AnálisesPC

Days Gone – Um exemplo de como se fazer um port para PC | Análise

Jogo cedido pela Nuuvem, em parceria com a PlayStation Mobile, Inc.

Jogo analisado no PC


Esta é uma análise referente a versão para PC (port) de Days Gone, por isso não irei me aprofundar na história. Se você quiser ler a análise completa do jogo acesse este link. 

Days Gone é um jogo de ação, aventura e sobrevivência, desenvolvido pela Bend Studio e distribuído pela PlayStation Mobile Inc. no PC. Lançado em 2019 com o exclusivo para PlayStation 4, o título chegou aos PCs em 18/05/2021 através da Steam e Epic Games Store.

Days Gone no PC

De pouco em pouco os jogos exclusivos do PlayStation estão chegando no PC, o primeiro a pisar na nova plataforma foi o Horizon Zero Dawn, que infelizmente chegou com o pé esquerdo, sendo lançado com uma péssima otimização e vários problemas. Foram precisos alguns meses e depois várias atualizações os jogadores de PC finalmente podem aproveitar uma experiência “aceitável”.

Com uma primeira experiência bastante negativa, o anuncio de Days Gone gerou uma grande questão, “Será este mais um port terrível, ou será que dessa vez teremos algo bem feito? ”. Bom eu já posso adiantar a resposta para esta pergunta, a versão de PC de Days Gone é um exemplo de como um port deve ser feito.

Days Gone no PC

Assim como em Horizon Zero Down, Days Gone tem como recomendação um processador i7-4770k ou Ryzen 5 1500, uma placa de vídeo GTX 1060 de 6Gb ou RX580, 16Gb de RAM e se possível um SSD. Quando os requisitos de sistema foram anunciados, eu acabei ficando com um pé atrás pela experiência que tive com o primeiro título portado, mas não se preocupe, estes requisitos não só são o suficiente como sobram, o jogo está muito bem otimizado e mesmo um PC mais fraco do que o recomendado, consegue rodá-lo com uma boa qualidade e frames estáveis.

Todos sabem que por ser uma plataforma aberta, praticamente todos os jogos de PC possuem um menu de configurações que deixa o jogador adaptar o jogo a potência de sua máquina. Muitos ports focam apenas em fazer o jogo rodar no PC e as configurações acabam ficando no básico, onde é possível diminuir a qualidade gráfica, mas com poucas ou sem melhorias. Este não é o caso aqui, Days Gone foi feito na Unreal Engine 4 e chega trazendo várias opções e melhorias.

Days Gone no PC

Já de início é possível notar nas diferenças, ao navegar pelos menus de configuração encontramos várias opções gráficas que incluem qualidade de nevoa, iluminação, geometria, filtro de texturas e uma opção para se alterar a distância de geração de folhagem, esta última que não se encontra presente nos consoles. A nova versão recebeu melhorias nas texturas, sombras e principalmente na iluminação, se tudo for colocado na maior qualidade o jogo acaba ficando mais bonito no PC do que no console, mas não espere um milagre, estamos falando de um port e não de um remake.

Quando o assunto é conteúdo, a versão de PC não perde em nada para a do PS4. O port chega com todas as atualizações que foram lançadas até agora no console, incluindo o New Game Plus, dificuldade sobrevivência, modo foto, desafios e o Cross-Over com Death Stranding. Só que quando falamos ter o mesmo conteúdo é ter tudo mesmo, o jogo ainda está cheio de telas de carregamento, que pelo menos aqui são bem mais rápidas, a história e a jogabilidade são a mesmas e infelizmente este é um jogo com um ritmo que pode não agradar a todos.

Days Gone no PC

Jogadores de console utilizam em sua grande maioria os controles que acompanham os seus sistemas de jogo. A jogabilidade de Days Gone foi desenvolvida pensando-se nos controles do PlayStation 4 e isso fica bastante evidente quando jogamos a versão de PC, a adaptação ao teclado e mouse foi bem-feita, mas acaba pecando em alguns aspectos.

Enquanto o mouse é muito mais ágil e preciso ao mirar, o teclado sofre no controle do personagem e da motocicleta. Os controles no geral não são ruins, mas o teclado não funciona como um analógico e fica difícil controlar o personagem e a motocicleta em algumas situações, além disso algumas ações são um pouco desconfortáveis de se fazer dada a maneira e quantidade de teclas a se apertar. O jogo traz várias opções de ajuste da sensibilidade de controles e do mouse, também é possível editar e substituir as teclas do teclado, no final das contas a experiência com teclado e mouse não é ruim, mas o jogo fica mais “suave” jogando com um controle.

Days Gone no PC

A versão de Days Gone para PC foi muito bem-feita e consegue tirar o gosto amargo deixado pela versão de PC de Horizon Zero Dawn. O port está muito bem otimizado, jogamos utilizando um Ryzen 5 3600 em conjunto com uma Vega 56 e o jogo se manteve sempre bem acima dos 60 quadros em qualidade máxima na resolução 2560 x 1080.

Este é um título lançado em 2019, a versão de PC acabou chegando com um preço salgado e como disse anteriormente, este é um jogo que pode não agradar a todos, por isso eu recomendo que leia nossa análise da versão de console antes de decidir embarcar nesta jornada.

Days Gone no PC

Agora se você já estava esperando há algum tempo por Days Gone ou se decidiu compra-lo, aproveite a oportunidade e acesse o link abaixo. Days Gone se encontra em sua versão de PC com 10% de desconto, mas corre que o desconto é por tempo limitado: https://www.nuuvem.com/item/days-gone

Confira neste vídeo de gameplay como Days Gone está rodando no PC:

Days Gone

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Melhorias Gráficas
  • Otimização
  • Sem limite de Quadros

Negativos

  • Preço
  • Controles poderiam ter ficado melhor

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo