AnálisesPC

Hell Let Loose – Um inferno de otimização | Análise

Quando o assunto é servidores Hell Let Loose deixa a desejar, mas isso não é um problema do jogo e sim da comunidade.

Analisado no PC


Hell Let Loose é um FPS baseado na WWII (Segunda Guerra Mundial) em desenvolvimento pela Black Matter Pty Ltd e distribuído pela Team17. O título foi inicialmente lançado em 06/06/2019 como acesso antecipado e está chegando em sua versão final 1.0 amanhã dia 27/07/2021.

Hell Let Loose é um daqueles jogos com ótimas ideias que funcionam muito bem no papel, porem na pratica muita coisa não funciona, a execução não é das melhores e o jogo sofre principalmente com a falta de otimização e com a alta latência encontrada na maioria dos servidores.

Hell Let Loose

Como um jogador que passou boas horas batalhando em Rising Storm e Red Orchestra 2, Hell Let Loose me chamou a atenção, pois o título promete a mesma ação encontrada nos populares jogos baseados na Segunda Guerra Mundial, só que desta vez com uma engine mais nova e com uma reprodução mais fiel.

O jogo se baseia em batalhas de até 50×50 jogadores em mapas que representam algumas famosas localizações de batalhas que aconteceram durante a segunda grande guerra. Temos de Omaha Beach a Foy, escolha entre aliados ou eixo e parta para um combate que é mais tático e focado em grupos com pouco a nenhuma vantagem para o jogador solo.

Hell Let Loose

A jogabilidade é baseada em classes e esquadrões, como disse o jogo tem uma progressão mais tática em favor a jogatina em grupo. Temos VoIP por proximidade sendo que cada grupo possui um líder que dará ordens e os jogadores podem escolher entre diversas classes, cada um com sua especialização, temos médicos, atiradores, infantaria, antitanque e outras. É possível pilotar veículos sendo que os tanques precisam de vários jogadores para serem operados, um comandante, um motorista e um atirador.

O combate é “realista”, um tiro bem colocado é o suficiente para derrubar um adversário, porem este realismo faz com que a jogatina se torne lenta, com jogadores que acabam preferindo ocupar posições de “camper” e o sistema de armas é bastante desbalanceado nos níveis iniciais, o que acaba frustrando novos jogadores.

Hell Let Loose

O título tenta introduzir uma “fidelidade” Histórica que na minha opinião estraga a jogatina e afasta os jogadores novatos. Basicamente quando o assunto são armas de infantaria, os aliados são totalmente favorecidos nos níveis iniciais, aqui todos os jogadores terão acesso a armas semi automáticas e automáticas já de início, enquanto os jogadores que escolherem o eixo terão de operar armas de ação simples durante os níveis iniciais. Esse desbalanceamento também acontece nos tanques, onde os dos aliados são mais ágeis e os do eixo possuem maior armadura e causam mais dano.

Não preciso dizer que na maioria esmagadora dos servidores você só irá encontrar vagas no time do eixo e terá que conviver com a animação de operação do ferrolho dos rifles, enquanto o inimigo só precisa apertar o botão de disparo novamente.

Hell Let Loose

Quando o assunto é servidores Hell Let Loose deixa a desejar, mas isso não é um problema do jogo e sim da comunidade. Jogos baseados na WW 2 geralmente tem um público mais velho e pouco presente na América do Sul, por esta razão os servidores daqui tem latência baixa, mas vivem vazios e o jogo não coloca bots para preencher o espaço de jogadores. Durante minhas jogatinas, o máximo de jogadores que encontrei em um servidor com ping abaixo foi o de 36, número que não chega nada perto dos 100 jogadores por mapa, o jeito foi tentar jogar nos servidores estrangeiros e eu digo tentar porque geralmente nestes servidores o ping varia entre 180 a 280 e você tem de conviver com atrasos de respostas e disparos que não contam porque o inimigo não está mais lá.

Se conseguir um servidor bom para se jogar é coisa rara, a otimização também não ajuda. Os gráficos são um pouco datados e o jogo é extremamente mal otimizado, durante os testes os quadros oscilavam bastante indo de 90 a 33 com certa frequência. Gráficos no alto ou mínimo não importam, a performance é ruim, correndo pelo cenário é possível notar as quedas de quadros, quando as explosões começam os frames caem abaixo de 60 e quando o ataque aéreo começa é possível notar travamentos e quadros ainda mais baixos.

Hell Let Loose

No final Hell Let Loose é um título com boas ideias porém com uma execução inconsistente. O jogo não é ruim, o problema é que quando se soma a fraca comunidade com o alto ping dos servidores e a péssima otimização, o resultado é um jogo que mais frustra do que diverte. O preço cobrado é até justo, contudo por causa dos problemas eu prefiro não recomendar este título em seu atual estado, assim se você gostou ou se interessou eu sugiro que aguarde por atualizações.

Confira o gameplay de Hell Let Loose:

Hell Let Loose

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Jogabilidade
  • Temática
  • Ambientação

Negativos

  • Falta muita otimização
  • Desbalanceado
  • Latência alta
  • Comunidade pequena

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo