AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Blood Bowl 3 | Impressões do beta fechado

Antes de começar quero deixar claro que este é um título ainda em desenvolvimento, portanto muita coisa pode mudar até o lançamento da versão final.

Testado no PC


Blood Bowl 3 é o novo título da série Blood Bowl, o jogo está com data prevista para esse ano e será lançado para PC, Switch PlayStation e Xbox. Nós tivemos o acesso ao beta e já posso adiantar que o novo jogo traz diversas mudanças e muitas delas não vem para melhor.

Para quem não conhece, Blood Bowl é um jogo de tabuleiro que faz uma sátira e adapta o futebol americano para um jogo de turnos, com temática baseada no universo de fantasia de Warhammer. Blood Bowl foi adaptado para o mundo digital e está chegando na sua terceira “versão” que será lançada no decorrer do ano, essa nova versão está sendo baseada nas regras da versão de tabuleiro lançada em 2020 e infelizmente muitas mudanças não combinam bem com um jogo digital.

Antes de começar quero deixar claro que este é um título ainda em desenvolvimento, portanto muita coisa pode mudar até o lançamento da versão final.

Vamos lá, vou começar pelo melhor que são os gráficos e a customização. Em comparação com os outros títulos, Blood Bowl 3 chega com novos modelos de personagens e gráficos bastante superiores. Tudo está com um visual mais atual, os estádios estão bem melhores, as animações estão fluidas, mas o melhor são os novos modelos de personagens e as várias customizações disponíveis. Mesmo ainda estando em desenvolvimento o jogo está bonito e não faz feio, porem isso já era esperado, pois estamos falando de seis anos desde que Blood Bowl 2 foi lançado.

Blood Bowl 3 - A Nobreza Imperial

Ao entrar na sua primeira partida você irá se deparar com a nova interface e é aqui que os problemas começam. Os jogos mais antigos tinham uma interface simples e limpa, o novo jogo chega com uma interface nova que é extremamente carregada e confusa, com vários ícones pequenos e cores claras demais. A interface acaba se misturando com o campo e com os jogadores, ficando difícil de se entender o que está acontecendo.

Se a nova interface não ajuda, as novas regras também não são amigáveis. Como disse mais acima, Blood Bowl 3 é baseado nas regras de Blood Bowl (2020) e pelo que parece os desenvolvedores tentaram deixar o jogo mais parecido com o de tabuleiro, só que estamos falando de um jogo digital e muitas regras e ações não combinam com a velocidade do jogo no PC.

Blood Bowl 3 - Análise do Beta fechado

As novas regras trazem várias alterações, mas a principal que já se nota desde o início é a mudança nas ações e movimentação. Basicamente agora é preciso declarar a ação antes de movimentar o personagem, caso o mova sem declarar, aquele personagem ficará impossibilitado de realizar ações durante o restante do turno. É preciso lembrar que praticamente todos os jogadores estão acostumados com as regras antigas e você acaba desenvolvendo uma memória muscular de mover e depois realizar a ação.

Essa mudança pegou muita gente de surpresa e o jogo não te explica nada, mas isso não é tudo. Algumas ações como passar a bola, agora contam como ações únicas que só podem acontecer uma vez por turno, ou seja, todos os personagens estão bastante limitados na quantidade de movimentos possíveis por turno, o que acaba deixando o jogo mais longo e tedioso. As novas regras não combinam muito bem para um jogo digital e Blood Bowl 3 acaba perdendo a fluidez encontrada nos outros jogos.

Blood Bowl 3 - Análise do Beta fechado

Como disse mais acima o novo jogo chega com melhorias gráficas e estas incluem novas animações, contudo este é um ponto que é interessante e ao mesmo tempo enjoativo. O lado positivo é que as animações estão melhores e chegam em maior variedade, o lado negativo é que elas acontecem basicamente para tudo, desde uma simples corrida até um takedown. O problema encontrado aqui é que, enquanto uma animação está acontecendo o jogador fica impossibilitado de realizar qualquer ação e como o relógio não para, você acaba perdendo de 3 a 5 segundos para cada movimento que realizar. O excesso de animações acaba ajudando o jogo a perder fluidez e as partida começam a ficar chatas depois de algum tempo de jogo.

Quando o assunto é bugs, a versão beta de Blood Bowl 3 veio recheada. Como estamos falando de um closed beta é normal encontrar problemas, mas muitos bugs interferiam diretamente na jogabilidade, com ações acontecendo de maneira automática, jogadores que ficam presos e não se movimentavam e até quadros no campo de jogo que ficavam inacessíveis. Durante os testes eu sofri alguns crashes, mas como disse essa é uma versão beta e com certeza os problemas serão corrigidos.

No final o beta Blood Bowl 3 não me impressionou, os personagens e modelos estão sim mais bonitos, porem as novas regras em combinação com péssima interface e o excesso de animações, fazem com que o jogo perca fluidez e fique lento demais. Por todos estes motivos, se a versão final não for ajustada, eu vou preferir continuar jogando Blood Bowl 2, pois afinal este é um caso onde “mexeram errado no time que está ganhando”.

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo