AnálisesPC

RogueBook – Faltou tinta para equilibrar os sistemas | Análise

RogueBook é dos mesmos desenvolvedores de Faeria juntamente com Richard Garfield (criador de Magic: the Gathering)

Analisado no PC


RogueBook é um roguelike de cartas desenvolvido pela Abrakam Entertainment SA e distribuído pela Nacon. O jogo está com previsão de lançamento para PC em 17/06/2021, com versões para consoles chegando mais tarde.

Dos mesmos desenvolvedores de Faeria juntamente com Richard Garfield (criador de Magic: the Gathering), RogueBook chega trazendo uma linda aventura ofuscada pela falta de balanceamento que é agravada pelos elementos rogue.

Roguebook

RogueBook traz uma história de fundo interessante, aqui nós embarcamos na jornada de heróis presos em um livro amaldiçoado (RogueBook) e que estão tentando achar algum meio de escapar desta realidade. O jogo incorpora muito bem seus elementos na temática apresentada, o mapa é no formato grid com visão limitada e para explorá-lo é necessário coletar e utilizar a limitada tinta usada para gerar as criações, quando a tinta acabar o jeito é tentar seguir o caminho pré-definido no início de cada partida, enfrentando os perigos para chegarmos ao próximo capítulo do RogueBook.

Os combates são no formato de card game e olha, as cartas e sistemas foram bem trabalhados. Para compor nosso deck, podemos escolher entre diversos tipos de cartas com vários efeitos diferentes, temos cartas de ataque e de defesa, habilidades especiais de cada herói e summons que dão vantagens condicionais. O sistema é legal mas sofre com a falta de equilíbrio que é agravada pelos elementos rogue.

Roguebook

Assim como o nome sugere, este é um jogo roguelike e infelizmente aqui estes aspectos podem causar mais frustração do que diversão. Como todo roguelike tudo aqui é aleatório e tecnicamente sempre temos a possibilidade de ficar mais forte após cada tentativa, começamos toda partida com um deck padrão que vai sendo construído na medida com que você vai avançando, e claro sempre tendo de contar com a sorte. Avançar e explorar é como dar um tiro no escuro, como disse, o mapa é oculto e você precisa decidir onde irá usar a limitada tinta, mas por causa da aleatoriedade explorar nem sempre é a melhor opção.

Por conta dos elementos rogue, você pode ser colocado a qualquer momento em um combate extremamente fácil, extremamente difícil ou até impossível de ser vencido e os dois últimos acontecem com frequência. Os elementos rogue por si só não são o problema aqui, mas infelizmente quando combinados com a falta de balanceamento, acabam criando mais frustração do que diversão.

Roguebook

Durante toda a jogatina foram comuns situações onde ao explorar o mapa, eu acabava enfrentando batalhas contra monstros comuns que eram mais difíceis do que contra chefes. O problema é que mesmo conseguindo sair vivo dessas, a vida dos personagens sempre ficava baixa e cura no jogo é algo extremamente limitado, ou seja, ir para o chefe com vida baixa é sinal de derrota certa. Eu não ligo de morrer em jogos rogue, pois isso faz parte do loop de jogo, mas em RogueBook a falta de balanceamento é extremamente frustrante, parece até que gastaram todo o orçamento em gráficos e sons e esqueceram de ajustar o restante.

Se falta equilíbrio, pelo menos você vai passar raiva vendo belos gráficos e escutando uma boa trilha sonora. Os gráficos são bonitos, RogueBook traz uma arte legal e cheia de detalhes, o visual foi muito bem trabalhado e nada ficou de fora, sejam os cenários, personagens e principalmente nas imagens das cartas, tudo recebeu bastante atenção e o jogo acaba tendo um certo charme. A trilha sonora também foi bem-feita e chega com boas músicas de fundo e vários efeitos sonoros que podem ser notados principalmente durante os combates.

Roguebook

No final a minha experiência com RogueBook foi mediana, o jogo é bonito e tem potencial, porém ele precisa urgentemente de um balanceamento de cartas e inimigos, pois no seu atual estado a falta de equilíbrio em combinação com os elementos rogue acaba causando mais frustração do que diversão. O preço cobrado é salgado pelo que o jogo entrega, assim por causa de todos os motivos citados, eu prefiro recomendar este título somente para quem ama o estilo rogue e não se importa com balanceamento. Agora quem se interessou, mas não gosta de roguelikes é melhor esperar por atualizações que introduzem um melhor equilíbrio nos combates.

RogueBook

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Trilha Sonora
  • Tem potencial

Negativos

  • Preço
  • Falta Balanceamento
  • Frustrante
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo