AnálisesPC

Joystick / Hotas FlashFire Cobra V6 | Análise

HOTAS (hands on throttle-and-stick) é o termo usado para se referir aos controles Joysticks/manches, populares entre os jogadores simuladores de voo.

Nos últimos anos tivemos uma popularização de jogos que fazem o uso destes controles como Elite Dangerous, DCS, War Thunder, o recente Project Wingman, mas sem dúvidas o que mais chamou a atenção foi o novo Microsoft Flight Simulator que trouxe belos gráficos.

• Acesse este link para baixar o driver.

Infelizmente estes joysticks são um mercado de nicho com poucos modelos disponíveis no mercado internacional. Quando falamos em nosso mercado nacional as opções são ainda mais limitadas, tendo na maioria das vezes somente alguns produtos de entrada da Thrustmaster e Logitech, disponíveis para a venda.

Na atual situação de pandemia, o cenário é de escassez de produtos e aumento de preços. Infelizmente se os Joysticks já eram difíceis de se encontrar por aqui, agora eles estão mais caros e em menor quantidade.

COBRA JOYSTICK V6

Eu sou um feliz proprietário de um HOTAS Thrustmaster T.16000 em conjunto com um CH Pro Throttle, esta combinação me atende com perfeição, contudo o T.16000 começou a apresentar sinais de idade e uso.

Ao procurar por um substituto, acabei me deparando com Joysticks semelhantes custando até cinco vezes mais do que paguei no meu velho T.16000. Com estes preços resolvi procurar por opções no mercado internacional e foi ai que encontrei o FlashFire Cobra V6 e decidi arriscar.

O FlashFire Cobra V6 é uma versão OEM do VKB Gladiator MKII. Para quem não conhece a VKB é uma fabricante de controles para simuladores de voo, atualmente os produtos VKB tem uma excelente qualidade e são um dos mais desejados e recomendados entre os jogadores. Desenvolver um produto custa dinheiro e a VKB optou por criar alguns de seus produtos com acordos de desenvolvimento compartilhado e assim nasceram as variantes OEM de alguns de seus produtos.

COBRA JOYSTICK V6

Basicamente o FlashFire Cobra V6 vem com os mesmos componentes de seu irmão Gladiator com algumas exceções. No Cobra V6 temos a substituição do sensor sem contato do eixo Z por um potenciômetro, a base utiliza almofadas de borracha ao invés de silicone, não temos compatibilidade com nenhum software e nenhum kit de upgrade VKB e é claro o controle de qualidade não é o mesmo.

A primeira impressão do Cobra V6 foi boa, o controle é pesado, sólido e não tem a cara de brinquedo que outros produtos possuem. O controle vem com coifa que ajuda a evitar o acumulo de poeira, o cabo é revestido, a graxa utilizada é comum e assim como o T.16000 o Cobra vem com sensores sem contato nos eixos X e Y.

O Cobra V6 vem com 23 botões e um acelerador, são 13 botões únicos e o acelerador na base, no “manche” temos um botão de gatilho principal, um botão de gatilho secundário, e uma alavanca com 8 posições.

COBRA JOYSTICK V6

Se comparado a modelos mais recentes, a impressão e de que faltam botões no manche, para amenizar essa falta de botões temos a adição de 3 botões que modificam a ativação dos comandos no manche.

Basicamente temos dois modos de ação e um modo shift, ou seja, as 10 ações do manche podem se tornar 40, contudo a forma de ativação destes modos é um pouco desconfortável e acabei passando a maior parte do tempo utilizando somente um modo de ativação padrão.

Antes de me arriscar a compra-lo, eu pesquisei e vi muitos usuário reclamando que o controle não calibrava e o software não funcionava. A FlashFire disponibiliza em seu site os arquivos para atualização do controle e o software utilitário, mas eu não precisei de nada disso.

COBRA JOYSTICK V6

Desde o primeiro uso o Cobra V6 foi reconhecido pelo Windows 10 como controle USB e não precisei calibrar nada, acabei realizando a calibração para esta análise e não tive nenhum problema. O software da FlashFire é simples e não só mostra os eixos e a ativação dos botões, como possibilita a configuração da resolução e deadzones do controle.

Eu o utilizei por cerca de 10 horas jogando Elite Dangerous e Project Wingman. A experiência foi boa, o joystick é preciso e confortável de se usar, não tive nenhum problema durante este tempo e só mais uso para saber se irá durar.

COBRA JOYSTICK V6

Na minha opinião o FlashFire Cobra V6 é uma excelente alternativa para quem está procurando por um HOTAS intermediário e não quer gastar muito. Na faixa de preço dele só é possível encontrar joysticks com potenciômetros em todos os eixos e como eu disse mais acima, o Cobra V6 vem com sensores sem contato nos eixos X e Y que além de aumentarem a precisão, aumentam o tempo de vida do componente. Infelizmente este é um produto importado, assim não temos garantias sobre o controle de qualidade e assistência, ou seja, compre por sua própria conta e risco.

Link para compra – https://a.aliexpress.com/_mNyrDQD

Confira no vídeo abaixo o unboxing e as primeiras impressões:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo