AnálisesMobilePCPlayStationVR

Sniper Elite VR – Um tiro certeiro | Análise

Como nada é perfeito Sniper Elite VR chegou com alguns problemas, a maioria já resolvido após um pequeno patch.

Analisado no PC usando Windows Mixed Reality


Sniper Elite VR é o primeiro jogo da franquia Sniper Elite exclusivo para a realidade virtual. O título foi desenvolvido pela Just Add Water (Developments), Ltd, distribuído pela Rebellion e lançado em 08/07/2021 para PCVR, PSVR e Oculus Quest.

Sniper Elite VR é uma das poucas adaptações de um jogo flatscreen para a realidade virtual bem feitas. O jogo chega na medida certa, com uma campanha legal, uma jogabilidade arcade, bons controles e é claro, as famosas “kill cams” presentes nos outros jogos da série.

Sniper Elite VR

Seguindo o ritmo de Sniper Elite 4, VR também se passa em 1943 na Itália só que aqui a história será contada sobre o ponto de vista de um veterano guerrilheiro que lutou contra a ocupação nazista na Sicília. A história está divida em 18 missões que podem ser acessadas como páginas de um livro e o personagem principal vai narrando os acontecimentos durante a jogatina.

O jogo é diversão garantida, além da tradicional “kill cam” temos missões para todos os gostos. Em algumas missões é preciso fazer uso constante do rifle, acertando alvos a distância para defender algum ponto, em outras é possível tentar uma abordagem furtiva, mascarando os sons dos disparos com o som ambiente ou deixando o rifle de lado e partindo para um confronto mais próximo com pistolas, metralhadoras ou espingardas. As missões levam em média de 5 a 30 minutos para serem concluídas, o tempo vai variar de acordo com seu ritmo de jogo e eu diria que para um jogador experiente é possível esperar por volta de 6 horas de jogatina.

Sniper Elite VR

Os controles são o ponto mais forte dessa aventura. Diferente de um simulador, Sniper Elite VR tem uma jogabilidade mais arcade com movimentos de corrida e agachamento dependentes de botões e não da livre movimentação do jogador. Se por um lado essa escolha pode desapontar os jogadores mais hardcore, por outra ela permite uma maior acessibilidade e é aqui onde o jogo brilha.

Começando pela plataforma mais limitada o Playstation VR, o título tem compatibilidade e pode ser jogado com os controles PSVR Aim Controller, PS Move, ou DualShock 4. O interessante aqui é que este é um dos poucos jogos que dão a opção de o jogador operar o ferrolho ao jogar com os controles Move, o que aumenta bastante a imersão ao forçar o jogador a abrir e fechar o ferrolho em cada disparo e em cada recarga do rifle e armas.

No PC e no Quest temos maior flexibilidade nos controles e aqui a acessibilidade é percebida com maior facilidade. Jogamos a versão de PC e essa versão possui diversas opções de conforto e acessibilidade, sendo possível ajustar a movimentação da câmera entre smooth ou snap turn, alterar opções de estabilização de mira e modos de recarga manual ou automático. A cereja do bolo aqui é uma adaptação das luvas magnéticas introduzidas em Half Life Alyx, ou seja, você não precisa abaixar ou se aproximar de um item para pega-lo, é só apontar e puxar. As diversas assistência tornam possível jogar em pé ou sentado, o que é ótimo pois nem todo jogador tem a mobilidade suficiente para aproveitar os shooter tradicionais da realidade virtual.

Por ser um título feito para várias plataformas que incluem o mais limitado Oculus Quest concessões foram feitas e os gráficos e sons são medianos. Jogamos no PC e no PlayStation e os gráficos lembram bastante os encontrados em Sniper Elite V2, os modelos são bem simples, principalmente os da kill cam que mostram sempre o mesmo modelo com poucos órgãos e ossos. No PlayStation o jogo fica um pouco menos detalhado com texturas um pouco borradas, no PC temos texturas mais nítidas, mas não espere um milagre. Os sons em ambas plataformas é mediano, o som ambiente é até legal, mas é fácil perceber uma repetição nos sons de pássaros, som este que as vezes acontece mesmo em locais fechados onde não existiria vida selvagem, os sons das armas são bastante genéricos e não temos nada de especial aqui. Como disse mais acima o jogo e bastante divertido e mesmo gráficos e sons sendo medianos, eles não estragam a jogatina.

Sniper Elite VR

Como nada é perfeito Sniper Elite VR chegou com alguns problemas, a maioria já resolvido após um pequeno patch. Os principais defeitos no lançamento foram a falta de suporte aos Headsets da família WMR, e a posição das mãos que estavam bem acima ou abaixo dos controles. Eu solucionei problemas relacionados ao WMR ao criar e compartilhar na comunidade os controles para este headset, a posição das mãos e outros pequenos problemas foram solucionados com o primeiro patch, contudo o jogo ainda sofre com um pequeno problema de área de jogo que aparece as vezes, mas não é crônico. A resposta dos desenvolvedores foi rápida, eles anunciaram que estão coletando feedback da comunidade e estão trabalhando para melhorar o jogo e introduzir o suporte nativo para o WMR.

No final Sniper Elite VR é uma experiência fantástica, o jogo é simples, divertido e acessível para todos. O preço cobrado é bastante camarada e este é um título que eu posso recomendar para todos que possuem um headset de realidade virtual.

Confira abaixo alguns vídeos de Sniper Elite VR no PC em Live e vídeo de gameplay, além do game no PlayStation VR:

Sniper Elite VR

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Divertido
  • Acessibilidade
  • Preço

Negativos

  • Baixo fator replay
  • Alguns Bugs

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo