AnálisesMobilePCVR

Eternal Starlight VR – Jogos de RTS vão chegando à realidade virtual | Análise

Eternal Starlight VR é um RTS simples e divertido que vai te render boas horas de jogatina.

Analisado no PC usando Windows Mixed Reality


Eternal Starlight é um RTS com temática espacial, desenvolvido e distribuído pela White Noise Games e lançado para PC VR e Oculus Quest em 17/06/2021.

De pouco em pouco os jogos de RTS vão chegando à realidade virtual, Eternal Starlight VR é um destes que chega para somar, trazendo uma jogabilidade e história simples que te prendem em seus vários inícios, meios, fins e recomeços.

Eternal Starlight VR

A história é bem clichê, neste universo a Terra não consegue mais suportar vida e os humanos partiram para as estrelas para procurar um novo lar. O sistema escolhido foi o de Proxima, só que quando chegaram lá os humanos descobriram que não estávamos sozinhos no universo. O sistema de Proxima é habitado e cobiçado por raças alienígenas, algumas amigáveis e outras hostis, cabe a humanidade agora fazer alianças e defender Proxima das ameaças.

Com esse background em mente, o jogo se resume basicamente a “rápidas” batalhas para defender o sistema. De sete em sete dias o sistema será atacado e o jogador precisa utilizar o tempo entre os ataques para se preparar, fazendo missões para conseguir recursos, construir alianças e aumentar a sua frota. Cada missão conta como um dia e no final do prazo o ataque irá acontecer mesmo se você não estiver pronto, é possível falhar missões, porém tenha em mente que a morte é permanente e caso você morra terá de começar tudo novamente do zero.

A jogabilidade é interessante, a realidade virtual possibilita que o jogador esteja dentro do campo de batalha e é isso que ocorre aqui. Jogamos soltos dentro do espaço como “deuses”, nos movimentamos agarrando e puxando o espaço, é possível diminuir a velocidade do tempo para modificar as táticas, além de podermos aumentar ou diminuir o zoom, o que muda completamente a perspectiva dos combates.

O controle das naves e táticas é feito da forma “point’n’click”, que aqui pode ser traduzido como “agarre e solte”. Basicamente tudo é feito desta forma, você seleciona a unidade e escolhe uma ação, “agarra e solta” onde você quiser, seja para movimentar, criar uma formação ou utilizar alguma arma ou dispositivo. Os controles são fáceis e confortáveis de se utilizar, é possível jogar em pé ou sentado sem problemas e basta pouco tempo de jogo para entender como tudo funciona.

Eternal Starlight VR

Apesar de ser um RTS, as táticas e estratégias aqui não são absurdamente complexas. Como todo bom RTS as naves (unidades) podem possuir fraquezas e defesas, que podem ser descobertas ao fazer um scan da unidade, aí é só planejar qual arma utilizar ou de qual ângulo atacar. Não espere entender e decorar todas as mecânicas de primeira, mas bastam algumas partidas para se pegar o jeito.

Os gráficos são OK e atendem a proposta do jogo. Não espere por alta definição ou modelos complexos, todos os elementos são um pouco cartunizados, as naves são simples e parecem brinquedos, existem poucas estrelas no plano de fundo, com várias partes do campo de batalha preenchidos por uma nuvem. A impressão é que os gráficos foram simplificados com a intenção de atender o hardware mais básico encontrado nos Oculus Quest 1 e 2.

A trilha sonora também não é lá essas coisas, vários efeitos são genéricos e a música de fundo é bem simples. Como disse mais acima, não espere por muito, gráficos e sons não são o forte de Eternal Starlight VR, mas a jogabilidade é boa e o jogo diverte.

No final Eternal Starlight VR é um RTS simples e divertido que vai te render boas horas de jogatina. O preço cobrado é bem camarada e este é um título que posso indicar para todos que possuem um headset de realidade virtual e que queiram jogar um RTS em VR sem precisar se preocupar com muito gerenciamento.

Confira neste gameplay as primeiras impressões de Eternal Starlight VR:

Eternal Starlight VR

7.9

Nota

7.9/10

Positivos

  • Simples
  • Divertido
  • Preço

Negativos

  • Gráficos
  • Sons
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo