AnálisesPCPlayStationXbox

Outriders – Diversão ofuscada por um mundo cheio de problemas | Análise

Para controlar a dificuldade Outriders introduz um sistema de níveis de mundo que vai de 1 a 15

Analisado no PC


Outriders é um shooter-looter, desenvolvido pela People Can Fly e distribuído pela Square Enix. Foi lançado em 01/04/2021 e está disponível com crossplay para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series.

Outriders tem um dos mais divertidos modos cooperativos dos últimos anos, mas infelizmente a alegria dura pouco pois, o jogo chegou e continua infestado de bugs e com os mais variados problemas a experiência acaba sendo mediana, isso quando o jogo funciona, mas chega de enrolação e vamos para a análise.

Outriders

Com a data de lançamento marcada para 1º de abril (Dia da Mentira), Outriders chegou quase como uma piada sem graça, com um lançamento tão ruim se não pior do que o de Cyberpunk. Na data de lançamento o crossplay entre PC e console não estava funcionando, existiam muitos bugs visuais, a interface sumia do nada, os servidores não estavam dando conta e problemas de conexão eram constantes. Para piorar um bug presente na demo que causava a perda de itens do inventario não foi resolvido e começou a afetar uma parcela dos jogadores.

O engraçado deste lançamento é que nas semanas anteriores os desenvolvedores distribuíram uma demo gratuita, onde praticamente tudo estava funcionando bem, inclusive o crossplay entre plataformas. Abaixo você pode ver nossa live jogando demo com crossplay entre PC, PS5 e Xbox One.

O patch que consertou o crossplay chegou depois de mais de uma semana do lançamento, porem a atualização trouxe uma surpresinha. Apesar de arrumar o crossplay, o patch fez com que aquele bug que faz com que os itens do inventario sumam se tornasse mais frequente, o problema é que agora não só o personagem pode ser afetado, como todos os personagens da conta podem sofrer com este problema.

Os desenvolvedores prometeram devolver parte dos itens para os jogadores, o problema é que existem relatos de pessoas com mais de 100 horas de jogo que perderam tudo e não tiveram nada recuperado até o presente momento. Outros jogadores relatam que estão a mais de 15 dias sem poder jogar com o personagem afetado e alguns relatam que isso aconteceu mais de uma vez.

Outriders

Dia 15/04 foi lançado mais uma atualização para tentar corrigir os problemas. Esta atualização prometeu diminuir a ocorrência do bug o inventario e melhorar a estabilidade. No geral todos os problemas relatados ainda estão presentes no jogo e esta atualização não melhorou muita coisa, o ritmo das correções está bem lento para um jogo online, então não espere por muita coisa.

Outriders pode ser divertido para se jogar com amigos, mas sua história não contribui para este quesito. Sem spoilers, a trama é bem fraca, embora tenha alguns pontos interessantes, no geral é tudo mais do mesmo com muito clichê e pouca ou nenhuma inovação. Definitivamente não jogue se você estiver procurando por uma boa história.

Outriders

Chega de pontos ruins, vamos falar dos pontos onde o título acerta, ou quase acerta. Como disse anteriormente o jogo é divertido para se jogar com amigos, essa diversão é proporcionada em grande parte pelo bom sistema de classes, habilidades e itens.

São quatro classes diferentes para se escolher, cada uma tem um tipo de “finalidade”, em teoria seriam tanque, combate corpo a corpo, combate a média distância, combate a longa distância / suporte. Como disse em teoria, pois cada classe contém habilidades diferentes e uma grande árvore de habilidades passivas que pode ser resetada a qualquer momento pelo jogador.

Outriders

Este sistema proporciona diversas combinações, é possível por exemplo, escolher a classe que em teoria seria o tanque e faze-la causar dano. O sistema é extremamente funcional e dá aos jogadores a liberdade de desenvolver o personagem da maneira que eles quiserem. Se não gostar de uma combinação é só resetar e redistribuir os pontos.

Como é frustrante e pegar um item raro, abrir o inventario e descobrir que ele não serve para sua classe/ build ou os atributos dele são ruins não é? Fique tranquilo pois este não é o caso aqui. O interessante sistema de classes e habilidades é complementado por um ótimo sistema de craft e itens.

Outriders

Frustração aqui não existe, é possível modificar qualquer item, desde os atributos, habilidades passivas e até a raridade. Claro que isso tudo custa materiais que precisam ser “farmados”, mas só de saber que você não precisa alterar sua build e nem jogar aquele item raro no lixo, já é um grande alivio.

Graficamente o jogo é bonito, os cenários estão bem feitos e cheios de efeitos e detalhes, as armas e armaduras também possuem diversos modelos diferentes, também bem desenhados. Como disse os gráficos são legais, mas quando você para e analisa, Outriders parece uma cópia um pouco inferior de Gears of War.

Outriders

Se você jogou Gears 4 e principalmente Gears 5 é quase impossível não notar as semelhanças. Da ambientação a jogabilidade, Outriders se parece bastante com os jogos da franquia exclusiva da Microsoft, mas isso não é novidade até porque a People Can Fly foi responsável pelo desenvolvimento e port de dois títulos da franquia Gears.

Agora vamos falar dos pontos onde o jogo quase acerta. Começando pelos som, onde não só existem problemas de sincronia de áudio, como todos tudo no geral é bem genérico. Os problemas de sincronia estão sendo consertados com atualizações, porém os efeitos sonoros continuam ruins, principalmente os das armas. O áudio não é o forte de Outriders, mas também não é seu pior ponto, dá para jogar, mas não espere por muita coisa.

Confira neste vídeo como o Nvidia DLSS pode melhorar a performance de Outriders:

Outro ponto um ponto inconsistente é o sistema de nível de mundo. Para controlar a dificuldade Outriders introduz um sistema de níveis de mundo que vai de 1 a 15, tecnicamente eles alteram a dificuldade do jogo, aumentando o nível dos inimigos ao mesmo tempo que aumentam a chance de se conseguir melhores recompensas. O problema aqui é que aumentar o nível faz com que os inimigos virem verdadeiras esponjas de balas, principalmente se você ainda não tiver uma boa combinação, tudo é aleatório e não existe 100% de chance de pegar um item lendário, você pode não conseguir nada, mesmo passando horas nos níveis mais difíceis.

Outro ponto negativo é a comunidade do jogo, mesmo sendo um jogo cooperativo, a comunidade não é das melhores e é comum jogadores mais experientes chutarem os novatos de partidas. Jogar com aleatórios pode não ser a melhor das experiências, mas pelo menos esta opção está disponível e de vez em quando é possível conhecer bons jogadores.

Outriders

Apesar de proporcionar uma divertida experiência cooperativa, no geral Outriders acabou sendo uma decepção. Infelizmente o título ainda sofre com os mais variados problemas, o conteúdo do endgame é bastante repetitivo e o jogo cansa rápido demais. O preço cobrado é bastante salgado pelo que o jogo entrega, o lado positivo aqui é que o jogo está disponível para os consoles da família Xbox via Xbox Game Pass. Agora se você se interessou e se sua plataforma for a do PC ou Playstation, eu recomendo que espere por atualizações e principalmente por uma promoção generosa, pois no atual estado Outriders não vale a pena.

Confira neste vídeo a tentativa de Live Coop durante o lançamento de Outriders:

Outriders

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Sistema de Classe
  • Habilidades
  • Itens
  • Gráficos
  • Coop divertido

Negativos

  • Muitos Bugs
  • Trilha Sonora
  • Preço
  • Endgame fraco
  • Problemas de conexão

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo