AnálisesPC

Star Dynasties – Aleatoriedade tira o senso de estratégia do jogo | Análise

Jogo cedido pela Nuuvem, em parceria com a Iceberg Interactive

Analisado no PC


Jogo em acesso antecipado, portanto pontos desta analise podem estar em desacordo com o produto final.

Star Dynasties é um jogo de estratégia desenvolvido pela Pawley Games, distribuído pela Iceberg Interactive e lançado em acesso antecipado para PC em 16/03/2021.

Com uma jogabilidade parecida com Crusader Kings, Star Dynasties é interessante, porém por estar em acesso antecipado seu conteúdo é pequeno, assim varias ações e eventos se repetem demasiadamente muitas vezes sem sentido e o jogo acaba ficando chato depois de algum tempo.

Star Dynasties

Em Star Dynasties a humanidade expandiu as fronteiras além de nosso sistema solar e criou colônias nas estrelas. Com a destruição da Terra, toda a estrutura de governo veio abaixo e agora os sistemas são dominados pelas elites, aqui o jogador assume o lugar de um destes “senhores feudais” e precisa dominar o espaço controlado pelos humanos.

A impressão inicial é de que este é mais um jogo de domine / conquiste tudo e todos, mas é só jogar um pouquinho que você percebe que força bruta aqui é só um dos fatores. Poder militar é apenas uma das equações, a base principal aqui é tecnicamente a diplomacia e as relações interpessoais, eu digo tecnicamente porque quase tudo pode acontecer.

Star Dynasties

Star Dynasties traz boas ideias e muito pode acontecer durante a jogatina. Perder aqui é uma questão de ter sua linhagem inteira eliminada, pois caso seu personagem morra é possível continuar seu reino jogando com um de seus filhos, ou seja, planejar e criar descendentes é uma tática fundamental. As relações entre os “reis” são de suma importância e quase tudo pode acontecer, é possível realizar casamentos arranjados, trocar favores, ajudar ou reconstruir sistemas e é claro atacar diretamente outros “reinos”.

Tudo é válido quando o assunto é expandir nosso alcance, mas fique atento pois tudo também pode acontecer em nosso reino. Durante a jogatina você terá de lidar com eventos dinâmicos que envolvem pedidos, revoltas, traições, rebeldes e infelizmente este é um ponto que faz o jogo ficar enjoativo.

Star Dynasties

O principal defeito de Star Dynasties é no excesso de eventos e na aleatoriedade em que tudo ocorre, parece até que estamos jogando um “rogue like”. Você nunca terá certeza de vitória enquanto não ganhar, pois como disse tudo é muito aleatório, por exemplo, é comum ocorrer traições envolvendo quem em teoria teria uma boa relação com nosso personagem, assim como revoltas e outros líderes de facções deixarem seu império sem motivo algum. Todo turno é recheado de eventos aleatórios, muitos deles não fazem sentido e a maioria das escolhas sempre acaba de alguma forma prejudicando alguma relação do nosso personagem. Após começar alguns jogos é possível ter a impressão de que muita coisa parece ser desenhada para acontecer independente dos status e relações entre os personagens.

Star Dynasties

Se a jogatina fica enjoativa, os gráficos e efeitos sonoros não ajudam em nada a animar essa jornada. Graficamente tudo é muito simples e sem detalhes, não existem animações para nada e a interface do jogo é bastante carregada e confusa, é certeza que você irá perder algum tempo para decorar o que cada botão faz e os caminhos para cada ação. A trilha sonora é bem simples se resumindo a cliques do mouse e alguns efeitos sonoros, passamos a maior parte do tempo somente ouvindo a música de fundo que vai se alternando conforme a situações, definitivamente não espere por muita coisa.

Star Dynasties

No final de tudo Star Dynasties tem boas ideias, porém em seu atual estado suas mecânicas não estão bem implementadas e a impressão que tive foi ter de contar mais com a sorte do que realmente seguir uma estratégia. O jogo ainda está em acesso antecipado e com certeza receberá mais atualizações, o preço cobrado atualmente é um pouco salgado pelo que temos disponível, contudo é comum os jogos em acesso antecipado terem um aumento de preço após o lançamento oficial, por estas razões eu recomendo este título somente para quem se interessou e não quer esperar para entrar neste universo, do contrário é melhor esperar por atualizações.

Star Dynasties

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Boas ideias
  • Diferente

Negativos

  • Muita aleatoriedade
  • Gráficos
  • Sons

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo