AnálisesPC

Gamedec | Analise e impressões da Demo

Título ainda em desenvolvimento, esta análise tem como base o conteúdo disponível na Demo portanto vários pontos podem estar em desacordo com o produto final.

Jogo testado no PC


Gamedec é um RPG de investigação isométrico com temática cyberpunk que está sendo devolvido pela Anshar Studios e tem data de lançamento estimada para 16/09/2021 com lançamento previsto para PC e Switch.

Gamedec é um título que me chamou a atenção não só pela sua temática, mas também por ser um RPG investigativo, onde o jogador precisa desvendar crimes e cada ação, abre ou fecha potenciais caminhos. A Demo é interessante e consegue entregar aos jogadores um gostinho do que eles podem esperar da versão final do projeto.

Gamedec

Já de início temos um aviso que o conteúdo disponível pode não fazer parte da versão final. Tecnicamente esta Demo também serve como uma versão de testes para os desenvolvedores, ela está cheia de bugs e claramente a interface ainda não está pronta e precisa de melhorias.

Como estamos falando de uma versão de Demonstração não temos história nem background, mas isso não é ruim pois partimos direto para experimentar os sistemas de RPG e investigação. Iniciamos a Demo chegando em uma cena de um crime e já nos deparamos com a primeira conversa, onde devemos convencer um dos oficiais a nos deixar entrar na cena do crime.

São escolhas e mais escolhas, todas as interações podem ir par ao lado positivo ou negativo, tudo vai depender do rumo que você tomar em cada conversa. Os sistemas estão muito bem feitos e cada interação pode facilitar ou dificultar os caminhos bem como fornecer ou não pistas e são várias, é possível conseguir desde nomes, acontecimentos não divulgados, senhas de drones etc. As conversas também podem fornecer objetivos secundários, mas fica a cargo do jogador decidir completa-los ou não.

Se a parte de investigação é boa por si só, ela fica melhor ainda com a ótima ambientação. Apesar de ter uma visão isométrica os gráficos não desapontam, tudo está muito bem feito e cheio de detalhes, Gamedec tem uma temática cyberpunk e os desenvolvedores não mediram a mão na hora de entregar estes elementos para o jogador. Neste universo é possível encontra encontrar tudo que um jogo cyberpunk pede, temos desde drones, roupas tech, várias luzes, neon e como não pode faltar temos até pessoas que decidiram transportar sua consciência para um corpo mecânico.

Gamedec

Infelizmente a Demo não é perfeita, encontramos pequenos detalhes que precisam de maior atenção e bugs, muitos bugs. A Demo não está localizada para PT BR, como estamos falando de um jogo de investigação com muitos diálogos, a falta de tradução limita bastante o público brasileiro. Para piorar a leitura, a versão jogada não trazia nenhuma opção de ajuste de fonte, os textos estavam em um tamanho pequeno, o que dificultava a leitura e causava cansaço.

Como disse acima, também tive de enfrentar vários bugs que me forçaram a recomeçar do zero algumas vezes. Foram várias situações onde os NPC não conversavam ou paravam de conversar, eventos não aconteciam, o jogo meio que criou um softlock que não me deixava progredir. Como essa é uma versão Demo, e normal encontrarmos bugs e problemas, eu só espero que a versão final não apresente os problemas da Demo.

A Demo de Gamedec é o suficiente para mostrar a sua proposta e deixar um gostinho de quero mais. O conceito e a temática são interessantes, a ambientação está ótima, os gráficos são bem feitos e só falta um pouco de atenção na fontes dos textos e na interface. Infelizmente a data de lançamento é longa, o título está previsto para 16/09/2021, a boa notícia é que a Demo esta gratuita Steam, assim se você se interessou é só acessar o link abaixo e baixar a Demo, se gostar não esqueça de adicionar o jogo na sua lista de desejos.

Confira no vídeo abaixo o gameplay da Demo de Gamedec:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo