AnálisesPCPlayStationXbox

The Elder Scrolls Online: Blackwood – Uma boa hora para voltar a jogar ESO | Análise

O pacote inclui o jogo base e as 4 expansões anteriores, tudo isso pelo preço de um.

Analisado no PC


Blackwood é a nova expansão do MMO The Elder Scrolls Online (ESO), que chega trazendo uma nova história, um novo mapa e uma novidade que ainda não estava presente no jogo. A expansão chegou aos PC no dia 01/06 e os jogadores de console tiveram de aguardar até o dia 08/06 para se aventurar em Blackwood.

Para quem não conhece, ESO é um dos poucos MMOs presentes tanto no PC quanto nos consoles PlayStation e Xbox. Lá no seu início o jogo mantinha um sistema de mensalidades que não vingou e logo foi substituído pelo formado B2P (buy to play/ compre para jogar), a minha história com o ESO começou pouco tempo depois do jogo virar B2P em 2015 e durou até 2017 quando abandonei o jogo pouco antes do lançamento da expansão Morrowind.

The Elder Scrolls Online - Blackwood

No geral eu tive uma experiência até positiva com o ESO, principalmente no aspecto PVE com dungeons e trials interessantes, porem naquela época eu era um jogador que focava mais no PVP e o jogo estava começando a ser infestado por hackers, o sistema de champion points fazia com que algumas classes ficassem imortais e o ping era horrível. Problemas aparte, o que me fez bater o martelo e abandonar o jogo de vez foi a quantidade de DLCs secundarias que estavam sendo adicionadas, além do preço cobrado por elas.

Quase quatro anos se passaram desde que eu parei de jogar, neste tempo eu continuei acompanhando as mudanças que o jogo ia sofrendo, assim como as expansões lançadas, mas nada me fez ter vontade de voltar a jogar. Com o anuncio da expansão Blackwood eu voltei a acompanhar o jogo até que surgiu a oportunidade de voltar a jogar, decidi dar uma segunda chance para o ESO e já posso afirmar que esta é uma boa hora para se começar ou para voltar a jogar.

The Elder Scrolls Online - Blackwood

Antes de falar sobre a expansão, eu vou ressaltar algumas mudanças que o jogo sofreu neste tempo e que na minha opinião fizeram muito bem principalmente para o PVP. A primeira grande mudança foi nas constelações de champion points ( árvore de habilidades passivas), o sistema foi totalmente refeito e agora o jogador pode escolher somente 4 skills passivas em cada constelação, ou seja, não temos mais aquelas builds imortais que davam dano, com isso você tem que pensar bastante na hora de construir sua build. Outra mudança foi a diminuição nos efeitos dos sets de proc (armaduras que causam danos secundário) todas essas armaduras receberam diminuição de status, forçando uma mudança radical e várias builds. É sem dúvidas que o jogo está melhor e mais saudável, contudo, infelizmente o ping continua ruim sendo normal jogar com valores entre 200 e 350, o que faz com que o PVP se torne frustrante principalmente em batalhas com vários jogadores.

The Elder Scrolls Online - BlackwoodVamos para a nova expansão. The Elder Scrolls Online: Blackwood inclui o jogo base e todas as expansões já lançadas, assim quem parou de jogar ou está começando tem o acesso a todo o conteúdo de Greymoor, Elsweyr, Summerset, e Morrowind, ou seja, você terá toda a história principal, lembrando que o jogo também possui DLC menores que devem ser adquiridas a parte e não estão presentes neste pacote.

Blackwood traz o mesmo formato encontrado nas outras expansões, temos um novo mapa, missões, skyshards, chefes de mundo e um novo trial. A história é legal, aqui nós iremos investigar uma conspiração e um pacto envolvendo o Daedric Princes Mehrunes Dagon. Além da história principal também temos várias missões secundarias, que revelam um pouco de como é a vida em Blackwood e no geral grande parte dessas são interessantes.

The Elder Scrolls Online - BlackwoodO novo mapa é grande e tem uma temática de pântano. A região é bem detalhada só que este é um exemplo de onde mais é menos, o mapa é grande e vazio, você acaba tendo de viajar por grandes distancias sem muita coisa para fazer ou encontrar.

Navegar por Blackwood requer um pouco de paciência, pegar uma rota errada pode acabar te levando para um local sem saída, ai ou você volta em uma wayshrine ou tem de nadar por pedaços de água.

The Elder Scrolls Online - BlackwoodAndando por Blackwood você poderá encontrar Oblivion Portals, estes portais aparecem de forma aleatória e te levam para a masmorra publica The Deadlands. Essa nova área funciona no formato de ilhas, a dificuldade vai aumentando sempre que avançar para a próxima ilha até chegar no boss final. Essa dungeon foi bem feita, mas pode ser um pouco difícil de se fechar sozinho, ainda bem que temos os companions.

A grande mudança que Blackwood traz para o ESO são os companions. Enquanto exploramos o novo mapa iremos encontrar dois NPCs: “Bastian” e “Mirri”, ao completarmos suas missões eles ficarão disponíveis para serem invocados na aba de coleções. Enquanto ativo, o NPC funciona como um companheiro, seguindo e auxiliando o jogador nos combates. É possível customizar quase tudo nos companheiros, eles sobem de nível, podemos escolher as habilidades, equipar itens e alguns cosméticos, assim o companheiro pode fazer o papel da trindade como tank, causador de dano ou curandeiro.

The Elder Scrolls Online - Blackwood

Os dois companheiros possuem personalidades diferentes e as interações do jogador influenciam diretamente no relacionamento com eles, caso o relacionamento chegue em um nível muito baixo, o jogador fica impossibilitado de invocar aquele companheiro por algum tempo. Os NPCs companheiros não substituem um segundo jogador, contudo eles ajudam bastante e são muito interessante para quem passa a maior parte do tempo jogando sozinho. Não preciso nem dizer o quanto é mais fácil completar um Oblivion portal com um companheiro, do que tentar fazer tudo sozinho.

Como nada é perfeito os companheiro também tem um lado ruim. Os itens deles são específicos e ocupam espaço no inventario que é pequeno e eles tem uma tendência de ficar dentro da área de ataques, portanto esteja preparado para uma maior gestão de inventario e faça um estoque de gemas para revive-los.

The Elder Scrolls Online - Blackwood

A expansão Blackwood é o momento ideal para se começar ou voltar a jogar The Elder Scrolls Online, o jogo vem recebendo atualizações constantes e além da história e dos companheiros, o pacote inclui o jogo base e as 4 expansões anteriores, tudo isso pelo preço de um. Agora se você já possui todo o conteúdo lançado e não está interessado nos NPCS companheiros é melhor esperar por uma promoção, pois o conteúdo da expansão por si só não é tão grande e na minha opinião não vale o preço cheio.

The Elder Scrolls Online - Blackwood

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Companions
  • Vem com outras expansões
  • Ideal para novos jogadores

Negativos

  • Pouco conteúdo para veteranos
  • Ping continua ruim
  • Inventario continua pequeno

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo