AnálisesPC

Tainted Grail: Conquest – Um roguelike raiz | Análise

Tainted Grail: Conquest é difícil, o jogo não pega na mão e não te ajuda.

Analisado no PC


Tainted Grail: Conquest é um card game, roguelike com elementos de RPG, desenvolvido e distribuído pela Awaken Realms Digital é lançado para PC em 27/05/2021.

Tainted Grail é um card game que se diferencia dos outros, o título traz uma abordagem roguelike, gráficos em 3D e uma história interessante, contudo a dificuldade é alta e quando aliada com os elementos rogue, o resultado é um ciclo frustrante de vida e morte onde dependemos quase que totalmente da sorte.

Tainted Grail Conquest

2020 pôde ser considerado o ano dos jogos roguelike, pois tivemos no ano passado vários lançamentos com jogabilidade e elementos baseados neste gênero. Se continuarmos neste ritmo, este ano poderá ser considerado o ano dos “card games roguelike”, pois temos até o momento vários lançamentos e Tainted Grail é mais um neste monte.

Jogos roguelike são produzidos em grande maioria por estúdios indies e geralmente por causa do orçamento limitado, estes jogos são feitos com gráficos simples, arte cartoon e pouca ou nenhuma dublagem. Tainted Grail chega tentando se diferenciar dessa maioria, o jogo traz gráficos em 3D, uma história interessante, dublagem para praticamente todo o texto e uma bela trilha sonora.

Tainted Grail Conquest

Nessa aventura roguelike nós iremos acompanhar a jornada de um herói que caiu em combate e foi parar em um mundo paralelo. Preso “entre o céu e o inferno”, o herói tem uma chance de restaurar seu corpo, sua vila e todos que perdeu, mas o caminho não é fácil. A história é interessante e a trama vai se desenrolando na medida em que você explora, completa missões e encontra novos npcs. O diferencial neste ponto é que apesar de termos muito texto, praticamente tudo está dublado (em inglês) o que diminui bastante o estresse da leitura.

A jogabilidade é um mix de exploração e card game, o mundo fora da vila está cercado por uma névoa e o jogador tem de usar tochas para iluminar o caminho e desviar de perigos. O combate é completamente feito através de um jogo de cartas, temos cartas de ataque, defesa, efeitos especiais e o jogador precisa se adaptar e pensar em quais cartas irá jogar a cada turno.

Tainted Grail Conquest

Apesar de termos um “card game” com baralhos e cartas, Tainted Grail é um roguelike puro e estes elementos podem causar mais frustração do que diversão, principalmente no início do jogo. Basicamente o jogo se resume a um círculo de vida e morte, onde a cada morte o nosso personagem reencarna tecnicamente mais forte, pois ao morrer você consegue reter alguns recursos e liberar melhorias.

Por causa desse círculo, as horas iniciais são bastante chatas e enjoativas, o início do jogo é extremamente engessado e a falta de recursos limita bastante o que podemos fazer. Na medida em que vamos morrendo e revivendo o jogo começa a ficar interessante, liberamos mais cartas, classes, npcs e ficamos forte, mas não pense que você irá atropelar tudo o que estiver pela frente.

Tainted Grail Conquest

Tainted Grail: Conquest é difícil, o jogo não pega na mão e não te ajuda. A dificuldade é bastante alta principalmente no início, conforme você fica mais forte ela cai um pouco, mas lembre-se este é um jogo rogue like de cartas, por isso independente do seu baralho é preciso contar com a sorte. Temos um modo “fácil” para quem preferir acompanhar somente a história, entretanto, mesmo com dificuldade menor, o modo fácil também pode ser desafiador e como disse, roguelikes são muitas vezes decididos por sorte, neste caso basta uma mão ruim para se ver em apuros.

Como citado mais acima o jogo possui gráficos em 3D que o diferenciam de outros títulos do mesmo gênero. No geral os gráficos são ok, os personagens são interessantes, vários monstros são bizarros, temos vários efeitos de iluminação e a câmera possui ajustes de ângulo e zoom. Como disse graficamente o jogo é ok, então não espere por muita coisa.

Tainted Grail Conquest

Na trilha sonora é aonde o jogo brilha. Como disse mais acima, Tainted Grail traz dublagens em praticamente todas as linhas de texto presentes no jogo o que já é um grande diferencial, porem basta ouvir poucos segundos das músicas de fundo para você entrar no clima e não se importa com a repetição. As músicas foram muito bem escolhidas e combinam perfeitamente com a atmosfera e o ritmo do jogo, o único ponto ruim aqui é que a trilha não pode ser adquirida separadamente.

No final Tainted Grail: Conquest é um jogo bastante frustrante e repetitivo com poucos momentos onde o jogador realmente se sente forte, mas o jogo não é ruim. Tainted Grail é um roguelike “raiz” e seu ciclo de jogo foi pensado para ser do jeito que é, com uma dificuldade alta que não deixa o jogador ficar acomodado. O preço cobrado é camarada, porem por causa do seu ciclo de jogo, este é um título que eu prefiro recomendar somente para quem realmente gosta de roguelikes e não se importa com a repetição.

Confira neste vídeo o gameplay de Tainted Grail: Conquest:

Tainted Grail: Conquest

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Trilha sonora
  • Desafiador
  • Preço

Negativos

  • Repetitivo
  • Frustrante

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo