AnálisesPC

Swords of Legends Online | Impressões do Alpha e Beta

Na minha opinião o ponto que mais chama a atenção em Swords of Legends Online, são os gráficos

Testado no PC


Swords of Legends Online é um MMO desenvolvido pelo Studio chinês Wangyuan Shengtang Entertainment Technology CO e distribuído nas Américas pela Gameforge. Atualmente se encontra em fase beta e com o lançamento previsto para a segunda metade do ano.

O mercado atual de MMO’s, carece de novos jogos que não sejam P2W (PaytoWin, pague para ganhar), atualmente é possível contar nos dedos os títulos que não utilizam essa tática, focada somente em atacar a carteira e os cartões dos jogadores em troca de vantagens absurdas que só podem ser adquiridas com dinheiro real.

Swords of Legends Online

Como um jogador veterano de MMO’s, eu já posso adiantar que Swords of Legends Online (SOLO) não traz nada de novo ou inovador, aliás seus sistemas são bastante genéricos, contudo, este é um título que pode ser interessante para quem gostar de sua temática.

Swords of Legends Online é um MMO baseado na popular série de jogos GuJian, esta que além de vários títulos também possui filmes e uma série de TV, já dá para perceber o quão popular ela é na China né. Em sua versão original SOLO é um jogo sem P2W e somente com loja de cosméticos, na realidade para ser jogado na China é preciso comprar tempo de jogo, este que somente é consumido enquanto você estiver online. A versão ocidental chega no formato B2Play (compre para jogar), ou seja, você compra o jogo e não precisa pagar mensalidade, assim como é o caso de outras franquias de MMO’s como GuildWars e Elder Scrolls Online.

Swords of Legends Online

Vamos começar, ao abrir o jogo e ir para a tela de criação e personagem já temos a primeira grande diferença que é a temática Xianxia. Como disse SOLO é baseado na popular série de jogos GuJian e por isso o jogo adota a temática Xianxia, ou seja, tudo é baseado na China antiga. Essa temática é uma das famosas ame ou odeie, pessoalmente esta não me agrada principalmente pois ela limita muito a criação de personagens, como por exemplo a cor da pele, onde praticamente todas disponíveis são variações de branco claro.

Temática a parte, ao criar o personagem é necessário escolher uma classe e esse é um ponto interessante. Diferente de outros MMO’s populares SOLO não tem géneros travados, é possível criar qualquer classe com um personagem masculino ou feminino. O jogo original possui 9 classes, mas no Beta só estavam disponíveis 6: Berserker, SpellSword, Reaper, Bard, Spearmaster e Summoner. Cada uma das classes é especializada em algum papel e cada uma delas possui uma variação, exemplo o berserker pode ser construído para causar danos ou para assumir o papel de tank, o bardo pode atacar de longe ou ser o curandeiro do grupo e assim também são as outras, algumas dão suporte, outras batem de longe etc.

Swords of Legends Online

O interessante aqui é que cada uma das classes é completamente diferente da outra, cada uma tem suas habilidades e combos únicos, se você não se adaptar com uma teste outra, pois é certeza de que alguma delas irá te agradar.

Personagem criado é hora de sair pelo mundo em busca de níveis e é aqui que começam os problemas. Como disse mais acima, para jogar o jogo original é necessário comprar tempo de jogo e pensando nisso, tudo no jogo é desenhado de forma à fazer o jogador perder tempo com coisas bobas. Ganhar níveis envolve fazer repetidas missões que sempre giram em torno de coletar algo, matar alguns monstros ou andar de um lado para o outro falando com NPCS.

Swords of Legends Online

Bom, a maioria das missões que fiz envolviam coletar algo e lembra que eu falei que tudo é desenhado para você perder tempo, o ato de coletar ou interagir com qualquer coisa, acarreta no personagem realizar uma animação que leva de 5 a 3 segundos para ser concluída, agora imagina ter de fazer repetidas missões coletando 5 a 8 itens. Subir o nível do personagem é uma questão de paciência e a maior parte das atividades do jogo são travadas e requerem o nível mínimo de 37, assim prepare-se para perder mais de 24 horas de jogo fazendo missões bobas e repetindo masmorras porque não existem missões em determinados níveis.

Se subir o nível requer paciência, pelo menos as partes de combate são até legais e tentam quebrar um pouco do ritmo. SOLO possui dois modos de controle, temos o tradicional com ponteiro do mouse ou o modo action câmera, é possível alternar entre os dois modos ao apertar ctrl, contudo mesmo tendo as duas opções SOLO é um jogo action e você basicamente só irá usar o modo tradicional para interagir com algum elemento da interface.

Swords of Legends Online

Prepare aquele mouse com 16/18 botões, pois você irá encher até quatro barras de atalho com habilidades. O combate action é até legal, temos muitas habilidades disponíveis, contudo a quantidade de combos que realmente funciona é baixa, principalmente no PVP.

O modo PVP é interessante para quem gosta de combates em um mundo “aberto”. Além dos duelos um contra um e entre grupos, SOLO traz um modo PVP de facções com um mapa de guerra onde os dois lados se enfrentam em uma batalha constante sem consequências. Ao se aliar a uma facção o jogador pode escolher uma vez por dia ligar ou desligar o modo de combate, o que dá a ele a possibilidade de atacar os jogadores da outra facção, lembrando que este modo é ligado por padrão enquanto o jogador estiver no mapa “Valley of Echoing Blades”. O lado ruim aqui é que por termos um combate action rápido, o PVP em grande escala vira uma bagunça ficando difícil de entender o que está acontecendo.

Swords of Legends Online

Na minha opinião o ponto que mais chama a atenção em Swords of Legends Online, são os gráficos. Por se tratar de um jogo focado em vender cosméticos, é impossível negar que o jogo é lindo e muita atenção foi dada aos detalhes. Para melhorar ainda mais, é possível alternar os perfis de cores ou criar um perfil pessoal, deixando o jogo com a cara que mais te agradar.

No final do testes a impressão que tive é que SOLO é mais do mesmo. Não quer dizer que o jogo é todo ruim, mas os sistemas são genéricos e com exceção dos gráficos, nada me impressionou. Alguns amigos também participaram do Beta e as impressões foram mistas, alguns gostaram e outros não, pessoalmente eu não me vejo gastando tempo nem dinheiro neste título.

Swords of Legends Online

Como disse mais acima SOLO está chegando no ocidente com o formato B2Play (compre para jogar), contudo ele está vindo pela Gameforge uma empresa que não tem uma boa reputação quando o assunto é loja de cash. Sim, existem jogos que conseguem sobreviver sem ter itens P2W (pague para ganhar) como é o caso do GuildWars e do Elder Scrolls online, onde ambos só vendem cosméticos e facilidades que não influenciam na jogabilidade final e nem no PVP. Esta cedo para dizer algo e eu quero estar errado, mas não vejo muito futuro para um jogo com temática especifica, distribuído pela Gameforge e que em teoria só venderá cosméticos.

O preço para se iniciar essa jornada é bastante salgado para um título que está chegando agora no ocidente e com sistemas bastante genéricos. Pelo menos os desenvolvedores e a Gameforge parecem estar ouvindo a comunidade, visto que nos ultimos dias tivemos um corte considerável no preço, contudo o custo ainda é salgado e é preferível investir o valor cobrado em uma franquia já consolidada, do que atirar no escuro em um título futuro. Assim se você se interessou, segure a sua expectativa e espere por mais betas, informações e se possível só compre o jogo depois de alguns meses do lançamento, pois só assim teremos base para saber se ele irá sobreviver somente com cosméticos ou se teremos os temíveis itens P2W.

Confira neste vídeo em Live o beta fechado de Swords of Legends Online:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo