AnálisesNintendoPC

Road 96 – Uma aventura simples com momentos divertidos | Análise

Road 96 é um jogo de aventura e narração desenvolvido e distribuído pela Digixart e lançado em 16/08/2021 para PC e Nintendo Switch.

Analisado no PC


Road 96 é um jogo de narrativa “procedural” que proporciona uma divertida aventura onde o jogador tem liberdade de escolhas durante a sua jornada. Essa liberdade está presente na primeira jogatina, mas infelizmente é no “new game+” onde o jogo revela sua verdadeira face, pois é aqui que descobrimos uma história bastante linear, onde as maioria esmagadora das decisões pouco importam para o desenrolar dos acontecimentos da história.

Road 96 Nintendo Switch

Sem spoilers, a história se passa à poucos dias das eleições em “Petria”, um país que se encontra sobre o controle de um governo corrupto e opressor, com uma economia em declínio onde os cidadãos são proibidos de sair do território nacional sem uma autorização. As eleições podem ou não mudar o futuro dessa nação e o jogador irá acompanhar essa história de fundo, sobe o ponto de vista de diversos protagonistas que nada mais são do que jovens que estão tentando chegar à “Rota 96”, uma estrada que leva a altamente vigiada fronteira.

A trama é bastante simples e não possui nada de impressionante, contudo a jornada até o fim tem seus momentos divertidos. Para chegar à Rota 96 o jogador poderá escolher entre vários meios de transportes, você pode pegar o ónibus, um taxi, pegar carona ou até roubar um carro. Cada uma das escolhas irá te levar para encontros diferentes e é preciso tomar cuidado com as escolhas, pois é necessário gerenciar a energia e o escasso dinheiro, pois a falta de um desses pode fazer a sua jornada acabar precocemente.

Road 96 Nintendo Switch

O ponto alto da jogatina são alguns encontros que proporcionam algumas experiências divertidas e outras que te fazem pensar se a melhor saída é realmente escapar dessa nação ou se é melhor lutar para um futuro melhor. O ponto baixo são alguns encontros que não tem a menor lógica e a história principal, esta que infelizmente é bem rasa e linear, pouquíssimas decisões influenciam no final do jogo e a maior parte dos personagens é extremamente estereotipado, o que me levou a crer que essa jornada parece muito com uma “propaganda ideológica”.

Os gráficos são bem simples e a arte é cartoon, não temos detalhes mas a palheta de cores foi bem usada e por isso é possível observar algumas vistas interessantes. A trilha sonora é aonde o jogo acerta, são diversas músicas que combinam perfeitamente com a temática do jogo, é possível encontrar e adquirir fitas que podem ser usadas para tocar algumas das músicas durante o jogo. Se você gostar, é possível adquirir a trilha sonora separadamente e mesmo não sendo fã do estilo musical escolhido eu tive uma experiência agradável.

No final Road 96 é um jogo agradável durante a primeira jogatina, mas infelizmente esta é uma aventura bastante linear e você não terá diversas opções se decidir tentar outras rotas. O preço cobrado é ok pelo que o jogo entrega, esta é uma aventura que eu prefiro recomendar somente para quem é apaixonado por este gênero de aventura “point’n click”, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira no gameplay o primeiro episódio de Road 96:

Road 96

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Jogabilidade
  • Diferente
  • Trilha sonora

Negativos

  • Linear
  • História
  • Baixo fator replay

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo