a fome e perigos. Nos iniciamos essa jornada com um personagem portando somente trapos velhos e temos de nos virar para conseguir sobreviver os primeiros dias, construir as primeiras armas e ferramentas, tudo parece igual aos outros jogos, mas logo você começa a sentir a sensação de progressão.

Valheim

O principal diferencial de Valheim é que existe uma progressão, para sobreviver a cada bioma o jogador deve se adaptar e construir equipamentos específicos para cada encontro, bem como melhorar as habilidades do personagem. Explorar o mapa sem os itens de cada área é quase impossível, mas não se engane, a jornada é legal, cada área possui equipamentos diferentes e você irá precisar eliminar determinados monstros e coletar materiais específicos para criar os equipamentos, ao mesmo tempo que sobe as habilidades do personagem. O jogo consegue te passar a sensação de que seu personagem sempre está melhorando e a experiência não fica estagnada.

A dificuldade varia de alta a moderada e irá depender se você estiver jogando sozinho ou em grupo. O sistema de combate é bastante simples e se resume a atacar e esquivar, temos armas corpo a corpo e a distância, é possível chamar a atenção dos inimigos e chefes para tentar atrai-los para posições favoráveis ou armadilhas. Jogar sozinho é um pouco complicado, mesmo portando armaduras de cada região, o dano infligido pelos inimigos é alto e o sistema é bastante impreciso, caso morra você irá perder todos os seus equipamentos e terá de voltar até o ponto onde morreu para tentar recupera-los.

Jogar em grupo diminui bastante essa dificuldade e a experiência fica bastante moderada, visto que temos maior dano e mais possibilidades de estratégias. Os servidores comportam até 10 jogadores por mundo, porém mais gente também significa mais equipamentos e mais materiais, o que agrava uma situação um pouco complicada do jogo, o grind.

O grind de Valheim é cansativo e pode desanimar em algumas ocasiões, conseguir alguns materiais não é fácil seja pela forma de aquisição, pela quantidade ou pela impossibilidade de transportá-los pelos portais do jogo. Agora imagine, se para um personagem pode ser enjoativo, imagine conseguir isso em dobro, triplo, ou até 10 vezes mais, aja paciência.

Valheim

Se você é destes que ama gráficos, provavelmente irá se desapontar com este título, os gráficos no geral são ok, o jogo é até bonitinho com algumas ressalvas. Começando pelo pior que são as texturas, não espere por muita coisa, as texturas são horríveis, falta detalhe em tudo, depois de um tempo de jogo foi difícil não lembrar dos gráficos do velho PS1. Outro ponto ruim aqui é a baixa variedade de modelos de inimigos, este ponto é compreensível pois o título ainda encontra-se em acesso antecipado. O lado bom aqui, é que o jogo conta com uma ótima iluminação que compensa a falta de boas texturas, são várias luzes e reflexos que acabam criando uma boa ambientação, esta que é complementada por uma boa música de fundo.

Valheim

Valheim é bastante promissor, temos boas ideias e só resta aos desenvolvedores polirem e adicionarem mais conteúdo ao jogo. A experiência cooperativa foi bastante divertida, entretanto a experiência solo foi um pouco frustrante. Na minha opinião a principal pedra no caminho de Valheim é o grind, que acaba ficando excessivo e cansativo, ainda mais quando não se pode transportar certos itens pelos portais. Por causa do grind e por estar em acesso antecipado, eu prefiro recomendar este título somente para aqueles que gostam de jogos de sobrevivência e somente se forem jogar com amigos, caso você esteja com dúvidas em relação a embarcar nesta aventura, adicione o título na sua lista de desejos e espere por atualizações.

Confira neste vídeo o Gameplay coopertaivo de Valheim:

Valheim

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Iluminação
  • Diferenciado
  • Coop divertido
  • Preço

Negativos

  • Grind excessivo
  • Combate impreciso
  • Gráficos
  • Alguns bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo