AnálisesPCPlayStationXbox

Mass Effect Legendary Edition – Maquiagem bonita e cara | Análise

Mass Effect Legendary Edition consegue fazer uma bela remasterização da trilogia original Mass Effect, os três jogos envelheceram bem

Analisado no PC


Mass Effect Legendary Edition é uma coletânea que traz a remasterização dos três primeiros jogos da série Mass Effect, esta remasterização foi desenvolvida pela BioWare, publicada pela Electronic Arts e lançada em14/05/2021 para PC, PlayStation e Xbox.

Mass Effect Legendary Edition

A trilogia Mass Effect conta basicamente a jornada do protagonista “Comandante Shepard” em sua luta para tentar salvar a Via Láctea da ameaça dos Reapers (seres que aparecem a cada 50 mil anos e exterminam toda a vida na galáxia). Os jogos foram lançados originalmente em 2007, 2010 e 2012, no geral as remasterizações trazem os elementos de Mass Effect 3 um pouco melhorados e os introduz em Mass Effect 1 e 2. As diferenças estão mais presentes no primeiro título, mas no geral todos os três jogos foram aprimorados.

A história se mantém a mesma com algumas modificações e correções. Mass Effect 2 ganhou uma correção no sistema de moral facilitando a chegada até algumas conclusões, Mass Effect 3 teve seu modo multiplayer removido, assim o sistema de Galactic Readiness foi completamente refeito, agora ou você importa os saves do jogo 1 e 2, ou terá de completar tudo para aumentar o nível de preparação. A maior diferença está em Mass Effect 1, infelizmente a DLC Pinnacle Station não está nessa coletânea visto que o código fonte foi perdido, estando corrompido sem chance de recuperação.

Como disse mais acima as diferenças estão mais presentes no primeiro título, já de início é possível notar a primeira diferença no menu de configurações, todos os jogos tem suporte a maiores resoluções incluindo o 4K. A criação de personagem é a segunda mudança a ser notada, com sistemas e modelos baseados nos de Mass Effect 3, o que também inclui alguns NPCs. Essa mudança é bem vinda, visto que o primeiro e o segundo título possuem mais de 10 anos e os gráficos e modelos estão um pouco datados para os dias atuais, principalmente os do primeiro jogo.

Após criar o personagem é hora da jogatina e logo você se depara com uma interface nova, sistema de cover e corrida baseados nos jogos 2 e 3, além de melhorias no manuseio e mira das armas. O carrinho Mako também ganhou melhorias, com um sistema de controles e física aprimorados facilitando a sua utilização.

Mass Effect Legendary Edition

Toda remasterização traz novidades gráficas e está aqui em grande parte acertou em cheio. Os gráficos no geral estão bem mais bonitos, os modelos de personagens estão baseados nos do terceiro título e todos ganharam novas texturas e cores. O ambiente também está diferente com novos efeitos de luz, sombra e cores que deixam a atmosfera mais viva e real. As cutscenes são outras que tiram proveito destas novidades, além dos novos gráficos algumas também ganharam novos ângulos melhorando a visão dos novos efeitos.

Os três jogos estão mais bonitos sim, mas a BioWare pesou um pouco a mão na iluminação de algumas partes. Essas diferenças são mais notadas em áreas onde a iluminação é escuras nos jogos originais, nas novas versões elas ficaram claras até demais, mas isso não é algo que quebre a imersão, até porque no geral os jogos estão bem mais bonitos.

 

 

Para completar a remasterização, todos os efeitos sonoros foram melhorados e refeitos. No geral os efeitos estão mais realistas, principalmente os das armas onde é fácil perceber a diferença entre a potência e a distância dos disparos. A música de fundo e as falas também receberam ajustes e fazem com que as cutscenes fiquem ainda melhores. O lado ruim dos sons é que as falas de alguns personagens estão fora de sincronia, mas nada que uma atualização não possa corrigir.

Mass Effect Legendary Edition

No final Mass Effect Legendary Edition consegue fazer uma bela remasterização da trilogia original Mass Effect, os três jogos envelheceram bem e as melhorias presentes nas novas versões chegam como uma cereja no bolo. O lado ruim é que infelizmente a Legendary Edition não possui localização para PT-BR, nem mesmo legendas, sem falar no preço cobrado que é bastante salgado, ainda mais para quem já possui os títulos originais. Agora se você ainda não jogou Mass Effect, com certeza vale muito a pena começar por esta Legendary Edition.

Confira no vídeo abaixo a primeira missão de cada um dos três jogos em Mass Effect Legendary Edition:

Mass Effect Legendary Edition

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Jogabilidade
  • Trilha sonora

Negativos

  • Preço
  • Sem PT-BR

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo